sábado, abril 15, 2006

O Poder dos Cristais - 2

Cristais

O Poder dos Cristais - 2

Paulo Nunes

Quando as pessoas começaram a procurar respostas a questões que se prendem com a complexidade da vida e com a razão por que a nossa civilização degenerou numa série de contradições; quando a filosofia, a psicologia, os grupos de auto-ajuda e até a religião falharam em nos fornecer soluções. As pessoas começam então a procurar dentro de si próprias. E um dos acessos a essa consciência interior pode ser permitido através do uso de cristais.

Através dos séculos muitas culturas e civilizações utilizaram os cristais por muitas e diferentes razões:

Os egípcios acreditavam na eficácia dos cristais na cura de muitas doenças.

As propriedades místicas e espirituais das pedras foram também reconhecidas e utilizadas pelas civilizações orientais como a chinesa, a tibetana e a indiana; estas culturas usavam as pedras não só como amuletos e como agentes curativos, mas também como ajuda para o desenvolvimento espiritual.

Na África Antiga as pedras eram usadas para atrair o valor e a sabedoria, em ritos de felicidade, em nascimentos e funerais e para ajudar na caça.

Na Índia existem textos escritos em sânscrito onde se descreve ao pormenor a origem e utilização das pedras.

Na Atlântida, os cristais eram usados para concentrar energia de uma forma semelhante aos “lasers” dos nossos dias.

Um dos mitos mais conhecidos relaciona a capacidade dos cristais acumularem uma porção de informação quase infinita e de servirem como fonte inesgotável de conhecimento.

Os cristais têm utilizações práticas e diárias, algumas das quais nos são familiares, mas outras que nos surpreendem.

Uma vez adaptados ao nosso campo energético pessoal e programados para cumprir determinado objectivo, os cristais irão melhorar imensamente a nossa vida em áreas tão distintas como:

Na procura de objectos perdidos.
No abandono do vicio de fumar e de outras dependências.
Na tentativa de perder ou ganhar peso.
Na procura de sucesso material.
No desenvolvimento da sexualidade.
Nas ligações entre pessoas e animais.
Na protecção da radiação, corrente eléctrica e frequências de energia…

O cristal de quartzo é um condutor de energia magnética. Tudo o que existe no universo é formado por correntes electromagnéticas, incluindo o corpo e a mente humana. Por isso o quartzo pode ser usado em curas e meditações.

A diferença entre a energia mental humana e a do quartzo é que a energia do quartzo é uniforme e constante e esta consistência faz dos cristais de quartzo excelentes instrumentos para a criação de um equilíbrio harmonioso entre o corpo físico e o espiritual.

É importante escolher com muito cuidado o quartzo que se vai usar em curas ou meditações. Muitas vezes o cristal menos atraente é o que mais nos convém.

Um cristal deve limpar-se logo que se compra, já que foi tocado por muitas pessoas e reteve as energias negativas. A substância mais eficaz na limpeza de um quartzo é o sal do mar ou sal de pedra; o sal é o mineral mais puro que existe e uma substância purificadora por excelência.

Deixa-se o cristal envolto no sal durante, pelo menos, vinte e quatro horas. Depois retira-se e lava-se com água fresca de forma que a corrente de água restabeleça a sua energia positiva. Limpa-se então com uma pequena escova de cerdas finas e esfrega-se num pedaço de seda ou cetim. Coloca-se o cristal numa janela que receba os raios da luz do sol durante pelo menos seis horas, após o que estará pronto a ser usado.

A bola de cristal é o exemplo mais antigo e divulgado da utilização das propriedades especiais dos cristais.

É conhecido que as bolas de cristal, feitas de diferentes pedras e tamanhos foram encontradas em todas as culturas humanas estudadas: Antigo Egipto, Grécia, Roma, Creta, Síria, Ilhas Britânicas, França, Alemanha, Peru, Japão, Austrália, Sibéria, Turquia, América do Norte e América do Sul.

O principal factor determinante da qualidade de uma bola de cristal é a claridade do cristal.

O primeiro requisito para usar uma bola de cristal é entrar em profundo relaxamento. A energia absorvida do universo pela bola de cristal começa a passar para si. Subitamente consegue ver, ouvir e saber coisas que parecem gravadas a tinta na bola de cristal. Vê as coisas como se elas estivessem no centro da bola.

Um cristal é como um computador portátil com a capacidade de receber, arquivar e enviar mensagens de acordo com o programa que se lhe introduziu. Cada cristal deve ser programado com uma só intenção ou desejo. Quando aquilo que se deseja se realiza, o cristal pode voltar a ser programado.

É importante programar o cristal com ideias positivas, já que todas as mensagens são amplificadas pelos triângulos duplos que existem dentro do cristal. Os cristais não respondem muito bem a mensagens verbais, de forma que é preferível visualizar o que se deseja.

Após a programação o quartzo deve ser lavado sob água corrente e esfregado com um pano de seda ou veludo.

Depois de se ter limpo e programado o cristal, este deve andar em contacto permanente com a pessoa, para assim poder absorver as vibrações e melhor interagir com as energias. Geralmente, o período de que um cristal necessita para se adaptar ao seu proprietário é de trinta dias. Durante este tempo o cristal deve andar sempre connosco e manter-se na área onde se trabalha ou se descansa.

Os cristais podem programar-se para todo o tipo de curas, para trabalhar directamente com os chacras e para a evolução da pessoa, tanto material como espiritual.

Para melhor compreender a magia dos cristais e para nos prepararmos física e mentalmente para receber as suas propriedades, teremos de entender os princípios da cura que explicam a forma como a pedra funciona.

Assim, poderemos encarar um cristal como uma antena que recebe e transmite frequências e energia. O que esta antena tem de especial é que analisa as frequências antes de decidir o que transmitir. E mais, a pedra habitualmente intensifica e fortifica a sua frequência ou onda de energia especial.

Uma pessoa treinada — profissional ou paciente — segura a pedra na mão e transmite uma radiação enérgica especial à pedra. Dependendo das proporções e da intenção implantada, a pedra recebe essa energia, intensifica-a e transmite uma energia mais forte e mais apropriada para a cura.

A cura pelos cristais, uma das utilizações mais comuns dos cristais, está intimamente relacionada com as cores da pedra.

Sabemos que as cores possuem a capacidade de curar por si próprias. Quando se combina o poder curativo das pedras como o das cores, obtém-se um instrumento de cura muito poderoso.

As cores têm as suas próprias características que podem acelerar ou tornar mais lentos os processos mentais e físicos, por outras palavras, afectam a cura do corpo. Como se sabe, a palavra corpo remete para uma série de sistemas integrados: o corpo físico, o corpo etéreo, o corpo emocional e por aí fora. Podemos ver e sentir o nosso corpo físico e podemos ver e reconhecer a nossa aura. A influência da cor, seja benigna ou maligna, passa exclusivamente através da aura do corpo mental, de onde estende a sua influência para o corpo físico.

Esta abordagem é habitualmente baseada nas cores do arco-íris.
As sete cores do arco-íris podem ser divididas pelos sete chacras, de acordo com um sistema paralelo: o vermelho corresponde ao chacra base, enquanto o violeta ou púrpura correspondem ao chacra da coroa.

Um conceito chave no mundo dos cristais, das auras e das curas é o chacra. Dentro e à volta do corpo humano existe uma energia invisível responsável pelo funcionamento dos sistemas físico e mental de cada indivíduo. Dentro deste campo existem centros de energia. Uma vez que o propósito do cristal é criar feixes de energia que penetrem no corpo humano para permitir carregar ou equilibrar as energias lá dentro, a relação entre o cristal e o chacra é de grande importância. A activação correcta do cristal criará uma espiral de energia que, por sua vez, criará a relação mais forte possível entre o cristal e o chacra no corpo humano.

Quando a meditação é combinada com os cristais, o processo e os resultados da meditação são enormemente fortalecidos.

Quando pretender fortalecer o intelecto ou a capacidade cerebral utilizando a energia interior do corpo, utilize cristal de quartzo durante a meditação.
Se pretende fortalecer a meditação espiritual, facilitar a comunicação e ascender à espiral espiritual que conduz aos mundos superiores, utilize a ametista.

Quando pretender atingir a harmonia e a paz entre corpo e espírito, use a sua pedra pessoal (baseada nos signos do Zodíaco).

O cristal de quartzo branco pode ser usado em meditações em conjunto com a pirâmide para conseguir estabilidade e para ajudar a entrar no estado Alfa. Este é o estado durante o qual estamos em contacto directo com nosso subconsciente, através de cujos poderes extraordinários poderemos conseguir os nossos maiores desejos.

As pedras e cristais contêm grandes energias cósmicas que podemos utilizar para resolver os nossos problemas pessoais, para melhorar a nossa saúde mental e física e para nos protegermos de perigos físicos e espirituais. Mas estes minerais não terão o poder de nos ajudar se não estabelecermos com eles uma interacção. A melhor forma de conseguir isso com uma pedra ou cristal é limpá-la, programá-la e usá-la frequentemente de forma a estabelecer um vínculo pessoal.

Finalmente, note-se que a grande maioria dos cristais tem o poder curativo de doenças e de alívio dos seus sintomas; para uma sociedade que tende a intoxicar-se de medicamentos e químicos, este deveria ser considerado um valioso conhecimento para a civilização humana.

Vejam-se alguns exemplos da relação entre os cristais/pedras e as doenças sobre as quais actuam:

Ágata azul: acalma os nervos.
Ágata verde: desintoxica o sangue.
Âmbar: reduz a retenção de líquidos.
Ametista: alivia as dores de cabeça.
Jade: ajuda a digestão.
Ónix: ajuda a coordenação física.
Pérola: ajuda contra as infecções.
Quartzo Rosa: rejuvenesce a pele.
Topázio: doenças de rim e bexiga.

Sem comentários: