quarta-feira, setembro 01, 2010

SIGNIFICADO DOS NOMES Letra X

Os sobrenomes, em Portugal e em toda a Europa, são registrados desde o século XI, quando começaram a ter um significado próprio. Antes disso, as pessoas eram conhecidas por um nome próprio, o patronímico do pai e, não raras vezes, pelo mote ou apelido, cuja origem poderia ser um defeito físico, um acontecimento determinado a que elas estivessem ligadas, ou mesmo em razão de sua procedência. Quem já leu "Morte e Vida Severina", de Joao Cabral de Melo Neto, tem um exemplo disso logo no início do texto, quando a personagem principal descreve a formação de seu nome. Esses motes, com o tempo, deram origem a sobrenomes pelo uso constante.
Podemos identificar três tipos de sobrenomes: Patronímicos, nomes que significam "filho de"; nomes de devoção, disseminados a partir do século XVI-XVII, como Santos, dos Anjos, de Jesus, da Conceição, da Glória; apelidos, motes ou sobrenomes propriamente ditos, como Vieira, Campos, Viana, Vasconcelos, Sousa e outros, divididos em locativos, que indicam um lugar (Viana, Sousa, Castela, etc.), ou apelidos, como Pimentel, de pimenta, ou Vasconcelos, pequenos bascos.
Pesquisar e descobrir a origem do próprio sobrenome pode ser uma tarefa interessante e há diversos sites na Internet que se dedicam a esse trabalho e onde você poderá encontrar mais a respeito de seu sobrenome.

XANDU — Hipocorístico de Alexandre.
XANTIPA — Forma feminina de Xantipo.
XANTIPO — (grego) — Cavalo ruço.
XANTO – (grego) — Rei de Tebas.
XARIF — (árabe) — Benigno, clemente.
XARIF — (árabe) — Benigno, clemente.
XAVER — Variação de Xavier.
XAVIER — (basco) — Proprietário da nova casa.
XENA — (grego) — Estrangeira.
XÉNIA — (grego) — Hospedeira, hospitaleira.
XENIK — (grego) — Estrangeiro.
XENÓCRATES — (grego) — Força estrangeira.
XENOFONTES — (grego) — O que mata os estrangeiros.
XENOS — (grego) — Estrangeiro.
XERXES — (persa) — Guia.
XÍLON — (grego) — Madeira.
XIMENA — (grego) — Hospitaleira para com o estrangeiro.
XIMENES – (grego) — De Ximena.
XISTO — (latim) — Aléia, rua arborizada.
XUXA – (brasileiro) — Nome de apresentadora brasileira famosa.

Sem comentários: