domingo, agosto 06, 2006

Vida de Osho

Vida de OSHO

Os Anos da Infância

1931 Mohan Chandra Rajneesh - Osho - nasce em Kuchwada, Madhya Pradesh, Índia, em dezembro de 1931, filho mais velho de um modesto comerciante de roupas, que pertencia à religião Jaina. Passa os primeiros sete anos com seus avós, que lhe concedem absoluta liberdade de fazer exatamente o que lhe apetecesse.1938Após a morte de seu avô, passa a viver com os pais em Gadawara. Sua avó muda-se para a mesma cidade e, mais tarde, torna-se discípula do neto. 1946 Osho experiencia o seu primeiro satóri aos 14 anos de idade.

Os Anos Universitários

1953 Na idade de 21 anos, no dia 21 de março de 1953, Osho atinge à iluminação, o mais alto pico da consciência humana. Torna-se Campeão de Debates em toda a Índia.
1957 Durante os anos sessenta, viajará por toda a Índia, de um lado a outro e de cima a baixo, como Acharya (professor) Rajneesh, levantando a ira do sistema estabelecido, aonde quer que fosse, ao por a nu a hipocrisia dos investimentos de interesse e suas tentativas para obstruir o acesso do homem ao mais alto direito humano - o direito de ser ele-mesmo. Durante este período, Osho toca o coração de milhares de pessoas em suas palestras para enormes audiências, muitas vezes com mais de dez mil pessoas reunidas.

Os Anos de Puna

1974 No 21º aniversário da iluminação de Osho, o “ashram” de Puna é aberto ao mundo.
O raio de influência de Osho tornara-se internacional. Mas, ao mesmo tempo, Osho recolhe-se cada vez mais e mais na privacidade do seu quarto, aparecendo apenas duas vezes ao dia: discursando de manhã e dando iniciação e aconselhamento aos buscadores, à noite. Nesta fase, desenvolvem-se os revolucionários grupos de terapia, combinando insights orientais em meditação com a psicoterapia ocidental.
Em dois anos, o ashram ganha a reputação de o mais exemplar centro de crescimento e terapia do mundo.

Uma Nova Fase - Rajneeshpuram, USA

1981Em 1º de maio, Osho pára de falar, iniciando-se, então, uma fase de “comunhão silenciosa coração-a-coração”, enquanto o Seu corpo repousa, devido a males na região da coluna. Ele fora levado aos EUA pelo Seu médico e acompanhantes, em vista de uma possível cirurgia. Mas Seus discípulos americanos decidem adquirir 64 mil acres de terra no deserto do Óregon Central e convidam Osho para ficar lá.
Osho se recupera rapidamente e uma comuna agrícola modelo evolui ao Seu redor com surpreendente velocidade e resultados impressionantes, recuperando a terra desvalorizada e exaurida do deserto, transformando-a num oásis verde que passa a alimentar uma população de 5 mil pessoas.
Durante os festivais anuais de verão, organizados pelos amigos de Osho vindos de todas as partes do mundo, mais de quinze mil visitantes são hospedados e alimentados nesta nova cidade chamada de Rajneeshpuram. Em outubro de 1984, Osho recomeça a falar para pequenos grupos, na Sua residência e, em julho de 1985, Ele volta a discursar todas as manhãs, para milhares de buscadores, no Rajneesh Mandir. 1985 Em 14 de setembro, a secretária pessoal de Osho e vários membros da administração da comuna vão embora de repente, e vem à tona todo um conjunto de atos ilegais cometidos por eles. Em 29 de outubro, Osho é preso sem qualquer mandado, em Charlotte, na Carolina do Norte. Em meados de novembro, Seus advogados insistem com Ele para que aceite a imputação de culpa em duas das trinta e quatro premissas de “violação de imigração”, nas quais Ele fora incriminado. Osho deixa os Estados Unidos em jato particular no mesmo dia e voa para a Índia, onde passa um curto tempo de descanso nos Himalaias.
Uma semana mais tarde, a comuna do Óregon decide se dispersar.
A Volta ao Mundo - Um Estudo em Direitos Humanos
Dezembro de 1985 A nova secretária de Osho, Sua acompanhante, Seu médico e outros discípulos ocidentais acompanhantes d’Ele, são obrigados a sair da Índia - tiveram seus vistos de entrada cancelados. Nenhuma razão é apresentada, pelo governo indiano, para esta ação sem precedentes, exceto esta: “Vocês não são desejados aqui”. Osho vai, também, embora e junta-se a eles em Kathmandu, no Nepal, onde prossegue com seus discursos diários.
Osho passa anos correndo por diversos países, tentando um lugar para ficar, porém em todos encontrou problemas com o visto : Suiça, Grécia, Irlanda, Holanda, Alemanha, Suécia, Uruguai, Jamaica, Portugal etc...29 de julho de 1986 Osho chega a Bombaim, Índia, onde fica por seis meses, como convidado pessoal de um amigo indiano. Na privacidade do lar do Seu hospedeiro, ele retoma os discursos diários. 4 de janeiro de 1987 De volta a Puna Osho muda-se para a casa do ashram em Puna.6 de novembro de 1987 Durante discurso público, Osho afirma a convicção de que o governo dos Estados Unidos O havia lentamente envenenado durante os 12 dias em que ele estivera sob sua custódia, em setembro de 1985. Janeiro de 1990 Osho deixa o corpo de dia 19 de janeiro de 1990

Sem comentários: