quinta-feira, maio 27, 2010

Cynthia Semper Fidelis! Ex Occidens Lux!



Cynthia Semper Fidelis! Ex Occidens Lux!

Sintra, 22.08.2009

Sobe da Terra ao Céu um frémito d’esperança,
Baixa do Céu à Terra um hálito d´amor!
Guerra Junqueiro

Alguém perguntou ao Professor Henrique José de Souza, por volta de 1959 ou 60, sobre a Missão de Portugal e o derradeiro destino dos Portugueses, pergunta já várias vezes feita em diferentes ocasiões, e invariavelmente o rosto do Mestre abriu-se num sorriso rasgado repleto de luz, sim, luz bem visível a todos numa benéfica auréola de glória:
– Tudo o que acontece em Portugal reflecte-se aqui no Brasil, na Obra, e vice-versa. Toda a nossa Obra tem a ver com Portugal, e assim a Minha pessoa. Foi até no “Salão Portugal”, em Salvador, na Bahia, que cortei os meus longos cabelos quando criança… para desgosto de minha mãe.
E disse mais, nos finais de 1962, numa carta que endereçou a antigos condiscípulos portugueses:
– A Teosofia, no Brasil e em Portugal, corresponde a duas Ramas da mesma Árvore, que devem desenvolver-se em harmónico equilíbrio, como os braços de uma Balança, na qual o Fiel é a Grande Fraternidade Branca vibrando no peito do Monarca Universal, de cujo centro mesmo irradiam para os quatro direcções os Quatro Animais da Esfinge, expressão ideoplástica da Suprema Hierarquia Assúrica. Eu estou em Verdade e Espírito nessas plagas (Portugal), origem da Obra, porque aí sou exaltado com fé e amor. Eu sempre estou onde Me amam e com aqueles que crêem em Mim…
Por seu lado, D. Helena Jefferson de Souza, companheira de Missão do Professor Henrique José de Souza, assim se expressou numa carta dirigida aos condiscípulos portugueses, emitida da cidade de São Paulo em 4.12.1967:
– Aí está a Serra de Sintra – ondulada pelos ventos refrescantes do Oceano Atlântico. Este mar que ladeia pelo lado do Ocidente, une-nos com laços fraternais e espirituais, pois naquele Sacrossanto Monte, a 28 de Setembro de 1800, dealbava-se a aurora de um Novo Mundo.
Naquele instante histórico, portador de melhores dias para o Mundo, Portugal despontou de Luz, chamando para si as Bênçãos do Eterno, já que no glorioso momento o Profeta da Galileia e a sua Compassiva Mãe apresentaram, a este mesmo Mundo, as preciosas Gemas enxertadas na Coroa do Buda Celestial.
Perante a História da Evolução Terrestre, perenemente o destino de Portugal fez brilhar a lâmpada da chama clara, inspirando novos desígnios na elaboração e construção do QUINTO IMPÉRIO. Tenha-se em conta o evento de 27 de Julho de 1899, na Capital lisboeta, nessa Bela ou Boa Flor-de-Lis, que na excelsa motivação ornamentava subjectivamente a Praça dos Arcos. Aquela data marcou, de forma indelével, no Ouro e na Prata dos 23 Arcos, como prova indubitável, a Grande Missão de Portugal diante do Mundo.
Na razão do sucesso, pela essência do êxito, no meio de lágrimas, surgiu a gloriosa sentença do Eterno: “No entanto desta Mulher nascerá o Meu Filho”. E realmente cumpriu-se a sagrada profecia. Não só ressurgiu o “Monarca dos Três Logos”, o Senhor Maitreya, mas com Ele os Sete Dhyanis ou Príncipes da Sua Excelsa Corte.
Trago em Minha destra o fanal do Amor Universal. Por isso já disse o Menino Deus, no Templo subterrâneo do Caijah: “Com a Sabedoria do Pai e o Amor da Mãe se firmará no Filho a Omnipotência do Eterno”.
Com esses testemunhos escritos pelos primeiríssimos e principais Actores da Peça mais que Iniciática, HENRIQUE e HELENA no papel de ULISSES e ULISSIPA, em boa verdade desde a sua primeira hora o Novo Ciclo Avatárico da Obra do Eterno na Face da Terra, com centro irradiador na figura magistral do próprio Henrique José de Souza (1883-1963), tem como Apta, Presépio, Berço ou “Casa de Deus” da sua aparição e acção este mesmo Portugal, antes, PORTO-GRAAL.
Em Julho-Agosto de 1899, na primavera dos seus 16 anos de idade os dois jovens enamorados, Henrique José de Souza e Helena “Iracy Gonçalves da Silva Neves, provindos de São Salvador da Bahia para Lisboa integrados numa Companhia Teatral Infantil, dirigida por um casal lusitano dos mais insignes, os Barões Henrique e Helena da Silva Neves, realizaram um périplo iniciático no País, desde Lisboa-Sintra a Pombal de Ansiães, em Trás-os-Montes, conduzidos pelas mãos vigorosas e protectoras dos “Maiores da Tradição” (AVARAT) que na velhinha Lusitânia mantêm viva a “chama clara” da sua Espiritualidade, agindo de forma secreta, sim, contudo sensível a tudo e a todos, matematicamente harmónica numa justa e perfeita Ordem (MARIZ).
Durante os 17 dias da sua estadia em Portugal, Henrique e Helena foram primeiro a São Lourenço dos Ansiães, junto ao Rio Tua, nas montanhas transmontanas, como se estas fossem a reprodução aqui das montanhas da Mongólia Interior do Traixu-Lama, Chefe Supremo da Grande Confraria Branca. Foram de comboio até ao Porto, donde prosseguiram até Ansiães pela linha ferroviária do Tua, inaugurada no final de 1887. Foi breve a sua estadia aí, um dia e uma noite. De regresso a Lisboa, vão a Sintra e visitam o Castelo dos Mouros, a Cruz Alta… indo até São Lourenço das Azenhas do Mar, para que o Mistério ficasse completo.
Por fim, na Lua Nova de 27 de Julho de 1899, 5.ª feira, cerca das 15 horas da tarde no cruzamento da Rua Augusta com a da Conceição, em Lisboa, a caleche que transportava os jovens Henrique e Helena, vinda do Alto de Santa Catarina para a Residência do Barão Henrique Álvaro Antunes da Silva Neves, junto à Sé Patriarcal, repentinamente foi interceptada por uma quadrilha de cinco malfeitores, antes, magos negros (configurando o pentagrama invertido…), que assustou os cavalos e fez a carruagem voltar-se. Helena sucumbiu sob os rodados do carro e os cascos das bestas, mas Henrique, apesar de algumas escoriações ligeiras, sobreviveu.
Ela, de imediato foi levada pelos Adeptos presentes para um recanto da Sé Catedral próxima, onde lhe ministraram os socorros urgentes, mas como não dava sinal de vida abriram o alçapão que aí está, próximo do altar-mor, e desceram com o corpo inerte ao Seio da Terra, ao Seio de Sintra.
Ele, Henrique, só muito mais tarde soube do destino da sua bem-amada, e enquanto não embarcou, a fim de prosseguir viagem para o Oriente, foi levado, à guisa de conforto, à “Estrela da Sé”, que era a taberna do Barão, e aí pôde saborear várias especialidades: tâmaras (mandadas vir do Oriente pelo mesmo Barão, que era armador e fretador marítimo), iguarias portuguesas e provar os famosos vinhos do Porto e da Madeira… Finalmente, na tarde de 7 de Agosto de 1899 deu-se o embarque do jovem, acompanhado de distinta comitiva de Adeptos, a caminho do Cairo, Egipto, com destino certo a Srinagar, Norte da Índia.
Sobre a TRAGÉDIA DA RUA AUGUSTA ocorrida consigo, o Venerável Mestre JHS deixou escrito na sua Carta-Revelação de 25.7.1961, O estado de Consciência da Era de Maitreya, in Livro da Reconstrução do Pramantha do Ciclo de Aquarius:
– (…) com Ela aconteceu em Lisboa, na Rua Augusta, ou Sushumna, com as suas duas Ruas Ida e Pingala, que são as do Ouro e da Prata ou no sentido do que foi dito, a da Prata e a do Ouro, em lateralidade. E Eu tive que dar o meu sangue pelos dois braços ou lados, Ouro e Prata, Pingala e Ida, por Ela, na Sé Patriarcal, que inscreve no seu frontispício os dois HH dos nossos nomes. E depois acabei realizando uma espécie de “Ritual Eucarístico” numa taverna bem em frente ao lugar da Rua Augusta, onde se deu o acidente. (…) Como se vê, o pivô da nossa Obra começa na Serra de Sintra (…).
A “Taberna do Barão” junto à Sé Patriarcal de Lisboa
Quanto às razões iniciáticas para a mesma Tragédia, o Mestre discrimina-as na Carta-Revelação de 28.1.1953, Sintra e seus Mistérios (para ser lido com os Olhos do Espírito), inserta no Livro Chuva de Estrelas – A.
Tem-se, pois, a Viagem Avatárica do Adolescente das 16 Primaveras (número cabalístico do KUMARA, o “Eterno Adolescente” ou “Eterno Virgem”) com três etapas iniciáticas bem demarcadas, duas em solo Luso ou Assúrico, sim, o da “Terra dos Filhos da Luz” (Luxcitânia), para que resultasse a terceira derradeira:
LISBOA – VIA MARTIRIAL = MORTE FÍSICA (TAMAS).
ANSIÃES – VIA PURGATORIAL = PURIFICAÇÃO ANÍMICA (RAJAS).
SRINAGAR – VIA INTEGRACIONAL = RESSURREIÇÃO ESPIRITUAL (SATVA).
Esses “Inferno, Purgatório e Céu” estão consentâneos com a formação gnoseológica da Quinta Rama da Excelsa Fraternidade Branca, como seja a Soberana ORDEM DE MARIZ, cujo desenvolvimento escatológico se fez mais sensível nos lugares seguintes do País:
NORTE – ANSIÃES – FORMAÇÃO (TAMAS) = Conde D. Henrique e a Ordem Franca de AVARAT; D. Afonso Henriques e a Ordem Lusa de MARIZ (século XII).
CENTRO – SINTRA – ORGANIZAÇÃO (RAJAS) = Ordens de AVIS e do TEMPLO, com as cores verde e vermelha de FOHAT e KUNDALINI, servindo de “Escudo Defensivos” à Ordem de MARIZ.
SUL – SAGRES – EXPANSÃO (SATVA) = Infante Henrique de Sagres e a Diáspora Marítima sob o Pendão Espiritual de MARIZ.
Motivo mais que suficiente para o saudoso Amigo Paulo Machado Albernaz, preclaro Discípulo de JHS, escrever-me (São Paulo, 2.8.2000) o seguinte:
– Por esta razão a Península Ibérica tornou-se a verdadeira Iniciadora do Ocidente, portadora dos Mistérios. Naquela mesma ocasião foi fundada a Ordem de Avarat (que quer dizer: “A Tradição dos Nossos Maiores”). Bem mais tarde surgiria aquele príncipe de origem francesa, D. Afonso Henriques, que libertaria uma pequena parte da Península, fundando o pequeno mas glorioso Reino de Porto-Calens, hoje, Portugal. Em São Lourenço dos Anciães, funda-se a prodigiosa Ordem de Mariz, que como sabemos usava as famosas cores Verde e Vermelho, que mais tarde seriam usadas no pendão português até aos dias de hoje.
Essas palavras preciosas reproduzem quase textualmente aquelas outras sábias da Coluna J do Venerável Mestre JHS, António Castaño Ferreira, proferidas na cidade de São Paulo em 7.6.1952:
– Tornou-se a Península Ibérica a verdadeira Iniciadora do Ocidente, portadora dos Mistérios. Foi fundada então a Ordem de Avarat (que quer dizer: “A Tradição dos Nossos Maiores”). Mais tarde (…) em São Lourenço dos Anciães, funda-se a prodigiosa Ordem de Mariz, que como sabemos usava as famosas cores Vermelho e Verde (…). Este pequeno Centro deu origem às grandes navegações e, consequentemente, às grandes descobertas. Foi então que D. Henrique fundou em Sagres a sua famosa Escola de Navegação, donde sairiam os bravos marujos que descobririam para o mundo terras até então desconhecidas. D. Henrique era o Chefe da Ordem de Mariz, que tinha por sinal secreto AVI-MAR (AVE MARIS) que pronunciava pondo a mão sobre o coração, gesto tão nosso conhecido. Preparou-se em seguida, em 1500, a descoberta da América.
Disse-me ainda Paulo Albernaz, dessa feita em carta datada 28.12.1999:
– Não resta a menor dúvida que o Arcano 17 está estreitamente ligado à Nação Portuguesa, cuja extensão não deixa de ser o Brasil! “As Estrelas”guiaram os intrépidos navegantes, que chegaram à “Nova Terra” e colonizaram o Brasil, dando início à Glória da Sub-Raça Latina, representada por Portugal, Espanha e antigas colónias, pois serão o Berço do Avatara.
Com um preito de saudade apertando o coração, lembro aqui as preciosíssimas palavras que Roberto Lucíola, fidelíssimo Discípulo de JHS, me enviou de São Lourenço, em 27.5.2002:
– Residir numa Região “Jina” como Sintra não deixa de ser um privilégio e, acima de tudo, indica desfrutar de um bom Karma. Como sabemos, Sintra é o Centro de Poder Espiritual da Europa, pois aí está localizado um “Posto Representativo” presidido por um Excelso Dhyani-Kumara, responsável pela Tónica da Literatura. Por aí se pode aquilatar o potencial de Conhecimento Humano que Portugal encerra em seu seio.
Todos os sete “Postos Representativos” espalhados pelo Mundo encerram em si um grande potencial da mais alta vibração de Energia Espiritual, no sentido iniciático. São, pois, Centros Irradiadores das mais sublimes Forças. Sob a égide espiritual de Sintra, estão sete importantes capitais europeias, tais como: Roma, Londres, Bruxelas, Paris, Madrid, Copenhaga, Berlim… Estas capitais estão na órbita portuguesa segundo nos ensinam os mais sagrados e misteriosos Ensinamentos Ocultos. Não esquecer que cada “Posto Representativo” abriga em seu seio uma determinada Ordem Secreta composta por um Dirigente, que é o próprio Kumara e mais 111 Adeptos, totalizando o número cabalístico 777, ou seja: 111 x 7 = 777.
O Infante D. Henrique de Sagres foi uma expressão da Divindade encarnada entre os homens para implantar uma nova etapa na Civilização. Só este facto é suficiente para glorificar a sua Pátria e ser motivo de orgulho pertencer a uma Região escolhida por Deus para firmar a Sua Obra. Outrossim, coisa que muita gente ignora, o “Império Lusitano” não foi fruto de impulsos expansionistas ou obra do acaso, como querem os materialistas que ignoram os Desígnios de Deus. O “Império Lusitano” foi uma imposição da Lei Divina que a tudo preside. Assim sendo, ele jamais foi destruído, devido às suas origens.
Na realidade, o “Império Lusitano” é o “Império da Luz”, ou seja, da Luz Espiritual, e como tal é eterno. Esse “Império da Luz” foi recolhido aos Mundos Interditos do Interior da Terra para emergir em tempo oportuno, ele jamais foi destruído, porque o que é sagrado não pode ser destruído pela maldade humana. Os Preclaros Adeptos todos pertencentes à Linhagem do Planetário da Ronda, ou sejam, os componentes da Hierarquia dos Assuras, ao longo da História fizeram diversas tentativas para implantar na Face da Terra a Sinarquia Universal, esse “Quinto Império Encoberto” de que nos fala Fernando Pessoa.
Não sofrendo de qualquer crise de etnia xenófoba, somente o Povo Português tinha condições para dar origem a uma Nova Raça que fosse o fruto das experiências e dos sofrimentos por que já passou toda a Humanidade na sua longa caminhada em busca do seu destino, que é o retorno ao Espírito Santo, segundo as várias “Promessas” feitas por todos os Avataras que a este Mundo vieram.
Se lançarmos um olhar nas páginas da História Oculta da Humanidade, verificaremos que as Forças Obscuras, que sempre dão combate à Luz, tudo fizeram para impedir que os desideratos da Lei se cumprissem, mas sempre foram vencidas, porque a derrota dos Lusitanos seria a derrota da própria Divindade, coisa que é inconcebível e inteiramente impossível de acontecer. As Forças Obscuras foram sempre vencidas pelas Forças do Espírito Santo.
Muito embora termos tido por estas bandas (Brasil) nenhum “Condestável”… os Céus nunca nos abandonaram. Temos a certeza que o Império Eubiótico ou Sinárquico, mais dias menos dias, será reimplantado, pois as “Sementes”nunca morreram e estão bem vivas, e na Hora aprazada florescerão como Lei bem certa. Porque contra os Desígnios da Lei não há força que resista.
Posso citar ainda António Carlos Boin, que nos idos anos 70 e 80 do século passado exerceu o cargo de Secretário de Instrução em diversos Departamentos Eubióticos (Maria da Fé, São Paulo e Santo André). Além da correspondência que trocámos, certa vez e em conversa telefónica com o finado Amigo, a dado passo ele adiantou-me que “as cores verde e vermelha da Ordem dos Tributários são herança e reprodução directas das iguais da Ordem de Mariz, expressivas de Deus Pai-Mãe, as quais, ao nível imediato, unem Portugal e Brasil”.
Numa Carta-Revelação de JHS escrita em São Lourenço datada 16.2.1963 (Arcano XVI – A Revolta no Trono, Antiga Casa de Deus, in Livro Vitória dos Bhante-Yaul), o Mestre refere que “S. Lourenço dos Anciães ligava-se outrora, subterraneamente, com o Mundo de Duat”, e aplica a seguinte dicotomia aparentemente inconciliável: por uma parte diz – “A Ordem de Mariz não se dissolveu, e sim bifurcou-se exotericamente nas de Avis e de Cristo”; e por outra parte – “A Ordem de Mariz não existe mais”!
Pois sim, é a mais pura verdade: “a Ordem de Mariz não existe mais”… em actividade franca ou aberta à Face da Terra. Isso acabou no reinado de D. João I, e depois disso o seu primeiro eco exotérico ou público foi a Escola Náutica de Sagres. Como todas as seis restantes Fraternidades de Adeptos (sendo as Ramas da Árvore dos Kumaras no todo, ou Grande Fraternidade Branca), está cerrada para o século ou ciclo profano, repito, praticamente desde os finais de D. João I, o “Mestre Perfeito”, e o desaparecimento do Santo Condestável, Nuno Álvares Pereira, antiga reencarnação do próprio Barão Henrique Álvaro Antunes da Silva Neves, de nome esotérico MALAQUIAS, Dharani de 1.ª Classe, Grão-Chefe Temporal da Ordem de Mariz.
Desde o século XV para cá, essa Soberana Confraternidade só age franca ou abertamente em Baixo, nos Mundos de Badagas e de Duat, ou então, de maneira discretíssima, junto de raríssimos homens rigorosamente seleccionados com Missão Divina sobre a Terra, tal qual agiu como Encoberta ou Encapuçada através das Ordens de AVIS (FOHAT) e de CRISTO (KUNDALINI), respectivamente, possuidoras das cores mores VERDE e VERMELHO, cuja fusão cromática dá o PÚRPURA de KALA-SHISTA ou SISHITA, KURAT-AVARAT, a mesma SINTRA como 5.º Posto Representativo dos Marizes, Mouros, Moryas, Marus…

Omnipresença Jina na Serra Sagrada de Sintra
A ver com a foto jina acima, flagrante tirado por Munindra português da COMUNIDADE TEÚRGICA PORTUGUESA, bem se ajusta a quadra do poema de Nunes Claro, poeta de Sintra:
Quem quer que sejas tu que neste abrigo
Vieste em hora mansa hoje parar,
Feliz, vens encontrar aqui contigo
Os tesouros que andaste a procurar.
O Venerável Mestre JHS (Henrique José de Souza) repetia amiúde que “não dava nada de bandeja”, logo, como Supremo Iniciador que era, falava e escrevia por anagramas e subentendidos para que o discípulo decifrasse e se tornasse, finalmente, um Iluminado, um Integrado na Sabedoria do Deus AKBEL. Com essa sua citada por último, igualmente milhares de frases, parágrafos inteiros espalhados por todos os seus Livros de Revelações, são verdadeiras mayas e métodos de Verdadeira Iniciação Mental, logo, Espiritual. Bem parece que raros as dobram, perpassam, vencem de vez por todas!…
Servindo-me da mecânica sideral, planetária e natural da YOGA DA ARANHA, dada pelo Rei de Agharta, BAAL-BEY, à nossa Obra em 28 de Janeiro de 1941, transpô-la-ei para a estrutura escatológica da Hierarquia Oculta de Sintra:
ABSOLUTO – Sideral (Constelação): SIRIUS (KALIBA, em aghartino).
Sirius, segundo Roberto Lucíola (in Caderno “Fiat Lux” n.º 18, Fevereiro de 1999 – Sistemas Geográficos), integra “as sete Constelações Primordiais, relacionadas às sete Montanhas Sagradas, que, por sua vez, demarcam na Face da Terra um Sistema Geográfico, onde as Mónadas atingem o seu máximo de desenvolvimento, pois é nesses locais sagrados onde também se faz presente a manifestação humanizada da Divindade através do Avatara do Ciclo e da sua Corte ou Hierarquia.

Castelo dos Mouros, Sintra, Portugal
“Cada uma das Montanhas Sagradas preside a um Ciclo Evolucional, onde determinados Seres de Hierarquia elevada se concentram, a fim de realizar um trabalho de natureza oculta obedecendo aos ditames da Lei. Em geral, funcionam sete Centros Iniciáticos de altíssimo potencial orbitando em volta de uma Oitava Montanha que expressa a própria Lei. Actualmente, o fenómeno repete-se. As pessoas ligados a esse Mistério estão se encaminhando para a Oitava Montanha Moreb que é a síntese e que expressa os esforços e experiências das sete Montanhas que já cumpriram o seu papel na História Oculta da Humanidade.
“A Montanha Moreb, na região de São Lourenço no Sul do Estado de Minas Gerais, Brasil, tem o significado de A Montanha que Ouve, e é a última Montanha do Ciclo Ariano. Ela acumula em seu seio os valores e as glórias das sete que a antecederam. Todos os valores do Passado ecoarão por Moreb. Será o Sinal dos Tempos. Sobre o assunto, assim se expressou JHS:
“Todas as glórias das Montanhas falarão por Moreb. É o Sinal da Consolidação. Depois, quando o Ciclo Ariano estiver completo, um Portal abrir-se-á, através de um vulcão no Monte Moreb. Formar-se-á em São Lourenço um dos mais famosos vulcões do Mundo, cujas lavas acumuladas formarão a mais alta montanha do Globo Terráqueo.”
PAI – Planetária (Planeta): JÚPITER (JEVADAK, em aghartino).
Sobre o que diz D. Helena Jefferson de Souza na sua carta Aos queridos Filhos de Sintra (São Lourenço, 28.1.1977): “O nome dessa Augusta Ordem (de Mariz) tem, por origem, Mórias, Mouros, Marús, e as suas insígnias (cruz e fita) eram nas cores verde e encarnado (…). Ambas essas cores, se fundidas, dão o PÚRPURA do 5.º Posto Representativo”. Isto na sequência do Professor Henrique José de Souza ter dado JÚPITER como Planeta regente do 5.º Posto de Sintra, no Livro da Pedra (Carta-Revelação de 3.7.1950 – Dedicado aos Excelsos Dhyanis).
O Arcanjo, ou melhor, o Dhyani-Kumara relacionado a JÚPITER é SAKIEL (SAQUIEL), observado como um imenso Sol Púrpura por detrás de uma Montanha, segundo a sua visualização tradicional dada por AKBEL.
MÃE – Natural (Elemento): ÉTER (AKASHA, em sânscrito, MASH-MASK, em aghartino).
Animando o 5.º CHAKRA LARINGEO, trata-se da QUINTESSÊNCIA ou 5.º Elemento afim à natureza do Luzeiro Feminino ALLAMIRAH (“Olhar Celeste”) que tem por Centro de Irradiação o 5.º Globo Flogístico VÉNUS (planeta feminino por excelência). Sobre isto mesmo, D. Helena Jefferson de Souza em carta dirigida aos condiscípulos portugueses, datada de 4.12.1967, proferiu quando então lhes deu o Ritual da Quinta Essência Divina: “Mentalizar uma cortina ou cascata de águas AZUIS de permeio a doiradas estrelas descendo ou projectando-se sobre todos os presentes. Este Ritual propiciará, no decorrer da persistência ritualística, a, digamos assim, objectivação da QUINTA ESSÊNCIA DIVINA, agindo como uma Bênção dos Céus e equilíbrio para todos. Devido às actuais condições em que vive o Mundo, necessitamos de acção, coordenando-se, dessa forma, a actividade mística com a vontade sábia”.
FILHO – Sideral, Planetário, Natural: ARABEL (AKBELOY, em aghartino).
Segundo o Venerável Mestre JHS (in Livro do Colóquio Amoroso, 1956), trata-se do “5.º Senhor do Lampadário Celeste, ARABEL, o Deus da Ara, do Altar, ou do Fogo, como Senhor do Quinto Sistema”. Este Excelso Luzeiro em cuja fronte tremeluz o TETRAGRAMATON, tem como veículo físico o 5.º Globo em formação, VÉNUS, e na Terra, no Sistema Geográfico Internacional, manifesta-se pelos 7 Dhyanis-Kumaras dos quais o 5.º de SINTRA, repito, é SAKIEL, Raio Espiritual de JÚPITER, feito assim aspecto inferior de ARABEL ou veículo da Sua manifestação universal, dando como resultante da união de MANAS (Vénus) com ATMÃ (Júpiter) a:
GERAÇÃO – Em Cima, no meio e em Baixo, ou Face da Terra, Duat e Agharta.
Esta Geração, Progénie ou Corte Iluminada aqui, em SINTRA, é dirigida por SAKIEL e constitui-se de 111 Adeptos Independentes, dos quais dois são o Filho (DHYANI-BUDHA) e a MÃE (DHYANI-BUDHAI), Dirigentes temporais do Posto para o espiritual, o Pai, o DHYANI-KUMARA.
Como Ambos, BUDHA-BUDHAI, têm as suas Colunas Vivas, uma encarrega-se dos Ritos da Ordem Interna desse Posto, dessa Embocadura, pelo que é o Chefe Espiritual ou Grão-Sacerdote da mesma, enquanto a outra Coluna exerce as funções Administrativas da mesma Ordem, logo, sendo o seu Grão-Chefe Temporal. Quem é este? Precisamente o Barão HENRIQUE DA SILVA NEVES, de nome esotérico MALAQUIAS.
Quem foi ou é o Barão Henrique da Silva Neves?
Muito poderia dizer a respeito, mas prefiro reter-me ao que escreveu o Professor Henrique José de Souza sobre o aspecto exotérico ou público do Venerável Adepto (in Teatro São João, revista “O Luzeiro”, n.os 13/14, Junho-Julho 1953):
– Por lei de Causalidade, tanto o pai de JHS como o Venerável Ser que fazia parte da comitiva que o acompanhou ao Norte da Índia (também chamado Henrique Antunes da Silva Neves, e sua esposa, Helena A. Da Silva Neves, os mesmos nomes dos Dois Dirigentes da Missão Y), eram armadores. O primeiro possuía DOZE navios (algo assim como os 12 Signos do Zodíaco, os 12 Cavaleiros da Távola Redonda, os 12 Pares de França, os 12 Apóstolos, etc., etc.), inclusive um de nome “Rio Real”, que “tendo sido salvo de uma grande tempestade, o seu comandante prometeu ao Senhor do Bonfim uma miniatura do barco”, etc., como se pode comprovar na “Sala dos Milagres” dessa mesma igreja, na capital baiana. Quanto ao Venerável Ancião – que, diga-se de passagem, “foi um dos grandes amigos do pai do autor deste estudo” – possuía, por sua vez, DEZ navios, dentre eles, o de nome “DRAGÃO”… e com os quais fazia o transporte de mercadorias de Lisboa para GOA, e vice-versa. Em tal lugar, a família possuía uma valiosa mansão, onde estivemos hospedados. E na hora da partida, a sua esposa, “a santa mulher com porte de rainha”, com as faces banhadas em lágrimas, dizia adeus com o seu lenço de linho… postada à beira do cais…
No seu Livro das Vidas – O Mistério da Árvore Genealógica dos Kabires, datado de 1933, o Venerável Mestre JHS dá o Barão Henrique S. Neves como o 6.º Sub-Aspecto do 1.º Aspecto da Linha dos Cabayus ou dos Moryas. Diz:
– 6.º: HENRIQUE ANTUNES DA SILVA NEVES, português ilustre, que viveu muito tempo em Goa. Era amicíssimo do Mestre ABRAXIS (Jean Feliciani Domiciani), proveniente de Lorenzo e Lorenza, de quem o mesmo era filho, com mais outros 6, que figuram como 2.os Aspectos de todas as Linhas. De seu nome nos servimos quando nos hospedámos no Hotel Globo, em 1914, quando para aqui viemos do Norte: Henrique Antunes da Silva. Fizemo-lo por motivos ocultos, pois não tínhamos necessidade de viajar a descoberto, mas INCÓGNITO. Além disso, tal Ser foi um Pai que encontrámos outrora, quando fomos à Índia às ocultas, ou fugido de nosso lar. Em sua casa estivemos hospedado juntamente com Abraxis, que nos honrava com a sua presença e nos conduziu ao Norte da Índia, donde viemos recambiado, depois de nossa missão. H. A. da Silva Neves era versado em várias línguas, inclusive indianas, e muito mais em Filosofia. O seu filho, António Neves, foi representante de “DHÂRAN” em Calcutá.
Com efeito, António da Silva Neves, o “Antonino”, representou o Professor Henrique José de Souza, a Sociedade “Dhâranâ” e a revista “Dhâranâ” na Índia, como facilmente pode verificar-se na lista de colaboradores e correspondentes nos seus primeiros números, tendo o próprio Paulo Machado Albernaz, quando foi redactor-chefe de “Dhâranâ” nas décadas de 50 a 70 do século passado, despachado regularmente por via correio números da revista para o endereço do filho do Barão, cujos remetente e destinatário eram inicialmente os seguintes: “De: Sociedade Dhâranâ – Budismo-Maçonaria – Niterói – Rio de Janeiro. Para: Senhor Antonino Neves – Caixa Postal 600 – Calcutá – Índia”.
Segundo as informações disponibilizadas pelo Venerável Mestre JHS nos seus Livros de Revelações, os Barões da Silva Neves haviam sido em vidas anteriores ele o Santo Condestável Nuno Álvares Pereira (posteriormente, Tomé de Souza, 1.º Governador Geral do Brasil), e ela a Rainha Santa Isabel. Isto mesmo está escrito na Carta-Revelação de 4.1.1952 pertencente ao Livro dos Makaras. Diz:
– Todos já conhecem quem foi o Condestável na sua vida anterior… do mesmo modo que na seguinte, Tomé de Souza. E a seguir, o Barão Henrique Antunes da Silva Neves.
Noutra parte da mesma Carta-Revelação:
– D. Nuno Álvares Pereira, tal como a Rainha Isabel, nunca deixaram de existir. As suas mortes são misteriosas… mesmo que ficassem os cadáveres, em ossos ou cinzas… para tradição das suas vidas, na História de Portugal. No entanto, mudaram de corpos. Essa esteira luminosa que mais parece a da Via Láctea… veio ter ao Brasil.
Reitera o Mestre reitera na Carta-Revelação de 20.1.1952 pertencente ao mesmo Livro:
– Os Barões da Silva Neves não saíram apenas da Essência Espiritual do Condestável e da Rainha Isabel, a Santa, mas também dos seus corpos imortais, pouco importando o que deles fala a História Portuguesa, a Época, etc. (…) O meu pai e o meu avô eram amigos e parentes dos Barões da Silva Neves; por sinal que o meu pai foi armador, e ele também. Além de pertencerem a diversas Ordens de Cavalaria, etc.
Quanto à vida anterior do Barão como o “Santo e Guerreiro”, D. Nuno Patricial (Condestável) e D. Nuno Eclesial (Monge), sim, Avatara do próprio AKDORGE ou “Homem da Couraço ou Manto Vermelho” (MARTE) que lhe terá aparecido pouco antes da Batalha de Aljubarrota, o Mestre JHS diz ainda na Carta-Revelação de 4.1.1952:
– Todos os países do Mundo possuem a sua História. A verdade, porém, é que depois do Ramo Racial Greco-Latino, que inclui Celtas, Galos (inclusive a França), etc., nenhum se compara a Portugal ou PORTO GALO, Gaulês, etc., para cujo lugar, por ser litoral e outras razões, o Manu UR-GARDAN, “o Homem do ÉDEN ou JARDIM DE FOGO”, conduziu o seu POVO, imitado por NUN´ÁLVARES, porque… aqueles que se antepuseram aos seus passos foram derrotados, foram aniquilados, sofreram a MORTE, porque, de direito e de facto, “o Manu é Senhor de Vida e de Morte, não só sobre o seu Povo como do Mundo inteiro”, cujos seres, por sua vez, são frutos, sazonados ou não, dos Manus anteriores, todos Eles, por sua vez, nascendo do Manu Primordial.
Pois sim, avançando no tempo tem-se que após o Acidente de Lisboa, na Rua Augusta, ocorrido com os Gémeos Espirituais HENRIQUE-HELENA, alguns anos depois o Insigne Casal de Barões desfez-se dos seus negócios e bens em Lisboa e Goa (nesta última residindo na Rua Espelho de Flores, depois só Rua das Flores, n.º 19, junto ao Largo da Igreja de São Lourenço, a caminho do Forte dos Três Reis Magos) e foi fixar residência no Brasil, em São Salvador da Bahia, ou melhor, na Ilha de Itaparica fronteira à cidade, no sítio de Caixa-Pregos junto à estrada levando à igreja de São Lourenço.
Sentindo grande afecto por Henrique José de Souza, e talvez ainda coagidos pela tragédia ocorrida em Lisboa, não querendo que se repetisse alguma mais, estes seus Paraninfos ou “Barões Assinalados”, parafraseando Camões, fizeram de Itaparica a sua nova morada, onde passaram a viver de maneira mais humilde ou recatada, discreta. Acerca da instalação dos Barões em Itaparica, o Mestre JHS escreveu na sua Carta-Revelação de 11.9.1941:
– Como Refugium Peccatorum, não quer dizer que seja “lugar de castigo”. Puro engano! Mas antes de purgação, de elevação, de destruição de erros ou karma, como o próprio Henrique da Silva Neves (o Santo Condestável) e Helena da Silva Neves (a Rainha Santa Isabel – Ísis Babel ou Abel, etc.) se ocultarem até hoje, cercados da sua Corte, alguns Adeptos que auxiliaram, como Eles, os primeiros dias dos Gémeos, quando ambos tinham 15 para 16 anos de idade material ou humana. Assumiram conscientemente a responsabilidade indo PURGAR-SE na referida Ilha, desde que não podiam fazê-lo em Shamballah, nem mesmo na Agharta… S. Salvador fica fronteiriça, e passa por ser a terra natal de ambos os Gémeos Espirituais, Henrique e Helena como Eles, os dois prodigiosos Seres.
Na Bahia, o Casal de Barões esteve ligado ao negócio das águas abastecedoras de São Salvador, e nesta mesma cidade, na Casa do Paço do Saldanha, os Preclaros Membros da Ordem de Mariz que haviam acompanhado o seu Chefe, costumavam reunir-se.
De Itaparica o Casal mudou-se para Teresópolis, em 24.12.1941, e finalmente, no início de 1944, para a região de Minas Gerais do Sul, onde passou a residir nas proximidades da cidade de São Lourenço, e aí costumava encontrar-se assiduamente com o Professor Henrique José de Souza. Diz-se até que a arquitectura e acústica do Templo da S.T.B. nessa cidade, inaugurado em 24 de Fevereiro de 1949, haviam sido sugeridos pelo Barão ao Professor…
Bastante idosos, no final das suas vidas terrenas e num época em que o Professor H.J.S. e a sua Obra eram severamente atacados pelas Forças Sinistras da Involução ameaçando gravemente a sua continuidade na Face da Terra, os Barões da Silva Neves, juntamente com o seu sempre fiel Mordomo José Ramayana, luso-goês então também já muito idoso, em 20 de Novembro de 1944 decidiram oferecer em holocausto as dádivas das suas vidas em troca da sobrevivência na Face da Terra de Henrique José de Souza, da sua Instituição e Obra. Estes Insignes Yokanans Arautos foram então recolhidos ao Interior da Terra, à Capital do Mundo de Badagas, MEKATULAN, localizada sob a cidade de São Lourenço (MG), e voluntariamente sujeitaram-se ao Ritual Jina de DJINA-MASDHAR, o mesmo Joanino da “Degola da Cabeça” ou do “Holocausto do Inocente”, igualmente chamado “Derrame do Sangue Real” que até a MAÇONARIA ADONHIRAMITA reproduz simbolicamente em seu seio, no simbolismo ritualístico do MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BAPTISTA. Isto equivale ao sacrifício voluntário na Cruz (4.ª Iniciação Real do Arhat) a favor da Ressurreição (5.ª Iniciação Real do Asheka), o que implica o sentimento doloroso do holocausto auto-imposto a favor da sobrevivência de algo ou alguma coisa, neste caso, repito, tendo como fito a salvação terrena ou humana da própria OBRA DO ETERNO NA FACE DA TERRA, cuja expressão máxima era o próprio JHS.
Muito frequentemente o sentido da “cabeça decapitada” não representa tanto um martírio individual e mais uma “decapitação” simbólica do Chefe visível de determinada Ordem que, apesar de ter perdido quem a conduzia exterior ou publicamente, prossegue firme no Ideal que aquele havia plantado. Realmente, desde 20.12.1944 que os Barões da Silva Neves deixaram para sempre a Face da Terra, mas a Ordem de Mariz prossegue a sua semeadura através da Ordem do Santo Graal e de quantos participam da Diáspora Espiritual a favor da Parúsia, do Advento do Cristo Universal.
A relação do Professor Henrique José de Souza com a Ordem de Mariz foi profícua e estreita ao longo de toda a sua vida. Chegou até a receber da mesma um estojo com o Pano de cores verde e vermelha envolvendo a Cruz da Ordem, pela época do Sacrifício dos Barões, altura em que o Barão Henrique Neves ofereceu ao Venerável Mestre a sua Comenda.
No dia 14.3.1955, às 17 horas, o Discípulo Carlos Lucas de Souza foi chamado à Vila Helena, em São Lourenço (MG), onde foi designado “REPRESENTANTE DO EXCELSO AKDORGE” e agraciado pelo Mestre JHS com a mesma Grande Comenda que pertencera ao Barão Henrique da Silva Neves, o símbolo ligado ao Dragão de Ouro (Satva, Espiritual, Solar, a própria Grande Loja Branca), e isto pelo valoroso trabalho do Discípulo em prol da construção da Obra, solenidade a que estiveram presentes aos Irmãos Cavaleiros de Akdorge, entre os quais, Itagiba e Sebastião Vieira Vidal.
A relíquia sagrada acabou guardada, por familiar de Carlos Lucas de Souza, numa caixa de sapatos a qual, desgraçadamente, veio a perder-se arrastada pelas enxurradas que no ano 2000 assolaram a cidade de São Lourenço…
Estojo enviado pela Ordem de Mariz ao Professor Henrique José de Souza
De 20.12.1044 em diante, os Espíritos, as Essências Imortais dos Barões Henrique e Helena da Silva Neves passaram a vibrar em dois outros Seres, com 10 anos de idade, chamados MÁRIO LÚCIO e MARIA LÚCIA. Nascidos em 13 de Maio de 1934, tiveram como Pais Espirituais HELENA IRACY (1.º Corpo) e KRIVATZA (Jesus, Avatara de AKDORGE), mas cujos Pais efectivos, carnais, foram os Adeptos HEINRICH GORDON SCHMIDT e HELEN GORDON SCHMIDT, pertencentes ao Sistema Geográfico de EL MORO, E.U.A.
Como cada YOKANAN possui três nomes diversos de acordo com a sua localização, como revelou JHS na sua Carta-Revelação de 17.1.1951, tem-se que os mesmos Seres são:
MÁRIO LÚCIO e MARIA LÚCIA – EL MORO (CIMARRON)
HÉLIO e SELENE (BUDA-BUDAI) – BAIRRO CARIOCA (SÃO LOURENÇO)
HERMES e JEFFERSON – MEKATULAN (BADAGAS)
Com isso ligam-se às “misteriosos crianças” do Bairro Carioca de São Lourenço, com os mesmos nomes dos filhos físicos do Casal Henrique José de Souza e Helena Jefferson de Souza, facto sobre que diz o Venerável Mestre JHS na sua Carta-Revelação de 25.1.1952, pertencente ao Livro dos Makaras:
“Não devemos esquecer que há muitos anos foi anunciado: que dois Seres seriam Professores de Hélio e Selene. Tal Hélio era bem outro, do mesmo modo que Selene, como prova em tais corpos estarem hoje avatarizados os Barões da Silva Neves, tendo por Coluna Central, como já antes a tivera, um YOKANAN de elevada Estirpe”… KAFARNAUM, o 8.º Chefe da Linha dos 7 Yokanans principais.
Tendo sido as Colunas Vivas “emprestadas” a AKDORGE no Ocidente, de 1850 a 1944, desta data em diante perfiladas Colunas Vivas de AKGORGE, Irmão Gémeo daquele, teve-se no “Barão Yokanan” o exercício do Trabalho a ver com o 5.º Senhor ARABEL e a 5.ª Raça-Mãe Ariana, e na “Baronesa Sibila” a consecução do Labor relacionado ao 4.º Senhor ATLASBEL e a 4.ª Raça-Mãe Atlante, anunciados pelos do Grande Adepto seu Filho LEONEL; ambos juntos operando para o 6.º Senhor AKBEL e a 6.ª Raça-Mãe Crística, Cristina ou BIMÂNICA, acção anunciada pela Linha do Chefe dos Yokanans, KAFARNAUM, das formas mais diversas até hoje mesmo.
Os esquemas seguintes certamente darão uma noção mais clara desse metabolismo, dessa transformação e acção que faz parte da dinâmica permanente do Mundo dos Jinas ou Adeptos Perfeitos, exercendo a sua influência constante na humana, mortal e insípida pequenez de quem vive e só na Face da Terra.
Antes 1944:

Pós 1944:

Assim se cumpriu a Profecia de Sintra, ou seja aquela que fala da trasladação dos Valores espirituais do Oriente para o Ocidente, aqui reproduzida na versão latina e respectiva tradução portuguesa:

Volventur saxa litteris et ordine rectis
Cum videris Oriens, Occidentis opes
Ganges Indus Tagus erit mirabile visu
Merces commutabit sua uturque sibi.

Patente me farei aos do Ocidente
Quando a porta se abrir lá no Oriente.
Será coisa pasmosa quando o Indo
Quando o Ganges trocar, segundo vejo,
Os seus efeitos (espirituais) com o Tejo.

Sobre o que adianta o Mestre JHS no seu Livro do Graal (Carta-Revelação de 19.5.1950):
– Não é de estranhar, pois, que na SERRA DE SINTRA, ao lado daquela profecia que fala da nossa Obra, de modo indirecto, mas para ser revelada por quem foi, embora que os lusitanos mais cultos a conheçam (inclusive através de Cintra Pinturesca), dizia, ao lado daquela famosa profecia também ali esteja mais esta: “Aqui neste lugar as ÁGUAS pariram dos VENTOS”.
Ar e Água, Vayu e Apas, Mental e Emocional, Homem e Mulher, Ulisses e Ulissipa, Henrique e Helena, juntos no mais perfeito dos Androginismos, aqui mesmo, na Montanha Sagrada dos Mouros, Moryas ou Marizes, para não dizer Marus e Marutas ou “Forças Vivas do Rei do Mundo”. Sim, aqui mesmo onde o Quinto Senhor ARABEL cada vez mais se integra no seu Retro-Trono, Shamballah, pois que a Terra já passou a metade do Quarto Sistema de Evolução Universal, motivo do Futuro manifestar-se cada vez mais na Hora Presente.
As razões apresentadas não são, de maneira alguma, voluntariosas ao sabor de alguma e pessoal apetência inflamada “patrioteira”, não, pois é o próprio Mestre JHS quem positivamente reitera o facto na sua Carta-Revelação de 2.5.1958, Duas e Três Tragédias, senão mais, in Livro do Ciclo de Aquarius:
– O Quinto Sistema será naquele Lugar, isto é, em Portugal, na Serra de Sintra, onde a sibila estampou o mistério do Futuro, o mistério do QUINTO IMPÉRIO, também cantado pelo poeta lusitano, que fala de um só Altar, de um só Cálice de Ouro que há-de luzir. Portugal, Arquivo das Raças de Elite, principalmente a Greco-Romana, não podia deixar de ser o QUINTO SISTEMA.

“Um só Altar e um só Cálice de Ouro”, sim, o do Templo de Maitreya onde JHS elevou o Santo Graal, gesto sacrossanto assinalando a elevação do próprio Mundo ao Deus Único e Verdadeiro
Como o Sistema Geográfico do Roncador, Estado do Mato Grosso, Norte do Brasil, está igualmente para o Futuro Quinto Sistema ou Império Universal, como revelou o próprio Mestre, então, ter-se-á a SINTRA do Presente como o Núcleo Interno da XAVANTINA do Futuro. E assim as dicotomias aparentes se consolidam, se desvanecem…
Para isso concorrem as sete substâncias ou princípios naturais (tatvas) de que se compõe o SISTEMA GEOGRÁFICO SINTRIANO, à guisa da “Serpente Irisiforme” desde o Seio da Terra vomitando à Face da mesma as chamas púrpuras de KUNDALINI, o “Fogo Criador do Espírito Santo” que aqui é OMNIPRESENTE, por este Santo Vau ou “Escoadouro” como CHAKRA LARÍNGEO DO MUNDO, sobre o que diz o Professor Henrique José de Souza na sua Carta-Revelação de 28.4.1958 (in Livro do Ciclo de Aquarius):
– Quando o Bodhisattva (JEFFERSUS), em 1800, realiza o Avatara dos Gémeos no alto da Serra de Sintra, razão porque até hoje semelhante lugar se chama o “PICO DO GRAAL”. E isto diz tudo, em relação ao Graal em nosso Templo. A Serra de Sintra também é formada de sete substâncias. Lá nasceu a Obra no Avatara de (Setembro de) 1800.
Com essas sete substâncias naturais se compõem as 7 Vestes do Luzeiro em Projecção (Ishvara) através do respectivo Planetário de Projecção (Kumara), que no mapa gnoseológico da Montanha Sagrada de Sintra localizam-se nos pontos seguintes, reproduzindo na Face da Terra, como Sistema Geográfico, um Sistema Planetário sideral:
MULADAK – CASTELO DOS MOUROS – PRITIVI (TERRA) – FÍSICO – SOL
ISADAK – SANTA EUFÊMIA – APAS (ÁGUA) – ETÉRICO – LUA
SAMADAK – SÃO MARTINHO – TEJAS (FOGO) – EMOCIONAL – MARTE
SATADAK – SÃO SATURNINO – VAYU (AR) – MENTAL INFERIOR – SATURNO
ANADAK – LAGOA AZUL – AKASHA (ÉTER) – MENTAL SUPERIOR – VÉNUS
REIFADAK – SETEAIS – ANUPADAKA (SUBATÓMICO) – INTUICIONAL – MERCÚRIO
JEVADAK – PARQUE DA PENA – ADI (ATÓMICO) – ESPIRITUAL – JÚPITER
Como Oitava Coisa ou Substância Síntese (MAHA-TATVA) participando da Substância Universal (SVABHÂVAT ou SINDAK, em sânscrito e aghartino), ela é representada pela própria ADITI, “Mãe dos Deuses”, figurada na SENHORA DO Ó na QUINTA DA TRINDADE (THEOTRIM), expressiva dos Três Logos em Acção.
A capela e a imagem de mármore em tamanho natural da Senhora do Ó na Quinta da Trindade desapareceram faz alguns anos, contudo, conservo o seu testemunho em fotos raras fazendo parte do meu espólio pessoal. Vale também a reposição da Cruz Alta, no alto do Parque da Pena (o mesmo Pico do Graal), em parte devido aos meus constantes protestos públicos. E faço votos que com os mesmos constantes protestos seja finalmente reconstruído o Chalet da Condessa d´Edla, no mesmo Parque, e nele se instale um Museu dedicado à Condessa morganática desta Serra Sagrada e a qual foi quase Rainha de Portugal.

Nossa Senhora do Ó da Quinta da Trindade, Sintra
O profícuo Sebastião Vieira Vidal, falecido, antigo Mordomo do Templo de São Lourenço e quase coevo do início da Obra de JHS no século XX, deixou escrito na Aula n.º 9 da sua Série Juventude, composta nos inícios dos anos 70 da centúria:
– Chegamos ao Quinto Posto Representativo, situado na Serra de Sintra, Portugal. É dirigido pelo Quinto Dhyani Jina ou Budha, EDUARDO JOSÉ BRASIL DE SOUZA. O Chefe da Ordem de Mariz que lhe dá cobertura tem o privilegiado nome de MALAQUIAS. É responsável pela cobertura espiritual de todas as criaturas humanas que foram julgadas boas no último Julgamento da Humanidade (1956) e que residem ou vivem na Europa.
Este Posto Representativo está muito ligado aos mistérios da nossa Obra, posto que está localizado no interior da Serra de Sintra onde esteve por muito tempo o Quinto Bodhisattva, o Cristo, com a Sua Excelsa Contraparte, Moriah. Estiveram, também, no mesmo Local, em 1899, os Corpos dos Gémeos Espirituais, após o Acidente de Lisboa, verificado à Rua Augusta em 27 de Julho de 1899. Estiveram nessa Serra Sagrada os Kumaras Dhyananda e Sanat-Sujat, mantendo a vida dos Corpos dos Gémeos Espirituais, quando tinham 16 Primaveras.
Na Serra de Sintra, internamente, funciona algo como sendo a Obra no seu aspecto universal, oculto, real. Os Augustos Seres que vivem no seu interior estão para os Irmãos de Portugal assim como nós, em São Lourenço, estamos para o interior da Montanha Moreb. Eles não podem entrar em contacto com os Irmãos da Instituição da Face da Terra, por estarem num estágio evolucional bem mais alto, e não seriam entendidos pelos componentes da Instituição, antes, talvez, mal-entendidos… O corpo emocional dos Munindras não está preparado para receber certos impactos vibratórios. A sensibilidade Deles é muito refinada e a acção directa, por parte Deles, na Obra, consideram como sendo um desprestígio para o nosso Mestre e para a nossa Grã-Mestrina. Eles apenas instruem, pela Inspiração, os componentes da Instituição, porque a Realização pertence aos da Face da Terra.
Os Irmãos de Portugal reverenciando a Serra de Sintra, estão reverenciando a Agharta, ao Mundo de Duat e ao Mundo dos Jinas ou Badagas, posto que naquela Serra esteve durante algum tempo a Verdadeira Taça do Santo Graal, com o Santo Sangue. Os Gémeos Espirituais, quando crianças, em 1800, foram apresentados ao Mundo através desse Quinto Posto Representativo. Estiveram presentes ao acto: o Bodhisattva Jeffersus, Moriah, o Dhyani-Kumara Gabriel, Ralph Moore e vários Membros da Ordem do Dragão de Ouro.
Para se sentir os valores desse Posto Representativo, dirigido pelo Príncipe EDUARDO JOSÉ BRASIL DE SOUZA, basta ouvir o “Hino ao Amor” da autoria do Intérprete do Som, com a respectiva letra. Assim Portugal se uniu ao Brasil.

Serra Sagrada de Sintra
Na noite de 24 para 25 de Fevereiro de 2009, recebi a informação de que os Gémeos Espirituais HENRIQUE e HELENA iriam deslocar-se de SHAMBALLAH para o interior da Embocadura de SINTRA, no Mundo de BADAGAS, onde ficariam até 8 de Julho do ano corrente, regressando, logo após as Celebrações dos Dhyanis-Budhas do Novo Pramantha (os Filhos de Akbel, as “Embocaduras do Corpo do Pai”), ao “Pombal das Aves Celestes”, o Laboratório do Espírito Santo – SHAMBALLAH. E que durante esse prazo iria registar-se uma série de acontecimentos visíveis e sensíveis que afectariam beneficamente a Obra do Eterno e, por extensão, ao próprio Mundo.

Os Gémeos Espirituais Henrique e Helena
Fiquei para ver e não esperei muito… Logo no dia 26 desse mês participei num jantar-debate sobre a “Espiritualidade de Sintra”, num restaurante na mesma vila (“D. Pipas”, cujo dono pouco faltou para ver alguns bebendo não pelo copo mas pela pipa…), onde, como convidado principal, sofri um embate brutal com as forças da oposição à Boa Lei da Evolução. Casa cheia, não havendo lugar para mais gente, muitos ficando à porta, eis que o cenário público estava montado para certos intelectuais da “praça pública” exibirem vaidosa e pomposamente os seus dotes intelectuais de materialistas de “cana-rachada”, perdão, kama-manásicos, vomitando com a sua boca podre o fel da iniquidade: de forma boçal começaram por ofender o Nome de Deus, desceram ao “paranóico” Henrique José de Souza, até chegar ao sábio mas “alucinado” Vitor Adrião. Quando tocaram no Bom Nome do Professor, achei que já bastava de impropérios, levantei-me, interrompi-os e calei-os, com palavras suasórias mas vigorosas. A vasta assistência, cuja maioria não me conhecia, deu-me inteira razão. Nesse embate e desbarate dos magos negros que são todos eles, servindo-se do Mental para rebaixar a Condição Humana, ainda tive tempo para referir que o Santo Condestável Nuno Álvares Pereira, no fim do século XIV, viveu em Sintra e restaurou o Castelo dos Mouros… o que é muito significativo, para nós os da Obra do Eterno.
Dando como encerrado esse episódio turbulento, no sábado seguinte (dia 28) realizou-se no Santuário AKDORGE de Portugal o Ritual da Yoga Universal, e foi quando informei os mais próximos de mim sobre a vinda dos Gémeos Espirituais de Shamballah para Sintra.
No dia 5 de Março realizei uma palestra-debate no Teatro Confluência, na Cidadela de Cascais, dirigida pela poetisa Helena Torrado e o actor Ricardo Carriço. Tema escolhido no memento pelos organizadores: “Cascais – Sintra e os Mundos Subterrâneos”. Mais uma vez, a Lei de Causalidade manifestava-se em plena acção, sim, porque os promotores do evento nada sabem destes Mistérios, como ignoram que essa actividade pública após foi rematada em Templo com o Ritual Yoga de Akbel.
Depois disso, houve admissão de membros de ambos os sexos à COMUNIDADE TEÚRGICA PORTUGUESA.
Completamente alheio ao que se desenrolava no escrínio da Obra dos Deuses em Portugal, ainda assim o filho primogénito do Professor Henrique José de Souza, sr. Hélio Jefferson de Souza, “veio atrás…”, isto é, visitou o nosso País de 11 a 19 de Abril, deslocando-se às cidades de Lisboa e Porto acompanhado de uma comitiva brasileira, onde se reuniram com vários dos seus antigos confrades portugueses. Tendo feito o que queria fazer, o sr. Hélio regressou ao Brasil sem ter ido a Sintra.
No mesmo mês de Abril do ano corrente, no dia 25 com a Lua Nova no signo do Touro, realizou-se novo Ritual da Yoga Universal no Templo dos Teúrgicos Portugueses, em homenagem ao Dharani MALAQUIAS na pessoa do Barão HENRIQUE ÁLVARO ANTUNES DA SILVA NEVES, Grão-Chefe Temporal da ORDEM DE MARIZ, reencarnação de D. NUNO ÁLVARES PEREIRA. Logo no dia seguinte, dia do Sol, domingo, 26, marcando o Matra-Akasha 19.006, o Papa Bento XVI, em Roma, elevou Nuno Álvares Pereira a Santo da Igreja, como se esta vassalasse o “Cavaleiro do Santo Graal” desde cedo apodado de Galaaz, apodo arturiano do próprio Cristo.
Após, no dia 30 de Abril realizei a primeira conferência pública mundial (tive o cuidado de informar-me com antecedência do facto) dedicada ao Santo Condestável: “Nuno Álvares Pereira – Santo e Guerreiro”. Foi efectuada na Galeria Matos Ferreira, em Lisboa, próxima do Palácio onde Cagliostro se hospedou no século XVIII, junto à Rua da Rosa, no Bairro Alto. A casa encheu-se de gente, e numa das fotografias tiradas no evento aparece uma significativa mão etérica sobre o piano que estava à minha direita. Mão protectora, mão inspiradora, mão abençoando de ALGUÉM pertencente ao Mundo dos Jinas ou dos Imortais, sobre o piano que é o mais iniciático dos instrumentos musicais, sim, exprimindo a execução da MÚSICA DAS ESFERAS em forma de ODISSONAI, que se cantou a 9 de Maio pela Lua Cheia desse mês de MAYA, MARIA ou MORIAH, a Excelsa Mãe Divina.
Nesse mesmo mês de Maio dei início ao Curso “Portugalidade e Tradição”, na Academia de Letras e Artes em Cascais, tendo a 24, domingo, dirigido uma visita de estudo ao Mosteiro da Batalha e ao Campo de Aljubarrota, ainda dedicada ao Santo Condestável, empresa organizada pela Galeria Matos Ferreira. Aí, no campo onde se deu a Batalha de Aljubarrota (14 de Agosto de 1385), junto à Capela de São Jorge reuni os presentes e desferi, num discurso breve mas certeiro, um golpe forte nas mayas que muitos carregavam consigo (e ainda carregam…) tomando “a nuvem por Juno”, causa principal das suas inúmeras preocupações e doenças.

Fenómeno do Mundo Jina: a mão etérica sobre o piano dirigida ao autor deste estudo
Finalmente, na primeira semana de Julho, em Homenagem aos 7+1 Dhyanis-Budhas, realizou-se no Templo Português, em uníssono com o Templo Sedote, em Baixo, o Ritual Nobre do ODISSONAI, tendo correspondido ao 5.º Dhyani, 5 de Julho, o domingo, dia do SOL. À meia-noite de 4.ª feira, dia de MERCÚRIO e de AGHARTA, 8 de Julho, número cabalístico dos GÉMEOS ESPIRITUAIS, estes deixaram SINTRA de regresso a SHAMBALLAH, enquanto na Face da Terra, no Templo, se procedia à YOGA DO MUNINDRA, ou seja, aquela legada por AKBEL.
Ainda neste ano de 2009, nos dias 3 e 4 de Agosto, desloquei-me com a minha esposa a São Lourenço de Ansiães, em Trás-os-Montes, por ambos querermos rematar a homenagem à Vinda dos Gémeos Espirituais aí mesmo, nesse Lugar de Purgação ou Purificação.
Sobre esta aldeia transmontana, o Professor Henrique José de Souza escreveu no seu artigo Cagliostro e São Germano (in revista “Dhâranâ”, n.º 110, Outubro a Dezembro de 1941, Ano XVI):
– Tal Ordem (de Avis), entretanto, servia de escudo (ou “cobertura exterior”, Círculo de Resistência, etc.) a uma outra intitulada “Ordem de Mariz”, pouco importa que a História a desconheça por completo. Os seus raros filiados espalhavam-se por toda a parte do mundo, como “Membros do Culto de Melquisedec”, sendo que o nome “Mariz”, que aliás inúmeras famílias nobres de Portugal o possuíram, tem por origem: Morias, Mouros, Marus, etc., etc. Os mais Antigos se reuniam nas proximidades de certo lugar, que ainda hoje traz o nome de “S. Lourenço dos Anciães”.
No distrito de Bragança, e concelho de Anciães, fica a 6 quilómetros desta vila a aldeia de Pombal, distando 104 quilómetros para NE de Braga e 360 para N de Lisboa. No fundo de extenso “monte”, descendo para o rio Tua, brotam aí duas nascentes num local denominado S. Lourenço, por se achar o tanque que as recebe construído em uma casa que, em outros tempos, foi a capela dedicada ao referido santo… Tão modesto balneário foi mandado construir, em 1730, pelo padre António de Seixas, talvez membro da referida Ordem… Uma das nascentes é muito abundante, e ambas são conhecidas pelos nomes: Pombal dos Anciães, S. Lourenço e Caldas dos Anciães. Outrora, porém, ninguém sabe a razão, chamavam-se, às duas Fontes, Henrique e Helena… A água jorrava por duas bocas, representadas por dois golfinhos. E por cima, Castor e Pollux.
Volvendo a S. Lourenço dos Anciães, era aí, como se disse, onde se reuniam, em tempos mui distantes de hoje, os Preclaros Membros da Ordem de Mariz. Santos e Sábios Homens, muito influíram na grandeza do velho PORTUGAL, e também na do BRASIL.
A Ordem de Mariz tinha as suas insígnias (cruz e fita) Verde e Vermelho, isto é, o verde que veio a usar depois a de Aviz, e o Vermelho da de Cristo. Interessante que são as mesmas cores da respeitável Bandeira de Portugal… Mistério! Embora arrisquemos a dizer que “felizes daqueles que se acham sob a referida Protecção do Governo Oculto do Mundo”! Nessas condições, até hoje: PORTUGAL E BRASIL.
Todos que estão nas fileiras da Obra do Venerável Mestre JHS deveriam, ao menos uma vez na vida, visitar Pombal de Ansiães e a próxima Fonte Santa (Termas) de S. Lourenço. Todos que não são da Obra também a deverão visitar, pois a aldeia é hospitaleira e tem muito e variado para oferecer aos visitantes, desde os passeios culturais aos concertos musicais e à gastronomia regional. Só dessa maneira Pombal de Ansiães será arrancada ao seu “eterno mal”, que é o de todo o País interior: o isolamento, ainda mais dificultado pelos meios de acesso, já de si parcos e pobres. Os últimos acidentes, resultando mortais, na linha ferroviário do Rio Tua, a mais bela da Península Ibérica, senão da Europa, não se deve aos carris mas aos bizarros e desequilibrados “metros de superfície” (!!!). Sugiro voltar-se aos comboios a vapor, mais afins à paisagística local e mais atractivos para o turismo em geral, principalmente o termal e ecológico.
O autor nas Termas de São Lourenço dos Ansiães, 3.7.2009
Foi precisamente o muitíssimo abandonado lugar da Fonte Santa o primeiro que visitámos. Junto à arruinada “Casa da Acácia” (flor simbólica da Iniciação na Maçonaria Tradicional) que funcionou como hotel rural e pertenceu à família do dr. João Carlos Noronha, está a humilde capelinha de S. Lourenço, mandada faz por algum pároco de pressuposta descendência brasileira (muitas famílias brasileiras, ou luso-brasileiras, procuraram refúgio em Pombal de Ansiães nos fins do século XIX e aí construíram as suas moradias, algumas delas sumptuosas mas bem enquadradas na paisagem local) a pedido, talvez, dos fiéis que então procuravam ser baptizados aí com a água da Fonte de S. Lourenço.
Por cima da ombreira de entrada na capelinha está uma inscrição muitíssimo mal realçada a negro por alguém recente, rezando o seguinte que até hoje ninguém conseguiu traduzir, conforme me informaram:
“Mandou-a fazer o vigário da freguesia José da Liocida (Leôncida) Neves no ano de 1839.”
O vigário José Neves seria, possivelmente, parente do Barão Henrique da Silva Neves.
Entrada da capela de S. Lourenço das Termas de Ansiães
Mais uma vez deixei-me absorver pelo odor e fumo intenso das águas sulfurosas, vulcânicas, correndo constantes e abundantes dentro da Fonte Santa, edifício piramidal encimado exteriormente por uma cruz a qual, se perspectivada na base do mesmo, apontando ao Seio Assúrico da Terra, dá precisamente o símbolo alquímico do Enxofre Filosófico.
Este é lugar de purgação, de purificação psicofísica a que foram sujeitos os Gémeos Espirituais em 1899, pouco antes da Tragédia na Rua Augusta. Aliás, tudo neste lugar de Pombal de Ansiães (os Anciães da Ave do Espírito Santo fundadores da Portugalidade Iniciática, ao início com residência nas proximidades, no castelo templário de S. Salvador do Mundo, tanto podendo ser o Cristo como o Quinto Luzeiro agindo por Ele quanto, ainda, a corporificação operática de Ambos na Soberana Ordem de Mariz, tendo como “Círculo de Resistência” externo a Ordem do Templo) tem a ver com a provação e a purgação corporal e anímica.
Esse facto regista-se não só nas águas sulfúricas como dentro da igreja de S. Lourenço, na aldeia de Pombal, onde está a interessante pintura do “Painel das Almas do Purgatório”, com legendas, uma delas mostrando as almas castigadas implacavelmente pelo “bicho da consciência”…
No tecto de madeira, ao centro, a pintura extraordinária do busto de S. Lourenço sobre a menorah, o candelabro de 7 bocas acesas. Sendo Lourenço um Santo Graalístico Solar, luminário, expressa então o “Senhor da Luz” incarnado no Cavaleiro da Couraça ou Manto Vermelho que é o próprio AKDORGE, expressão fidedigna de ARABEL no topo do Candelabro Celeste (cujas borlas pendentes da figura formam um triângulo representativo da Tríade Superior, Flogística, em formação), ou seja, o das 7 Lampadários ou Luzeiros de que ARABEL é o primeiro aqui, na Lux-Citânia ou “Terra de Luz”, sim, a Luz Lúcida promanada do Seio da Terra desde o Quinto Posto Mundial em SINTRA. Arabel, Samael, Sintra… tudo se enquadra, desde que se saiba fazê-lo à luz da Tradição da Obra do Eterno.

O Cavaleiro do Manto Vermelho na igreja de Pombal de Ansiães
Por baixo da pintura dentro dum caixilho oval, inscreveu-se uma legenda latina alusiva ao martírio de S. Lourenço numa grelha incandescente:
“Adhaes it animà mea post te, quia caro mea igne cremàta est prote, Deus meus.”
Tradução:
“Acolhe a minha alma em ti, porque a minha carne queimada é destruída, meu Deus.”
O simbolismo e significado esotérico da ilustração, extraordinária e raríssima no género, já foi motivo de desenvolvimento no meu livro A Ordem de Mariz (Portugal e o Futuro), dado à estampa pela Editorial Angelorum Novalis em Maio de 2006, com algumas imprecisões cronológicas e epigráficas agora rectificadas aqui.
No chão da igreja estão alguns túmulos junto ao arco triunfal que abre para o altar-mor, cujas tampas inscrevem e só uma misteriosa letra aghartina, usada tanto para designar o signo de AQUARIUS como, sobretudo, o de MAKARA. É caso para perguntar: quem são esses Makaras que escolheram este templo para sua morada eterna?
Túmulos misteriosos na igreja de Pombal de Ansiães
No exterior da igreja, tem-se no topo da parede traseira, entre a cruz e a rosa, a inscrição seguinte: “”Esta obra mandou fazer o reverendo António de Seixas 1750”. O padre António de Seixas está retratado sobre o andro antes da assembleia, por debaixo do coro, mas o seu rosto foi raspado, apagado de maneira parecendo-me muito propositada. Bem parece que, realmente, os “Encobertos” não gostam de desvelar-se…
Pouco depois do nosso regresso de Pombal de Anciães, deu-se o notável fenómeno astronómico das Lágrimas de S. Lourenço virem beijar a Terra, ou seja, uma Chuva de Estrelas enviadas da Constelação de Perseu, figura sideral do próprio Akdorge, como consta no Livro Síntese de JHS. Mais uma vez, a Lei de Causalidade em plena acção.
Para encerrar este estudo dedicado à Excelsa Mãe Divina incarnada na Ordem que A representa como Espírito Santo na Terra, respigo alguns trechos da carta de D. Helena Jefferson de Souza, escrita em São Lourenço (MG) em 28.1.1977, dirigida Aos queridos Filhos de Sintra:
– Felicito a todos por tão feliz empreendimento, que vem provar o entusiasmo e amor de vocês pela nossa Obra, a qual teve o seu ponto de apoio, para chegar ao Brasil, aí em Portugal, ou, mais precisamente, em Sintra, que Lhe deu grande cobertura espiritual, com o vigoroso impacto dos Gémeos Espirituais pelos Braços poderosos do 5.º Bodhisattwa. Notem bem: o 5.º Bodhisattwa no 5.º Posto Representativo. Não é admirável? É tema de meditação.
No Presente trabalhamos para o Futuro. E já que tenho falado tanto em 5.º Princípio, 5.º Sistema, não será demais lembrar que o número 5, ou melhor, o Arcano 5 é a chave numérica do Pentagrama Sagrado, o qual deu origem à forma do corpo humano. A criatura humana, de braços e pernas abertos, é uma Estrela de Cinco Pontas. É o ser da 4.ª Hierarquia com a possibilidade de alcançar o 5.º Princípio Cósmico. Será o Sistema Endócrino que formará a estrutura humana do 5.º Sistema, como, hoje, o Cérebro-Espinal o é do 4.º Sistema. Adianto-lhes que jã existem Seres que são frascos humanos que abrigam a Quinta Essência Divina, que desceu dos Céus como Hálito de Deus. Estes são os Orientadores da Humanidade. Ai dela se não existissem esses suportes físicos, garantindo-lhe a possibilidade de evoluir.
Para terminar, um conselho que há tempos dei no Templo: “Sem o Amor Universal nós não podemos trabalhar pela Obra. Tem que haver “esta unidade”. Nós somos “um” aqui dentro; o nosso pensamento tem que ser uníssono, o corpo tem que ser “um”. Então, se Eu sofro, todos sofrem comigo, se o meu Filho sofre, todos sofrem com Ele; se o meu Irmão sofre, todos sofrem com Ele. Tem que existir essa “Unidade Absoluta” aqui dentro”.
AUTOR: Vitor Manuel Adrião

AT NIAT NIATAT
(Um por Todos e Todos por Um)
BIJAM

Créditos fotográficos: Arquivo do Autor e Arquivo da Comunidade Teúrgica Portuguesa.

Sem comentários: