domingo, dezembro 13, 2009

LIVRE ARBÍTRIO



Livre arbítrio

Na livre escolha, de óbvio, o indivíduo vai decidindo o que fazer da sua vida frente às situações que vão se apresentando. Já na variável "Destino Coercitivo", de fato não realiza escolhas, ele estabelece padrão: comigo é sempre assim, comigo é desse jeito. Aqui o indivíduo foi levado pelos pulsões que, por sua vez, são determinados por genes específicos. Se reagir contra esse destino, poderá realizar a livre escolha de sua forma de viver Escreve ainda às fls. 29 que segundo "Szondi", existe um plano oculto de vida que compreende seis forças, chamadas fatores do destino: Hereditariedade; o caráter dos pulsões; o ambiente social; o ego e o espírito.

Em sua obra "Missionários da Luz" , ditado pelo espírito ANDRÉ LUIZ, respondendo sobre "destino pré-fixado" explicou "isso implicaria obrigatoriedade de conduta espiritual. Naturalmente a criatura renasce com independência relativa.

LIVRE ARBÍTRIO NA TERAPIA ESPIRITUAL No tratamento na espiritualidade, o livre arbítrio é o grande limitador. Este é o principal motivo de que a espiritualidade precisa de nossa ajuda. Como é sabido por todos, por exemplo, só podem ser retirados do umbral quem querendo sair, pediu ajuda, ou teve uma intervenção muito forte a seu favor e a aceitou. Só aí é que a equipe socorrista poderá resgatá-lo. Porém nos tratamentos na Apometria o livre arbítrio fica meio que embotado pela força do desejo de outras pessoas em ajudá-lo e ai as leis da apometria podem ser aplicadas (estado de exceção momentâneo).Nesse breve período de exceção os obsessores são conduzidos até os locais de trabalho ou a equipe socorrista vai até eles e se não aceitarem se modificar seus comportamentos, são subjugados para que a equipe socorrista possa fazer seu trabalho. Se são, na maioria das vezes, trazidos a força, é para receberem o tratamento completo, cujas técnicas serão aqui descritas.Dentro do entendimento de que temos vários níveis de obsessores, entendemos que, pelo livre arbítrio, só virão espontaneamente aqueles obsessores já "tocados nas cordas do arrependimento dos seus corações". Porem os obsessores mais empedernidos não virão espontaneamente. Nesse caso a espiritualidade nada poderá fazer. Aí se encontra a maior utilidade da Apometria, pois aplicando suas leis, podemos fazer aquilo que a espiritualidade não pode fazer por total obediência ao "livre arbítrio" dos seres, que é trazer os espíritos para serem tratados com conseqüente cura da pessoa que busca o auxílio. A partir daí, esta pessoa ficará mais livre para sua reforma íntima, freqüentar uma casa religiosa e praticar o evangelho no lar.
O LIVRE ARBÍTRIO SEGUNDO RAMATÍS Em sua obra "Fisiologia da Alma" , psicografada por Hercílio Mães, pg.261 respondendo a indagação sobre o livre arbítrio, assim se posicionou: PERGUNTA: - Mas é fora de dúvida que, se nós sofremos limitações impostas pelo determinismo Cármino do planeta em que habitamos, o nosso livre arbítrio se torna inútil? RAMATÍS: - . . . Aquilo que considerais um determinismo implacável, a tolher o vosso livre arbítrio, é apenas o equipo de leis que emanam do espírito planetário do orbe terráqueo e lhe regulam tanto o ajuste planetário como o crescimento harmonioso de sua humanidade. Quando vos ajustardes a essas leis evolutivas e só souberdes operar em vosso benefício espiritual, sem entrardes em conflito com a coletividade, ser-vos-á facultado o exercício do livre arbítrio de modo ilimitado. . . PERGUNTA: - Uma vez que é a nossa irresponsabilidade que nos reduz o uso do livre arbítrio, como poderíamos exercê-lo de modo mais amplo? RAMATÍS: - É Jesus quem melhor responde a essa vossa indagação, quando estabelece a regra: "Procurai a Verdade e a Verdade vos libertará". Quando ele nos advertiu de que o seu reino não era do mundo material de César, mas sim o reino do espírito eterno, também induziu-nos a crer que o livre arbítrio humano aumenta à medida que o homem se liberta da escravidão das formas e vive mais devotado ao mundo espiritual, onde a sua vontade angeliza da pode-se exercer de modo ilimitado.Melhor explicado não poderia ser. Pelas palavras de Ramatís e Chico Xavier, a "independência é relativa" e "aumenta à medida que o homem se liberta da escravidão das formas e vive mais devotado ao mundo espiritual". E os seres empedernidos, encarnados e desencarnados? Disporiam eles do pleno livre arbítrio? Claro que não. Portanto, quando estes se apresentam nos centros espíritas e grupos de apometria devem receber todo tratamento, usando todos os conhecimentos disponíveis, quer eles queiram ou não. As conseqüências para os trabalhadores da seara espírita fica a seguinte reflexão: a)temos que desenvolver novas técnicas; b)temos que aplicá-las e não despachar o ser de volta para a espiritualidade para somente lá ser tratado. "NÓS É QUE TEMOS QUE APLICAR AS TÉCNICAS E NÃO SOBRECARREGAR A ESPIRITUALIDADE." Autor: Faiçal Baracat

Sem comentários: