sexta-feira, julho 09, 2010

As Valquírias

As valquírias eram deusas guerreiras que tinham a função de descer aos campos de batalha com seus cavalos alados levando as ordens de odin e dando vitória de acordo com o desejo do mesmo e para buscar as almas dos valorosos guerreiros e guiá-las até o Valhalla(palácio e forte dos guerreiros onde se resguardariam até o Ragnarok). Esses guerreiros mortos eram conhecidos como einheriar. Algumas mulheres de heróis vivos eram retratadas como valquírias. Supostamente as sacerdotisas humanas eram vistas como futuras valquírias.
As valquírias eram em 9 (apesar de eu só ter conseguido 8 nomes nas pesquisas que fiz): Grimgerde, Rossweise, Schwertleite, Siegrune, Waltraute, Welmwige, Freya e Brunhilde
Todas as valquírias eram filhas de Odin e sua amante Erda (divindade humana da terra, era deusa da sabedoria) e estavam sempre armadas com lanças. As mais famosas eram Freya (cujo nome significa "senhora") e Brunhilde sendo Brunhilde mais famosa do que a primeira. Ela é cidata inclusive na ópera de Richard Wagner "O Anel dos Nibelungos". Brunhilde e Freya recebem tamanho destaque que pode-se inclusive conseguir informações específicas sobre elas como algumas que citarei abaixo:

BRUNHILDE: Líder das valquírias. Desobedece as ordens do seu pai Odin e por isto ela é punida perdendo sua condição de deusa e tornando-se uma mortal, além de ter sido abandonada num castelo nas montanhas e cercada por uma parede de fogo pela qual apenas um herói poderia passar e despertá-la do seu sono mágico. Acaba tendo seu destino entrelaçado de forma sombria com seu amado e salvador Sigurd(Siegfried). Ambos acabam mortos pela maldição do anel de Andavari (Anel dos nibelungos).


FREYA: Em algumas fontes pode ser encontrada como a líder das valquírias mas como essa informação é encontrada em menor número é provável que seja um equívoco. Os vikings cultuavam dois grupos de deuses e Freya fazia parte do grupo de hierarquia menor chamado Vanir. Seu irmão, Frey, cujo nome significa senhor, fazia parte do mesmo grupo e ambos foram residir no convívio dos Aesir como parte duma trégua entre estes dois clãs, sendo firmado com trocas de refém de ambos os lados. Diz-se que Freya e seu irmão Frey possuiam o poder de incitar sexualmente qualquer um, porém o poder de Freya era maior devido o Brisingamen (colar mágico que recebeu de presente de 4 anões aos quais prestou deliciosos serviços de luxúria). Ela também era vista como uma divindade xamânica e da magia para os praticates da mesma. Sua montaria era um javali de batalha e ela possuia um manto de penas que lhe permitia transformar-se num falcão. Ela também foi entregue como garantia aos gigantes Fafner e Fasolt como garantia de pagamento pela construção de Valhalla a pedido de odin. Talvez pela transliteração da nomenclatrua nórdica confunda-se Freya com Idun, deusa da juventude, mas são deusas diferentes. Pode-se dizer que Freya é uma equivalente nórdica de Vênus(Afrodite).

Sem comentários: