sexta-feira, maio 01, 2009

Om Mani Padme Hum

O Om para o tibetano dissolve o intelecto, é a própria consciência, a luz, o som da iluminação que desperta internamente nossa terra (sensação), água (sentimento), fogo (ação) e ar (pensamento). Om nos ensina a meditar no som, no ritmo tranqüilo, que é a devoção chamada de bhakti.

Mani é o som da transformação. É considerado a jóia da mente ou a pedra filosofal que nos põe em contato com a eternidade e representa uma jóia brilhante, cintilante e perfeita. Também é conhecido como um cedro iluminado, que no Tibete é chamado de vajra, o diamante da nossa mente e o que há de mais consciente nela. Mani seria a mente sutil, refinada, com compaixão e tolerância em relação a todas as pessoas e seres vivos. Mani atua como uma ecologia mental, criando um deva rúpa (anjo da mente) e representa o voto do Bodhisattva, aquele que escolhe o caminho de auxiliar todos os seres vivos para que se tornem felizes e livres da Rada de Sanssara (carma).

Padme ou Padma representa a flor-de-lotus. Ela nasce no momento em que há mais sujeira e dificuldade. Nasce da escuridão, abre as suas flores somente após ter subido além da superfície do lodo. Padme ultrapassa este mundo. Existem pessoas que dizem,"eu já pasei por esta ou por aquela situação". Já passou, mas não ultrapassou, por isso a situação vive se repetindo. Dessa forma, o som Padme estimula o ultrapassar. Cria emoções boas, positivas e é muito útil para os que têm dificuldade de lidar com as próprias emoções.

Esse mantra confere iluminação ao corpo emocional, sensorial e perceptivo, assim como às formações kármicas negativas e à própria consciência. No Tibete não se fala em vida ou morte, só existe vida. Enfim, o som de Padme facilita nossa passagem para outros mundo, físicos ou não.

HUM é representado como um som ou grito de limpeza, um desafio a tudo o que não é legal. Hum significa a libertação de tudo aquilo que não faz parte da nossa alma. Om é o infinito, e Hum, o finito. A eternidade faz com que compreendamos nosso corpo, por isso Hum é a matéria, a nossa Mãe Terra, Gaia.

Om Mani Padme Hum é um mantra que gera compaixão, tolerância para todos os seres do mundo.

Om envia raios brancos sobre o mundo dos Devas (anjos); Mani, raios verdes sobre os titãs ou semideuses; Ni, raios amarelos sobre todo o reino humano, Pad, raios azuis sobre o reino dos animais; Me, raios vermelhos sobre o reinado do seres do universo budista, finalmente Hum envia raios sobre habitantes criados por nossa mente.

Outro mantram com características próximas a esta é: Om Tare Tutare Ture Soha.

Sem comentários: