terça-feira, maio 04, 2010

Introdução aos Upanishads

Introdução aos Upanishads
Os Upanishads foram escritos por sábios da antiga Índia entre os séculos VIII e IV A.C. Eles são a parte final dos Vedas, e a base para a filosofia do Vedanta que quer dizer o fim do Vedas. O Vedas são a escritura mais antiga e sagrada de Índia; o nome significa sabedoria. Ele é composto de quatro livros. São eles : O Rig Veda (hinos e versos); O Yajur Veda (sacrifícios). O Sama Veda (melodias e cantos). O Atharva Veda (fórmulas mágicas). As quatro partes do Vedas são a seguinte: Samhita é a parte principal contendo os hinos e orações; o Brahmanas discutem o significado dos rito sacrificatórios e cerimônias; o Aranyakas são textos sagrados; e o Upanishads são os ensinamentos dos sábios sobre a experiência mística. Como parte do Vedas o Upanishads são considerados como uma escritura revelada por Deus.

A palavra Upanishad significa literalmente " que se sentam próximo " e insinua o estudo com um professor espiritual. Os sete Upanishads apresentados completos nesta coleção é tirado do doze Upanishads principal e se aparece em o que é considerado a ordem cronológica deles/delas, o KENA, ISHA, e KATHA que são consideradas pre-Buddhistic e assim dos oitavo ou sétimos séculos AC. O nome que KENA vem da primeira palavra que significa " Por quem ". ISHA vem do primeiro palavra significado " Deus ". PRASHNA vem da palavra para " pergunta ".

Os deuses se referidos para neste Upanishads são Agni o deus de fogo, um deus de destruição e de cura, Savitri um deus de sol ou deusa, Brahma o criador, e Vishnu o preserver. No KATHA UPANISHAD 5 que a cidade de onze portões recorre às nove aberturas no corpo, o umbigo, e o sagittal suturam em cima da cabeça, e no SHVETASHVATARA UPANISHAD 3 o nove-gated cidade somente recorre às nove aberturas do corpo. A tríade em MUNDAKA 1 recorre ao primeiro três Vedas, enquanto a tríade em SHVETASHVATARA 1 parece recorrer a três aspectos de Deus.

Sem comentários: