sexta-feira, setembro 04, 2009

EVANGELHO ESSÉNIO DA PAZ


Em 1923 Edmond Bordeaux Szekely, filologista, arqueólogo e investigador, teve acesso aos arquivos do Vaticano e encontrou um manuscrito em aramaico chamado “O Evangelho Essénio da Paz”, da autoria do apóstolo João. Sem autorização da igreja, e tendo-lhe custado a excomunhão, em 1928 publica a tradução do chamado primeiro livro.
Em 1979 ao morrer encarrega um seu amigo e colaborador de publicar o quarto e último volume dois anos após a sua morte.
O Evangelho Essénio da Paz mostra que Jesus foi um Mestre dessa comunidade, reporta como nenhum outro a relação entre o Mestre e os seus Discípulos, revelando um conjunto de ensinamentos que eram reservados a estes.
Entre muitas revelações surge um Jesus Cristo vegetariano, pleno de amor e compaixão por todas as formas de vida e defensor de um modo de vida natural como é descrito no livro “um”. Ensinando que só pela via da compaixão e purificação do Templo, que é o corpo humano, é possível alcançar a ressureição.
O livro quatro chama-se “Ensinamentos aos Eleitos” e é composto por quatro capítulos. Valendo a pena ler os ensinamentos de todo o evangelho, destaco o livro um e o livro quatro.
Deixo aqui uma tradução da minha autoria e eventualmente imperfeita, por não dominar convenientemente a lingua inglesa, do último capítulo do livro quatro em que Jesus nos fala das Correntes Sagradas (Holy Streams).
Da minha experiência nesta comunidade e com as pessoas com quem vou contactando verifico o quanto difícil é a distinção entre o trigo e o joio. É mais fácil obter atenção para os níveis espirituais que fazem parte da ilusão e que têm impacto directo nos interesses que prendem à vida, como curas, poderes e vozes do além, do que abraçar o chamado do Alto que prometeu e não faltou. Muitos são os bem intencionados, mas mesmo assim a grande ilusão usa-os para os seus próprios fins e impede-os de encontrar a Fonte da Vida. É para esses que aqui deixo esta tradução fazendo votos que o Altíssimo derrame sobre eles as suas bençãos.
O método de meditação Quan Yin significa meditar na Luz e no Som Interior. Na Luz inefável e no Som que vibra e sustem todo o Universo, aquele que ficou conhecido pelo “Verbo” na Bíblia e que é conhecido por outros nomes noutras linguagens e escrituras sagradas, tal como o nome “mãe” tem expressões diferentes em linguagens diferentes.
O Evangelho Essénio da Paz mostra que Jesus Cristo ensinava o mesmo método, a meditação na Luz e no Som, porque ele é inefável e nasceu desde o inicio dos tempos, porque é a porta estreita que Deus preparou para aqueles que o amam.
Todas as outras formas de meditação, quer sejam esvaziar a mente, quer seja a concentração num objecto ou mantras, são apenas imagens e passos do caminho que levam ao Alto. Em espiritualidade todos os caminhos são importantes e nada que seja feito com fé e devoção se perde. Mas até encontrarmos o caminho do Som e da Luz, ainda estamos longe. Muitos pela sua pureza encontram a Luz, mas não têm forma de progredir e ascender porque lhes falta o perfeito purificador e fonte do impulso.
Os ensinamentos que estão no Evangelho Essénio da Paz, revelando mais do que tudo o que conheço no domínio público, ainda assim não revelam aquilo que só um Mestre da linhagem Sagrada pode revelar, e é ele mesmo que a terminar o diz.
Para aqueles que quiserem ler os quatro livros em inglês deixo aqui um link onde poderão encontrá-los, deixo também um link para um extracto do livro um em português:





http://www.thenazareneway.com/index_essene_gospels_of_peace.htm


http://gnosisonline.org/forum/index.php?act=ST&f=1&t=438




EVANGELHO ESSÉNIO DA PAZ
LIVRO QUATRO
AS CORRENTES SAGRADAS
(tradução não oficial)

Ao circulo mais interior chegasteis vós, para dentro dos mistérios dos mistérios, os quais já eram velhos quando o nosso ancestral Enoch era novo e caminhava sobre a Terra. Às voltas e às voltas andasteis vós pela vossa jornada de muitos anos, sempre seguindo o caminho do que está certo, vivendo de acordo com a Lei Santa e dos sagrados votos da nossa Irmandade, e vocês fizeram do vosso corpo um templo sagrado no interior do qual residem os anjos da Mãe Terra, muito anos permaneceram vocês nos braços do Pai Celeste, ensinados pelos seus insondáveis anjos. Aprenderam que as Leis do Filho do Homem são sete, as dos anjos três, e a de Deus uma.
Agora deverão conhecer as três Leis dos anjos, o mistério das três Correntes Sagradas e o antigo caminho para as atravessar, então banhar-se-ão na Luz do Céu e no fim alcançarão a revelação do mistério dos Céus, a qual é Uma.
Agora na hora antes do sol se levantar, justamente antes dos anjos da Mãe Terra soprarem vida na terra ainda adormecida, então entrarão dentro da Corrente Sagrada da Vida. É a vossa irmã árvore que vos acolherá nos vossos pensamentos, mesmo tal como a abraçam agradecidamente quando caminham na beira do lago. E deverão ser um com a árvore, tal como desde os começos dos tempos nós partilhámos a Corrente da Vida que deu à Luz toda a criação. E assim como tal como abraçam a irmã arvore, o poder da Corrente Sagrada da Vida preencherá todo o vosso corpo, e vocês estremecerão perante a sua força. Depois inspirem profundamente com o anjo do ar, e pronunciem a palavra sagrada “Vida” à medida que expiram. Então virão em verdade à Árvore da Vida a qual está enraizada profundamente na Sagrada Corrente da Vida que advém de uma fonte eterna. E tal como o anjo do sol aquece a Terra, e todas as criaturas da terra, da água e ar rejubilam com um novo dia, assim o vosso corpo e espírito rejubilará na Sagrada Corrente da Vida que flui para vós através da irmã Árvore.
E quando o sol estiver alto no céu, deverão vocês procurar pela Corrente Sagrada do Som, no calor do meio-dia, quando todas as criaturas estão em repouso e procuram a sombra e os anjos da Mãe Terra estão em silêncio por um tempo. Então é aí que deverão deixar entrar nos vossos ouvidos a Corrente Sagrada do Som, porque ele só pode ser ouvido em silêncio.
Lembrem-se das correntes que nascem no deserto após uma súbita tempestade, e o ressoar das águas das correntes. Verdadeiramente, estas são voz de Deus, se o fizerem mas sabendo. Porque está escrito, no inicio era o Som (Verbo), e o Som estava com Deus, e o Som era Deus. Eu digo-vos verdadeiramente, quando nós nascemos, nós entramos no mundo com o Som de Deus nos nossos ouvidos, mesmo o cantar de vastos coros do Céu, e o cantar Sagrado das estrelas nos seus movimentos determinados, é a Corrente Sagrada do Som que mantém o movimento da estrelas e atravessa o reino sem fim do Pai Celeste. Ele está sempre nos vossos ouvidos, só que não o conseguem ouvir. Escutem por ele, então, no silêncio do meio-dia, banhem-se nele, e deixem que o ritmo da música de Deus vibre nos vossos ouvidos até que sejam um com a Corrente Sagrada do Som. Foi este Som que formou a Terra e o Mundo, e deu forma às montanhas, e colocou as estrelas nos seus tronos de glória nos mais altos Céus.
E deverão banhar-se na Corrente do Som, e a música das suas águas derramar-se-á sobre vós, pois desde o começo dos tempos que todos nós partilhamos a Corrente do Som que originou toda a Criação. E o poderoso ressoar da Corrente do Som encherá todo o vosso corpo, e vós estremecereis perante o seu poder. Então respirem profundamente com o anjo do ar, e tornem-se o Som em si mesmo, então a Corrente Sagrada do Som transportar-vos-á aos confins do Reino do Pai Celeste, ali onde o ritmo do Mundo se levanta e cai.
E quando a escuridão gentilmente fecha os olhos dos anjos da Mãe Terra, deverão também dormir, então o vosso espírito poderá encontrar-se com os anjos desconhecidos do Pai Celeste. E nos momentos antes de dormirem, deverão concentrar-se no brilho das gloriosas estrelas, as brancas, brilhantes, distantes e inalcançáveis estrelas. Porque os vossos pensamentos antes de dormirem são como o arco do certeiro arqueiro, que envia a flecha para onde quer. Deixem os vossos pensamentos antes de dormir ficarem com as estrelas, porque as estrelas são Luz, e o Pai Celeste é Luz, mesmo aquela Luz que é mais brilhante que o brilho de milhares de sois. Entrem na Corrente Sagrada da Luz, que as garras da morte poderão perder o seu domínio para sempre, e libertar-vos das amarras da Terra, ascendendo pela Sagrada Corrente da Luz através da quente radiação das estrelas, dentro do reino sem fim do Pai Celeste.
Enverguem as vossas asas de luz, e no olho do pensamento, elevem-se com as estrelas aos reinos longínquos dos Céus, onde Sóis desconhecidos brilham com luz. Porque desde os começos dos tempos, a Lei Sagrada disse: faça-se Luz, e a Luz fez-se. E deverão tornar-se um com ela, e o poder da Corrente de Luz Sagrada preencherá todo o vosso corpo, e vós estremecereis perante o seu poder. Pronunciem a palavra “Luz” enquanto respiram profundamente com o anjo do ar, e tornar-se-ão na própria Luz, e a Sagrada Corrente levar-vos-á aos reinos sem fim do Pai Celeste, ali perder-se-ão a vós próprios no eterno Mar de Luz que trouxe à existência toda a criação. E deverão ser um com a Sagrada Corrente da Luz, sempre antes de dormirem nos braços do Pai Celeste.
Digo-vos verdadeiramente, o vosso corpo não foi feito só para respirar, comer, e beber, mas foi também feito para entrar na Sagrada Corrente da Vida. E os vossos ouvidos não foram só feitos para ouvir as palavras dos homens, o cântico dos pássaros, a chuva que cai, mas foram feitos também para ouvir a sagrada Corrente do Som. E os vossos olhos não foram só feitos para verem o nascer e pôr-do-sol, o ondular dos grãos de semente, e as palavras dos rolos Sagrados, mas eles foram também feitos para ver a Sagrada Corrente da Luz. Um dia o vosso corpo retornará á Sagrada Mãe Terra, mesmo também os vossos olhos e ouvidos. Mas a Sagrada Corrente da Vida, a Sagrada Corrente do Som, e a Sagrada Corrente da Luz, essas nunca nasceram e não podem morrer. Adentrem as Correntes Sagradas, a mesma Vida, mesmo Som, mesma Luz que vos fez nascer, que assim poderão alcançar o reino do Pai Celeste e tornarem-se um com Ele, tal como o rio se dilui no distante mar.
Mais que isto não pode ser dito, as Correntes Sagradas levar-vos-ão ao lugar onde não há mais palavras, e mesmo os rolos Sagrados não podem registar os mistérios que ele contem.

Sem comentários: