sábado, junho 03, 2006

Pentagrama

Pentagrama

Um pentagrama é uma figura de 5 pontas usada como simbolo mágico ou oculto por Pitagóricos, Mações, Gnósticos, Cabalistas, feiticeiros, Wiccans, Satanistas, etc. Existe aparentemente alguma atração acreca da geometria e proporções da figura. Em muitas simbolizações, o topo representa ou uma cabeça humana ou um Espirito não-humano. Inverter a figura é considerado um sinal de recusar o Espirito. Outros tomam a inversão como Satanica e a par com cruzes invertidas ou dizer a Missa do fim para o principio. Outros não veem nada de particular na inversão e usam o pentagrama invertido sem medo de invocar acidentalmente as forças do mal.
Alguns dizem que o pentagrama é mistico porque 5 é mistico. É um numero primo, a soma de 2 e 3, bem como de 1 e 4. Cristo tinha 5 feridas, dizem, se não contar com as inflingidas pela coroa de espinhos; e distribui 5 cestos de pão por milhares de pessoas. Mais importante, temos 5 dedos nas mãos, 5 dedos nos pés, 5 sentidos.
Alguns cães de guarda Cristãos aparentemente pensam que o pentagrama é o carimbo do diabo. Estão especialmente atentos a pentagramas invertidos como prova de Satanismo, mas qualquer pentagrama serve à maioria deles na sua busca para identificar o Mal. Claro que pode ser mau para o negócio se o rumor se espalha de que a sua companhia o usa. A Proctor and Gamble foi largamente acusada por ter um logotipo diabólico. O logo consistia de um velho com barbas na lua em quarto crescente, olhando 13 estrelas, colocadas em circulo. Alguns viam 666, o numero da Besta na Revelação (geralmente identificada com Satanás pelos raivosos Cristãos), na barba do velhote e no arranjo das estrelas. Outros viam um bode, um sinal seguro do diabo.
Para os Wiccan, as 5 pontas representam Ar, Fogo, Água, Terra e Espirito. Os antigos Chineses acreditavam que existiam 5 elementos (madeira, fogo, terra, metal e água), 5 planetas, 5 estações, 5 sentidos, bem como 5 cores primárias, sons e sabores. Contudo, o numero 6 parece tê-los encantado ainda mais pois o I Ching usa o 6 como numero base. Tal como a Estrela de David, que tem 6 pontas e é constituido por dois triangulos equilateros sobrepostos. Pessoalmente, acho que se a proporção e a geometria são bases para figuras misticas, o hexagrama parece-me muito mais adequado que o pentagrama.
Ocultistas de toda a espécie usam pentagramas para os proteger ou ajudar. Desenham pentagramas no chão e colocam-se dentro deles. Se aponta ao norte, não são adoradores de Satanás. Contudo, se aponta ao sul, são. Pelo menos é o que dizem aqueles cristãos.
Por qualquer razão, o pentagrama tornou-se o simbolo para estrela, apesar de nenhuma estrela no céu parecer um pentagrama. Alguns misticos afirmam que se olhamos um pequeno pentagrama durante tempo suficiente, vemos que todos os triangulos terminam num circulo de 5 lados.

Sem comentários: