terça-feira, outubro 23, 2007

LINHAÇA

LINHAÇA: Laxativo, desinfetante, inflamação da bexiga e do reto, catarros da garganta, rouquidão, tosse seca, úlcera, etc. Laxante brando, gases intestinais. Cicatrizante (sementes)
SEMENTE DE LINHAÇA - Alimento excelente para o funcionamento do trato gastrointestinal, possui atividade laxativa, auxiliando em disfunções digestivas e intestinais. Contém propriedades antiinflamatórias. Por ser rica em ácidos graxos essenciais ( principalmente Ômega 3 ), contribui para a redução dos níveis nocivos de colesterol sanguíneo. É também fonte de fitoestrógenos, contribuindo para o equilíbrio hormonal e prevenção de cânceres ( próstata e de mama ), sintomas da menopausa e osteoporose. Possui em sua composição 18% de proteína, 34% de ácidos graxos essenciais, 37% de CHO, Cálcio, alto teor de vitaminas do complexo B e Ferro (4,5mg/100g). Geralmente utilizada como vitaminas " shakes naturais " ou Mulsi. Desobstruente, digestivo, emoliente, externamente em cataplasma nas inflamações. Combate prisão de ventre, inflamações da bexiga e da próstata. É analgésica e anti-inflamatória.
CÂNCER - Nos Estados Unidos existem vários hospitais que utilizam a couve como meio terapêutico quase exclusivo, fazendo com que os enfermos consumam grandes quantidades de suco de couve recém-extraído. A pessoa com Câncer deverá evitar a carne e os alimentos de origem animal e consumir grandes quantidades de verduras e frutas, mastigando-as cuidadosamente. Outro alimento ativo contra o câncer é a linhaça. É importante abster-se de consumir gorduras, açúcar e pão branco. As verduras poderão ser feitas no vapor, ainda que o melhor seja comê-las cruas.
Durante centenas de anos todas as tribos indígenas que habitavam o sul do que hoje são os US, curavam o câncer e um grande número de outras enfermidades com infusões de folhas e brotos de chaparral (também chamado creosote) - arbusto extremamente abundante nas zonas semi-desérticas do Texas, Arizona e Califórnia. As curas, perfeitamente documentadas, conseguidas durante as últimas décadas tomando-se tão somente chá de chaparral são muito numerosas e realmente impressionam.
Ferramentas da matéria: SEMENTE DE LINHAÇA (LINHO) Menos badalado do que a soja, mas igualmente nobre, este grão faz maravilhas para sua saúde e ajuda a prevenir até câncer de mama. (Bárbara Ceotto). Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada ou marrom, que cresce na China, nos EUA, no Canadá, na Europa e agora no Brasil, já são bem conhecidos. Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, ela está incorporada à massa de vários pães e biscoitos. A novidade agora são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas. Até hoje, as fontes mais conhecidas de ômega 3 eram os peixes de águas profundas. Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%. "Os ômega ajudam na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular", esclarece Marco Ortis, clínico geral e nutricionista de Vitória. "Ácidos graxos essenciais, como os ômega, estimulam a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos, inclusive durante o período pré-menstrual", afirma Barbara Wren, nutricionista do College of Natural Nutrition de Devon, na Inglaterra. Mas não é só isso. Segundo estudos realizados pela professora canadense de Ciências de Nutrição Lilian Thompson, a semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre essa glândula. "Além de ser fonte de ômega, a semente tem componentes ricos em fitoesteróides (as lignanas), substâncias que imitam a ação do estrógeno", explica Dirceu Pereira, diretor médico da Profert - Reprodução Humana, de São Paulo. No entanto, os hormônios de origem vegetal são bem mais fracos e praticamente não têm efeito negativo sobre as células do tecido mamário. Eles conseguem enganar os receptores do estrógeno, bloqueando sua ação.
Vitamina turbinada A apresentadora Xuxa, toma no café da manhã uma vitamina de linhaça: "Misturo duas colheres (sopa) de sementes moídas em um copo de diet shake batido com água", descreve a cozinheira Maria Ferreira. A receita é do clínico geral e homeopata carioca Márcio Bontempo, que é também especialista em Nutrição Natural. "Por possuir componentes semelhantes ao estrógeno, a semente de linhaça também funciona como uma reposição hormonal natural", explica o médico. Ela atua de forma parecida à da soja, que possui a isoflavona, outro fitoesteróide que imita o hormônio feminino. A Universidade de Monash, na Austrália, comprovou essa característica numa pesquisa com pacientes que consumiram um complemento diário de farinha de linhaça. O resultado foi inequívoco: diminuição dos sintomas da menopausa, como suores, dores de cabeça e insônia, em 80% das mulheres. Houve ainda redução no colesterol e no peso. Por todas essas razões, a linhaça está conquistando espaço entre os chamados alimentos funcionais, aqueles que, além dos nutrientes clássicos, contêm elementos capazes de prevenir doenças. Para regularizar o intestino, a atriz Claudia Alencar, 50 anos, incorporou a semente (rica em fibras) em sua alimentação por recomendação do nutricionista carioca João Curvo. "Coloco uma colher (sopa) de sementes de molho em um copo de água à noite e, no outro dia pela manhã, bebo a água com as sementes." Benefícios, pelo visto, não faltam a essa planta de origem asiática, cujo cultivo é milenar. Isso mesmo. Sementes de linhaça foram achadas em tumbas egípcias. Na Idade Média, elas chegaram a ser usadas como amuleto contra a feitiçaria. Atualmente, seus poderes vêm sendo cada vez mais divulgados e - pode apostar - em breve se tornará um grão tão popular quanto a soja.
O poder do óleo de linhaça Nos últimos anos, a linhaça (Linum usitatissimun – LINACEAE) vem ganhando um espaço cada vez maior graças aos benefícios que ela pode promover para nossa saúde. O óleo de linhaça é a principal fonte de ácido alfa-linolênico, lignana, ácido linoléico e vitamina E, e é extraído de suas sementes por compressão a frio, fato que preserva sua atividade funcional.
O ácido alfa-linolênico é uma gordura pertencente à família dos ácidos graxos ômega-3 e há algumas décadas vem sendo extensivamente pesquisado e seus benefícios comprovados. As pesquisas relacionaram a deficiência do ômega-3 a várias patologias, tais como câncer, doenças cardiovasculares, processos inflamatórios e doenças auto-imune, obesidades, diabetes mellitus, desordens da pele, desconforto mamário, tensão pré-menstrual, depressão, osteoporose e esclerose múltipla. Estudos demonstram que o óleo de linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo proteção cardiovascular além de agir como antiinflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico.
A lignana é o fitoestrógeno mais pesquisado recentemente pelos cientistas e oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e problemas do cólon, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. Estes benefícios estão relacionados ao fato da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio.
O ácido linoléico ou ômega-6 é utilizado como fonte de energia e matéria-prima do tecido nervoso e de substâncias que regulam a pressão arterial, coagulação, freqüência cardíaca, dilatação vascular, resposta imune, quebra de gorduras, tensão pré-menstrual e mastalgia (dor na mama).
Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano e uma forma simples de introduzí-los em nossa alimentação é através da utilização de óleos extraídos a frio em substituição aos óleos quimicamente refinados. Além do óleo de linhaça, que apresenta a maior concentração de ômega-3, ainda temos a presença de ômega-6, ômega-7 e ômega-9 nos óleos de gergelim, girassol e macadâmia. Estes óleos apresentam inúmeros benefícios à saúde humana, além de atuarem como coadjuvantes no tratamento de várias patologias.
Fonte: Vital Altman - por Adriana R. Alves
A semente de linhaça é um alimento originário a partir da planta do linho, pertencente a família das Lináceas. A humanidade tem consumido a semente de linhaça desde a Antigüidade e a evidência de seus benefícios nutricionais são indiscutíveis. Existem indícios de sua utilização desde 5.000 A.C., na Mesopotâmia. Dali se espalhou através da Europa, África, Ásia e finalmente América do Norte. Considerada como um alimento funcional, ou seja que contém, além de suas propriedades nutricionais, várias substâncias que parecem agir contra algumas doenças como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer, por exemplo. Muitos estudos confirmam que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol como outros alimentos que contém fibras solúveis como a aveia e a pectina contida em várias frutas. Ela contém tanto fibras solúveis como insolúveis Contém 39% de óleo na sua composição, sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a arterosclerose causada por aumento do colesterol. Apesar desta quantidade de óleos, muito pouco é do tipo saturado. Mais de 70% é de polinsaturados sendo que a maior parte de ômega-3 e ômega-6, tipos de gorduras que não são produzidas pelo corpo e precisam ser consumidas através da alimentação e são conhecidos por ajudar a prevenir problemas cardiovasculares e ter efeitos benéficos contra a aterosclerose causada por aumento do colesterol.
Veja a composição de Gorduras da Semente de Linhaça:
% total de Gorduras Gorduras Saturadas 9 % Gorduras Monoinsaturadas 18% Gorduras Polinsaturadas Ômega-3 57% Ômega-6 16 %
Além disso é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Também funcionam como mediador das inflamações contendo propriedades antibacterianas. É rica em fibras solúveis sendo ideal como laxante e evitando problemas de constipação. Contém vitaminas B1, B2, C,E e Caroteno. Ainda contém ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio É boa para os diabéticos pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e alguns estudos mostram que a linhaça ativa mais o metabolismos podendo ajudar na prevenção da obesidade. A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Como ela é muito dura, acaba não sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo, reduzindo suas vantagens nutricionais. Mas é muito fácil quebrar as sementes. Você pode fazer isto em um processador ou liqüidificador e não precisa moer até virar pó. Deixe-as ainda em pedaços. As sementes são mais nutritivas que o óleo e podem ser utilizadas trituradas sobre saladas, em sucos, misturada à cereais, massas de pães e bolos . Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição. Muito se fala na semente de linhaça dourada e que a marrom não teria as mesmas propriedades. Será que é verdade? Na verdade uma não é melhor que a outra. As duas são ricas em lignanas e fibras dietéticas e as duas contém mais que 50% de fenólicos. Apenas é mais fácil encontrar a marrom. Agora, não se esqueça que quando moída ou quebrada, pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura. Assim, é melhor moê-la quando for utilizar. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. 100g de semente de linhaça tem cerca de 490 calorias. Para facilitar veja as calorias em medidas caseiras da linhaça moída:
1 colher de sopa (8g) – 39 calorias ¼ xícara de chá (32g) – 156 calorias ½ xícara de chá (65g) – 318 calorias 1 xícara de chá (130g) – 637 calorias
O óleo de linhaça é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim. O produto obtido é engarrafado(EMBALAGEM DE VIDRO É MELHOR QUE EM CAPSULAS) ou colocado em capsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3 por alguns especialistas.
Semente de linhaça.
Nome: linhaça.
A semente de linhaça é um poderoso desintoxicante e um alimento.
Contém: glico-proteína (combinação de açúcar com proteína - pequeníssima quantidade de açúcar o que não engorda), ácidos graxos polisaturados.
Ação: reidrata o intestino, bom para diverticulite, alcalinizante, refrescante. Não tem contra-indicação, não engorda.
Uso:duas colheres de sopa da semente pode ser triturada e misturada com suco ou água; ou deixar na água durante a noite e beber de manhã.
Fonte: Dálmio Moraes - Farmacêutico. Entrevista Canal 7 TVE. Corpore Sano. Porto Alegre - RS.
Contém também: glicérido sólido e líquido, ácido linolêico ou linólico, sais e albuminas. Não contém carboidratos.
Medicinal: em todos os casos de inflamações do estômago e intestinos, nas inflamações dos rins e da bexiga, nos espasmos da bílis e do sistema urinário, nas doenças dos órgãos da respiração é a linhaça extraordinária. Considerada um dos melhores remédios naturais na regularização das funções intestinais, além de seu milagroso efeito sobre a flora intestinal.
Contém também a específica vitamina F, explicando-se assim a resistência contra as doenças da epiderme. Nas pedras do fígado e rins, é mais vantajoso o uso do óleo de linhaça que é de grande valor alimentício, porém como não há no Brasil em forma comestível utiliza-se a semente moída, tendo o cuidado de mantê-la sob refrigeração, a fim de evitar que fique rançosa.
Fortificante e curativo. Encontra-se na linhaça a vitamina K, a qual se diz conter grande valor nutritivo e curativo. A carência desta vitamina faz com que o sangue não coagule com a rapidez normal, possibilitando assim, as hemorragias, bem como, diminuindo o poder de resistência das membranas vasculares.
A linhaça substitui ou se iguala aos cereais e, se necessário, também às nozes, por seu conteúdo natural de albuminas e azeite.
Fonte: Casa Dietética - Edith F. Travi & Filhos LTDA. Porto Alegre - RS. Distribuidor de alimentos naturais.
(Agressividade/Obesidade)
A linhaça é um auxiliar do glutation; possui o ácido lipóico que é o auxiliar do glutation.
Distúrbios de peso: a linhaça não deixa engordar ou emagrecer além do normal no caso de distúrbios de peso. A exemplo os manequins muito magros além do normal.
Combate a depressão e agressividade voltadas para dentro (anorexia - o excesso de noradrenalina) e obesidade.
Fonte: Juarez Calegaro - Psiquiatra. Entrevista Canal 7 TVE de Porto Alegre - RS. Programa Corpore Sano.
(Agressividade/Obesidade - Receita)
Duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres.
Efeitos: melhora considerável da pele que não vai enrugar facilmente, evita a perda de cabelos e para os distúrbios de peso e auxiliar do glutation. Se tomado antes das refeições ajuda a retirar o apetite.
Fonte: Juarez Calegaro - Psiquiatra.
Triture no liquidificador as sementes de linhaça somente na hora em que for usar. Use um cabo de plástico para mexer quando necessário durante a trituração.
Óleo de Linhaça tem coloração alaranjada e sabor levemente amargo. Como notável antioxidante e imunoestimulante, previne doenças degenerativas, cardiovasculares e apresenta excelentes resultados no tratamento da tensão pré-menstrual e menopausa e na redução dos riscos de câncer de mama, próstata e pulmão. O óleo de Linhaça contém Lignana, uma substância responsável pelo restabelecimento do Hormônio Sexual, estrogênio que cai bruscamente na menopausa.
(Linum usitatissimum)
Óleo de linho (Oleum lini)
Obtido das sementes do linho por compressão a frio.
Composição: glicéridos sólidos e fluidos dos ácidos palmítico, esteárico, mirístico, araquidônico, oléico, linólico, linoléico, além de cera, resina, sal e compostos protéicos.
Indicações: óleo e sementes (moída) combinados, normalizam o intestino. O linho triturado estimula as paredes intestinais influenciando sobre bactérias tóxicas. Normaliza o processo de putrefação e fermentação, eliminando o mau cheiro das deposições. Auxiliar das bactérias intestinais normais (responsáveis pela síntese de várias vitaminas). Quem faz uso excessivo de medicamentos usar as sementes trituradas para recuperar a flora intestinal. A pasta da linhaça em forma de compressas e de cataplasma (grande capacidade de absorver calor) pode ser aplicada externamente contra inflamações e congestão hepática.
Espremido a frio (sem refinar), o óleo de linho tem elevado teor calórico, rico em vitaminas (vitamina F). Para vários tipos de doenças de pele, eczemas, furúnculos, varizes e crosta láctea (eczema do lactente). Para o tratamento dietético de doenças ulcerosas - os ácidos gordurosos não saturados (vitamina F) dificultam a multiplicação das células cancerosas. Para regimes contra cálculos biliares (tomar até 50 gramas ou prescrito pelo médico). Nas cólicas hepáticas usar uma colher de sopa, e pode tomar duas ou três vezes por dia.
Ação: antiespasmódico, analgésico e antiinflamatório (semente triturada). Atua também contra catarro e inflamações do aparelho gastrintestinal. Auxiliar na cura da gastrite, duodenite, úlcera do estômago e do duodeno.
Contra-indicação: evitar usar o linho quando rançoso (pode provocar irritação).
Fonte: A Cura e a Saúde Pelos Alimentos. Dr Ernst Schneider. Casa publicadora brasileira. 2ª edição. Santo André. São Paulo. 1984. 507 p.
Para usar a semente moer no liquidificador. Usar uma colher de plástico ou madeira para mexer durante a trituração; sem tocar nas lâminas - isso é para empurrar a semente com a colher para continuar a moagem. Guardar na geladeira se for por muito tempo; pois pode ficar rançoso (pequenas teias de aranha).
Misturar com água ou suco. Usar mel (ou melado) no lugar do branco refinado. Eu utilizo um vidro de pepino (porque lacra/fecha bem) para misturar o açúcar mascavo com água e linhaça moída. Agitar bem para misturar. Jacques Serafini.
O nome botânico da linhaça é Linum usitatissimum da família Linaceae. A semente é chata, ovalada e pontiaguda. É um pouco mais larga que uma semente de girassol, com uma medida aproximada de 2.5 x 5.0 x 1.5 mm. A linhaça tradicional é de cor marrom avermelhada, brilhante, com uma textura firme e mastigável. Seu sabor é parecido com o da castanha e é levemente amargo. A planta da linhaça é azul e florida.
A Linhaça é rica em proteína, gordura e fibras dietéticas, análises da linhaça canadense mostraram uma média de 41% de gordura, 28% de fibras dietéticas, 21% de proteína, 4% de resíduos e 6% de outros carboidratos (os quais incluiriam açúcares, ácidos fenólicos, lignana e hemicelulose).
CALORIAS, PROTEÍNAS & LIPÍDIOS A quantidade de calorias presente em 100 gramas de linhaça é de 396 kcal, sendo 109 kcal de proteína e 287 kcal de lipídios. Isto corresponde a 30,90 g de lipídios e 24,40 g de proteínas.
PROTEÍNAS A composição de aminoácido (tabela 1) encontrada na proteína da linhaça é similar ao da proteína de soja, que é vista como uma das mais nutritivas proteínas vegetais. As proteínas da linhaça são a albumina e a globulina. Elas respondem por cerca de 20 a 42% da proteína da linhaça.
Tabela 1: Composição de Aminoácido da Linhaça
Aminoácido g/100g de proteína Alanina 4.7 Arginina 10.0 Ácido Aspártico 10.0 Cistina 1.8 Ácido Glutamínico 20.0 Glicina 5.9 Histidina* 2.1 Isoleucina* 4.1 Leucina* 6.0 Lisina* 4.0 Metionina* 1.4 Fenilalanina* 4.8 Prolina 3.8 Serina 4.7 Treonina* 3.8 Triptofano* - Tirosina 2.4 Valina* 5.1
Fonte: OOMAH E MAZZA (1993) - * Aminoácidos essenciais aos humanos
LIPÍDIOS A linhaça é composta por 57% de ácidos graxos ômega-3, 16% de ômega-6, 18% de ácido graxo monoinsaturado e somente 9% de ácidos graxos insaturados. A predominância do ômega-3 na semente da linhaça tem sido correlacionada com a prevenção das doenças coronarianas e câncer.
FIBRAS As fibras dietéticas, no total, respondem por cerca de 28% do peso seco de linhaça. Relatórios sobre as proporções de fibras solúveis e insolúveis na linhaça variam entre 20:80 e 40:60. A faixa depende do método usado na análise química e extração de resina. A fração de fibra mais importante consiste de amidos resistentes, como a celulose e complexos polímeros com a lignana. O componente solúvel em água da fibra de linhaça, é basicamente composto por resinas adesivas em níveis de 7% a 10%. Pela presença das fibras solúveis, a linhaça apresenta efeitos fisiológicos na dislipidemia e arteriosclerose.
MINERAIS E VITAMINAS A linhaça é particularmente rica em potássio, fornecendo cerca de 7 vezes mais que a banana. A vitamina E está presente na linhaça primariamente como gama-tocopherol funcionando como um antioxidante biológico.
Fitoquímicos A linhaça exerce proteção contra certos tipos de câncer, particularmente aqueles sensíveis à hormônios como os de mama, endométrio e próstata. Reduz os níveis de colesterol sangüíneo, o risco de doenças cardiovasculares e modula o sistema imune.
A linhaça contém 2 componentes que afetam favoravelmente o sistema imune: ácido alfa-linoléico (ALA) ou ácido graxo ômega-3, e lignanas (fitoestrógeno). Estes componentes afetam as células e mediadores responsáveis do sistema imune como os eicosanóides e citoquinas. ALA, por exemplo, elimina a proliferação do sangue periférico mononuclear dos linfócitos e a dilatação a resposta hipersensitiva de certos antígenos. As lignanas são componentes fenólicos, que contém o 2,3-dibenzilbutano em sua estrutura. São fitoquímicos biologicamente ativos com potencial anticancerígeno A linhaça é uma fonte particularmente rica em um precursor da lignana, chamado secoisolariciresinol diglycoside, ou SDG.
Os ácidos fenólicos são fitoquímicos abundantes na linhaça e por ocorrerem em associação com as fibras nas paredes celulares alguns deles poderiam assumir o papel nos benefícios à saúde atribuíveis às fibras da linhaça. Os mais importantes são: trans-ferulico, trans-sinapico, p-coumarico e trans-caffeico. O total dos ácidos fenólicos variou de 7.9 mg/g a 10.3 mg/g em 8 variedades de linhaça cultivadas no Canadá.
A semente da linhaça deve ser classificada como um alimento biogênico (bio = vida + gênico = gerador), um "gerador" de vida, portanto, um agente revitalizante. De origem vegetal, a semente da linhaça contém no seu lado "oculto" informações nutricionais alquímicas para todos os nossos corpos (físico, emocional, mental e etérico). Mas, como tudo aqui na Terra, nós só conseguimos registrar e assimilar aquilo que estamos prontos para receber e perceber. Então, com muita sabedoria, a semente da linhaça nos ajuda na desintoxicação de todos estes corpos, para tornar possível, ou melhor, ampliar, a nossa capacidade de assimilação de todo o seu enorme potencial "nutricional".
Bem, então, para começar, precisamos saber um pouco mais sobre as suas fibras? Porque conhecer sobre as fibras da linhaça, tanto na quantidade quanto na qualidade, vai nos explicar bastante sobre este potencial desintoxicante e laxante que a linhaça tem. Afinal, deixar sair nossos venenos e toxinas é fundamental e desintoxicar-se é uma atitude 100% espiritual.
As fibras da Linhaça Todos os alimentos de origem vegetal contêm variados teores de fibras dietéticas. E aí começam as vantagens do consumo destes alimentos, porque as fibras são um paradoxo: não alimentam, mas são essenciais à saúde. Existem dois tipos de fibras: as solúveis em água (hidrossolúveis) e as insolúveis em água. As fibras hidrossolúveis são as pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. Elas retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal e absorvem a glicose e o colesterol, dificultando a sua liberação na corrente sangüínea. As fibras insolúveis em água são a celulose, a lignina, a hemicelulose e os amidos resistentes (AR). São pouco fermentáveis, apresentam um efeito esponja no trato gastrointestinal, conferindo maior volume e fluidez ao bolo fecal, reduzindo o tempo do trânsito intestinal. A indicação nutricional é o consumo de ambos os tipos de fibras, solúveis e insolúveis, que por mecanismos diferentes e integrados, regulam o tempo de trânsito intestinal, aumentam o volume das evacuações, auxiliam no controle da glicemia, na redução dos triglicerídeos e colesterol sangüíneo e no tratamento da obesidade. As fibras alimentares são conhecidas pelos seus efeitos benéficos na prevenção e tratamento de várias doenças. E o Instituto Nacional do Câncer dos EUA recomenda o consumo de 25-30 gramas de fibras/dia. Mas, fibras provenientes de uma semente como a da linhaça, com sua informação genética de "gerar vida", certamente apresentam um conteúdo valioso de informações no plano oculto, que irá interferir de forma multiplicada em processos de transformação e expansão da consciência. As fibras dietéticas contidas na semente de linhaça respondem no total por cerca de 28% do seu peso seco. A fração de fibras insolúveis é a mais significativa - 17 a 22% - e consiste de amidos resistentes (AR), celulose e ligninas. Já a fração de fibras solúveis em água - 6 a 11% - é basicamente composta por gomas, mucilagens e pectinas.
Principais propriedades das fibras solúveis da Linhaça: - Pectinas, Gomas e Mucilagens - Retardam o tempo de esvaziamento gástrico, dificultando picos glicêmicos; Proporcionam substrato fermentável para bactérias do cólon; Reduzem a concentração plasmática de colesterol; Melhoram a tolerância à glicose e; Fixam os ácidos biliares.
Principais propriedades das fibras insolúveis da Linhaça: - Celulose, Ligninas e AR - Retém água nas fezes, portanto aumentando a fluidez fecal; Aumentam o volume e peso das fezes; Favorecem a peristalse dos intestinos; Reduzem o tempo de trânsito das fezes; Aumentam o número de evacuações; Reduzem a pressão intraluminal e; Em excesso pode aumentar a excreção de zinco, cálcio, magnésio, fósforo e ferro.
A importância da Linhaça na saúde – Conceição Trucom - Editora Alaúde é um novo filhote que acaba de sair do prelo. O lançamento deste livro, por todo esse clima conturbado de final de ano, só será na primeira semana de março de 2007, com muitos comes e bebes preparados com ela – a linhaça. Mas, A importância da Linhaça na saúde já está disponível nas livrarias e no site www.docelimao. com.br
Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros Alimentação Desintoxicante e A importância da Linhaça na saúde, o que possibilitará a prática da desintoxicação diária com consciência e responsabilidade.
Conceição Trucom é Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora. Adquira seus livros, visitando o Site. Email: mctrucom@docelimao.com.br
PROPRIEDADES DA LINHAÇA Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos curativos Da semente de linhaça moída. Os investigadores Do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de Numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça, previne ou Cura as seguintes doenças :
CÂNCER: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc., etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é a LIGNINA. A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.
BAIXA DE PESO: A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.
SISTEMA DIGESTIVO: Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais Fibra que a maioria dos grãos.
SISTEMA NERVOSO: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de Calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta ( esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmisores (reanimações naturais) .
SISTEMA INMUNOLÓGICO: A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS. A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças. Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia.
SISTEMA CARDIOVASCULAR: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim . O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do Sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
DOENÇAS INFLAMATÓRIAS: O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.
RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS: O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.
CONDIÇÕES DA PELE E CABELO: Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: Psoriase e eczema . Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de calvície. Também é útil no tratamento da caspa . Use-a comogeléia para fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro Cabeludo e teu cabelo.
DIABETE: O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
VITALIDADE FÍSICA: Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular . Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
MODO DE USAR: Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.

Sem comentários: