domingo, agosto 15, 2010

OGUN - O ORIXÁ GUERREIRO

Extraído do Jornal de Umbanda e Candomblé – Caminho dos Orixás – ano I número 2

O culto a Ogún é bastante difundido em territórios de língua iorubá e gegês. É, provavelmente, o deus iorubá mais temido.
Sua importância vem do fato de ser um dos mais antigos deuses ioruba e também em virtude de sua ligação com os metais.
Como orixá, Ògún é o deus do ferro, dos ferreiros e de todos aqueles que utilizam esse metal: agricultores, açougueiros, caçadores, barbeiros, carpinteiros, mecânicos, condutores de trens ou de automóveis.
O número sete é associado à Ògún e ele é representado nos lugares que lhe são consagrados por instrumentos de ferro em número de sete, quatorze ou vinte e um, pendurados numa haste horizontal, também de ferro: lança, espada, enxada, torques, facão, ponta de flecha e enxó, símbolos de sua atividade.
É o filho mais velho de Odùduá, marido de Oiá e Oxum; são seus filhos os orixás Oxossi e Oranian entre outros.
No Brasil, Ògún é conhecido como deus dos guerreiros, perdendo sua posição de protetor dos agricultores em função da escravatura e suas conseqüências ao culto. Como deus dos caçadores Ògún foi substituído por Oxossi, trazido à Bahia pelos africanos de Kêto, fundadores dos primeiros candomblés de Salvador.
No Umbanda as pessoas a ele consagradas usam colares de contas de vidro azul escuro e algumas vezes verde. Terça feira é o dia da semana que lhe é consagrado.
É saudado com “Ògún iêêê” (“olá, Ògún!”). É sempre quem desfila na frente, abrindo caminho para os outros orixás nas festas.
Na Bahia, Ògún é sincretizado com Santo Antonio de Pádua; no Rio de Janeiro, São Jorge; em Cuba como São João Batista e São Pedro.
Os filhos de Ògún, geralmente são pessoas, segundo Verger, violentas, briguentas e impulsivas, incapazes de perdoarem as ofensas de que foram vítimas. São pessoas que perseguem seus objetivos e não se desencorajam facilmente. Nos momentos mais difíceis triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda a esperança. Também possuem humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranqüilo dos comportamentos. Finalmente, são pessoas impetuosas e arrogantes, daquelas que se arriscam a melindrar os outros por uma falta de discrição quando lhes prestam serviços, mas que, devido a sinceridade e franqueza de suas intenções, tornam – se difíceis de serem odiadas.
Postado por TEMPLO DE UMBANDA PRETO VELHO REI CONGO

Sem comentários: