domingo, fevereiro 21, 2010

Segredos da Cafeína


Segredos da Cafeína

Afinal de contas, a cafeína faz mal?
Ou, pelo contrário, pode ajudar-nos a prevenir o desenvolvimento de certas patologias?


A cafeína é uma substância que estimula o sistema nervoso, provocando um estado de alerta de curta duração. Além do café, pode ser encontrada em bebidas como o cacau, o chocolate ou em alguns refrigerantes como a Coca Cola ou o Redbull.

Pode provocar habituação, afectando a qualidade do sono, a memória e a capacidade de concentração e originar queixas como irritabilidade, excitação, aceleração dos batimentos cardíacos, perturbações gastrointestinais, espasmos musculares, dores de cabeça, entre outros sintomas. É de evitar a quem sofra de obstipação e tensão arterial.

No entanto, estudos sugerem que pode ajudar a prevenir a doença de Parkinson, pois a cafeína interage beneficamente na região do cérebro atingida por esta patologia, prevenindo a perda de um neurotransmissor, a dopamina. Pode ainda ajudar a tratar a cefaleia de tensão, atingindo resultados ainda mais satisfatórios e rápidos se combinada com determinados fármacos. Ainda, mais recentemente, surgiu um estudo em que se afirma que um consumo assíduo de café pode reduzir substancialmente o desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Cuidado: Café não é remédio
O café pode causar efeitos indesejáveis em algumas pessoas.

Embora o café seja um produto natural e não cause doenças em pessoas saudáveis quando consumido de forma diária e moderada ( até 4 chávenas grandes para adultos e a metade da dose para crianças, preferencialmente com leite), o café pode causar efeitos indesejáveis em algumas pessoas.
Existem alguns que naturalmente não gostam de café, uma questão pessoal, mas também existem pessoas normais e saudáveis que são mais sensíveis aos efeitos de um dos compostos do café, a cafeína, as quais podem apresentar ansiedade, tremores, insônia e mesmo um quadro de pânico.
O café quando tomado a noite pode prejudicar o sono da maioria das pessoas, sendo por isto uma bebida diurna.
O café consumido moderadamente (4 chávenas diárias) não causa doenças em pessoas normais e saudáveis, da infância a velhice.
Mas pessoas que possuem doenças como gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, úlcera péptica, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, palpitações devido arritmias cardíacas, hipertensão arterial ou doença isquêmica do coração devem ter cuidado no consumo de café, pois ele podem agravar os sintomas ou a doença, principalmente se consumido em excesso.
Por isto, toda pessoa que possua qualquer doença mental, cardíaca, gástrica ou outras, deve consumir café com moderação e preferencialmente após ouvir os conselhos de seu médico.
Caso sinta qualquer intolerância ao café, deve parar de consumi-lo.
É importante lembrar que o café não é remédio, isto é, não cura doenças, mas pode ser um agente a mais que ajuda na prevenção de várias doenças e problemas.
Pesquisas médicas mostram que o café pode prevenir a depressão/ suicídio mas pacientes com depressão e idéias suicidas precisam de tratamento médico especializado, pela gravidade da doença, perfeitamente tratável com grande sucesso com medicamentos e terapia cognitivo-comportamental.
Pacientes alcoólatras também precisam de tratamento médico e o consumo de café ajuda a manter a remissão do alcoolismo, evitando um grave problema do alcoolismo, a cirrose.
O café melhora a atenção, concentração e o aprendizado escolar, sendo a bebida mais recomendada para estudantes de todas as idades, em casa e na merenda escolar.
Estudos mostram também que o café pode actuar na prevenção do câncer de cólon e reto, doença de Parkinson e outras conforme a lista abaixo, uma colaboração do Dr. Marino Petracco, da Illy Café da Itália (lista de efeitos e referencias abaixo):

Efeitos atribuídos ao café

• Café aumenta o estado de alerta (vigília)
• Café ajuda e estimula o córtex pré-frontal
• Café ajuda a mémoria a curto prazo ( aprendizado)
• Os anti-oxidantes do café (ácidos clorogênicos) ajudam na remoção dos radicais livres reduzindo o estresse oxidativo nos tecidos
• O café possui compostos que possuem efeito anti-tóxico
• Café reduz o risco de cirrose hepática
• Café reduz o risco de desenvolvimento de diabetes do adulto
• Café previne cálculo da vesícula
• O consume de café esta inversamente relacionado com o desenvolvimento de doenças neuro-degenerativas como Parkinson e Alzheimer
• O café possui uma atividade genérica protetora contra o câncer
• O café protege contra o câncer de cólon, fígado, pele e outros
• O café ajuda na prevenção de cáries dentárias
• O café possui atividade anti-inflamatória e protetora sobre o sistema cardiovascular
• O café possui atividade antagonista opióide (bloqueia o desejo por álcool, tabaco, drogas)
• O café possui um discreto efeito anti-obesidade
• O café aumenta a performance durante o exercício prolongado (em atletas treinados)
• O café ajuda no alívio dos sintomas de asma
• O café ajuda a manter crianças hiperativas relaxadas
• O café ajuda no alívio dos sintomas da coréia de Huntington
• O café ajuda a prevenir a depressão e o suicídio
• O café ajuda a reduzir o jet-lag em voos internacionais para o Leste
Café - Qual é o mais forte?

Quantos debates já houve à volta da questão: qual o café mais forte?
O curto ou o cheio?
Aqui está a resposta (pela Delta Cafés):

"Em resposta à sua questão, venho por este meio informar-lhe de que:

Bica "curta"
Volume total - ± 25 cc
Conteúdo de cafeína 87,0 mg

Bica "normal"
Volume total - ± 35 cc
Conteúdo de cafeína 94,5 mg

Bica "cheia"
Volume total - ± 45 cc
Conteúdo de cafeína 98,1 mg

Sendo assim, podemos concluir que um café expresso (vulgar "bica"), resulta da pressão a que a água atravessa as partículas de café moído e da consequente emulsão que essa pressão origina, das substâncias gordas do café – os óleos aromáticos e os colóides – o que caracteriza e distingue esta bebida das restantes pela sua densidade, creme, corpo e sabor persistente na boca.
Reconhece-se um bom expresso pela cor e textura do creme à superfície, o qual deverá ser levemente acastanhado (cor avelã) e com ligeiras nuances mais escuras no centro e sem "Bolhas". ~
A sua espessura deverá ser de 3 a 4 mm e consegue-se analisar essa espessura se ao deitarmos açúcar na bebida, o creme consiga sustentar durante poucos segundos essa quantidade de açúcar, indo-se depositando no fundo da chávena de forma gradual.
Quero-lhe pedir desculpa por só agora lhe estarmos a responder e quero aproveitar para lhe informar de que caso necessite mais alguma informação, por favor não hesite em contactar-nos novamente!

Sem comentários: