segunda-feira, junho 21, 2010

Meditação

Meditação

Meditar combate o estresse e a ansiedade, melhora a criatividade e retarda o envelhecimento – entre outras coisas.
Meditar dá energia porque ajuda na recomposição do sistema nervoso.O estado meditativo pode proporcionar mais vigor que o sono, pois quando dormimos não estamos livres das emoções, presentes nos sonhos. Na meditação isso não acontece- o objetivo é manter o cérebro alerta e vazio de pensamentos.Depois de 20 minutos de prática, o metabolismo do corpo começa a trabalhar de forma lenta – um estado que leva seis horas de sono para ser atingido.
Claro que a prática não cura todos os males, mas é um método que equilibra o ser humano, unindo corpo, mente e espírito.
Aquietar a mente é a palavra-chave desse processo porque meditar não é a ausência de pensamento. Meditar é o processo de experimentar a redução, o silenciamento da actividade mental.
Para atingir esse ponto há milhares de técnicas. Essas técnicas podem ou não ser ligadas a tradições religiosas, assim como podem ou não eleger formas de facilitar o treino da mente, usando como âncora a respiração, um mudra (gesto), uma mandala (imagem), ou um mantra (som).
Não devemos ter nenhuma expectativa durante a meditação. As mudanças geradas irão se revelar no dia-a-dia, mas esses benefício não são imediatos, começando a aparecer depois de seis meses.. Essas mudanças são os efeitos práticos da meditação no corpo e na psique.
A meditação tem o efeito oposto do stresse no organismo pois ela vai desacelerar o metabolismo, diminuir a pressão arterial, a tensão muscular e o ritmo respiratório entre outras coisas.
O combate ao estresse é um dos efeitos mais estudados na meditação. Mas há outros, já comprovados em pesquisas em universidades americanas, como Harvard. Meditar auxilia no tratamento de enxaqueca, insônia, tensão pré-menstrual, arritmias cardíacas, problemas circulatórios e de hipertensão. A prática também estimula o sistema imunológico.
Os benefícios psíquicos também são muitos: melhora a autoconsciência, a perspicácia, a criatividade e a disciplina. Além disso, aumenta a sensação de bem-estar (porque provoca a liberação de serotonina, neurotransmissor que acalma e provoca a sensação de prazer) e retarda o envelhecimento ( porque estimula o DHEA, hormonio associado à juventude).
Estudos feitos com praticantes de meditação transcendental ( MT) conseguem desenvolver uma diferença de até 15 anos entre a idade cronológica e a biológica. Os testes foram feitos com pessoas que começaram a praticar a MT após os 45 anos de idade. Após cinco anos de meditações regulares, essas pessoas eram submetidas a um novo check up, que revelava uma diferença incrível na saúde.
Nada disso é mágica. A melhora da saúde é consequência de alterações químicas e fisiológicas que a prática da meditação estimula.
Existem diferentes tipos de meditação. A transcendental se caracteriza por ter embasamento científico e não ter vínculo com religião ou filosofia de vida. Mas existem outras formas de encarar o mesmo método. A técnica em si e seus benefícios não variam muito, o que muda é a postura que o praticante assume.
A meditação transcendental deve ser praticada diariamente em dois períodos, ao acordar e após o trabalho. Cada meditação dura de 15 a 20 minutos, e pode ser feita em qualquer lugar. Para desfrutar dos benefícios da meditação não é preciso muito esforço, apenas disciplina.
Algumas pessoas sentem necessidade de se aprofundar mais, passando a praticar junto coisas como a ioga, por exemplo.
O budismo tibetano desenvolve a técnica da meditação baseada em filosofia. Mesmo dentro da meditação tibetana existem linhas diferentes.. Pode-se praticar a analítica, na qual analisamos tópicos filosóficos e vemos como aplica-los na vida, ou a não-analítica, que busca apenas acalmar a mente.
Fontes: Revista Exame
Jornal do Brasil

Sem comentários: