quarta-feira, outubro 08, 2008




A SIMBOLOGIA SAGRADA DA MANDALA


Como sinal de devoção e espiritualidade, três monges tibetanos criaram uma Mandala para purificar o ambiente e a espalharam, em seguida, na busca pela perfeição no mundo.
Por: Miguel SimónFotos: Estefanía Abad / Fabio Rodríguez

Representantes de várias religiões, bem como de algumas culturas indígenas, se reuniram para criar uma Mandala coletiva, que foi despejada, depois, no rio Ebro, como símbolo de fonte de energia e paz.
A palavra Mandala vem do sânscrito e significa Círculo Sagrado. São comumente representações geométricas da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. Trata-se de um símbolo de cura, de totalidade, união, integração, do absoluto. É a manifestação artística do pensamento filosófico e religioso de budistas e hinduístas. As Mandalas são utilizadas desde os tempos mais remotos como instrumento de meditação, oração e como elemento inspirador de visualizações internas.
Com suas visões ancestrais sobre o meio ambiente, estes representantes se reuniram para tentar mudar a visão do mundo por meio do diálogo e com a ajuda do exercício de escutar.
Três monges tibetanos confeccionaram uma Mandala, com uma concentração fascinante, apesar do público que se amontoava em torno deles, disparando flashes e conversando sem parar sobre a maravilha que estavam vendo nascer diante de seus olhos. Nada abalou os três monges ou foi capaz de lhes perturbar. Sentados, pacientemente, manejavam os instrumentos com a precisão de um artista que pinta além, que retrata o espiritual.

Todas as formas representadas nos monastérios tibetanos têm um sentindo cosmológico e simbólico que induzem à harmonia. O trabalho nasce com um simples esquema, que vai se desenvolvendo até chegar a um complexo desenho feito de areia colorida, num processo de tingimento realizado pelos próprios monges, que a manipulam com destreza e precisão inigualáveis.
Toda Mandala reúne três significados: o primeiro – o aspecto externo -, é a representação pictórica do universo perfeito; o segundo - o aspecto interno - mostra um mapa que conduz a mente até a iluminação; e o terceiro significado revela o equilíbrio primordial das energias do corpo, com a dimensão clara da luz na mente. O objetivo de se criar uma Mandala é a purificação destas três dimensões do ser humano.

Sem comentários: