segunda-feira, junho 28, 2010

A FINALIDADE E USO DOS MANTRAS

Os Sábios dizem que:
existe sofrimento;
existem causas de sofrimento e
existem caminhos e métodos de evitar os sofrimentos.
Todos os nossos atos são impulsionados nas profundezas das nossas mentes. Quando nossa mente não vibra em sintonia com o macrocosmo, do qual nós somos a micro partícula, vibramos de maneira egocêntrica e individual. E o resultado é sofrimento e dor.
Para simplificar, dividimos a mente em duas partes : consciente e inconsciente. A mente inconsciente é responsável pela maioría dos nossos atos. Nós não agimos, nós geralmente reagimos. Os dispositivos e meios para se viver razoavelmente com conforto têm limites bastante modestos, como uma casa, uma conta bancária, um emprego, um carro, etc., mas a necessidade de extrapolar estes meios está relacionada em proporção direta ao grau com que respondemos aos impulsos da sociedade. Reagimos aos impulsos do meio ambiente, sociedade, etc., onde vivemos. Quando não alcançamos as expectativas sofremos por causa do apego que temos para com os resultados dos nossos atos. Estas frustrações geram desvios psíquicos dando origem a todos os tipos de sofrimentos.
O único caminho para evitar a dor é ampliar a consciência. Seja através da psicanálise, astrologia, meditação ou qualquer outro método.
A prática do mantras é o meio de ampliar a consciência a fim de restabelecer o sincronismo entre o microcosmo e o macrocosmo. Como uma perdida gota d'água que se encontra com o oceano e adquire o potencial e o poder do oceano, o ser humano se funde ao onipotente e torna-se também onipotente.
Este processo, dependendo da evolução espiritual de cada um, pode durar anos ou vidas. Mas cada passo dado na direção certa proporciona ampliação da consciência e obviamente poderes sobrenaturais.
Mantra é a representação energética ou sonora da entidade. O Mantra, Yantra e Tantra são complementos um do outro e todos juntos formam um meio de estabelecer a sincronização com uma entidade divina. O yantra é a imagem pictorial da entidade e o tantra é a conduta e disciplina que se deve seguir.
Mantra é uma forma muito sutil de representação da divindade, é uma percepção, um conhecimento que não pode ser expresso em palavras, mas o yantra tem som, tato e forma. Um yantra consagrado tem vibrações, se não está dentro do alcance dos nossos ouvidos, é indiferente. Um yantra sempre emite energia como uma imagem de uma deidade. Uma oração simbólica ou sem emissão de som também tem efeito.
Estes são praticados para receber o auxílio divino de qualquer natureza, seja de ordem física, espiritual, material ou psíquica.

SHRI YANTRA

"Tan" em sânscrito significa corpo que é derivado dos cinco elementos, e "tra" significa dominar, então o tantra seria dominar o corpo e extensivamente domínio sobre os cinco elementos.
Uma explanação mais detalhada sobre yantra e tantra está fora do alcance do propósito desta obra.

Sem comentários: