domingo, setembro 18, 2011

Amaterasu

Amaterasu
História da deusa




Amaterasu saindo da gruta.

Segundo conta-se no Kojiki, a deusa nasceu do olho esquerdo de Izanagi quando se apurava depois de sua tentativa frustrada de resgatar a Izanami , nascendo de similar maneira seus irmãos Susanoo e Tsukuyomi. O Kojiki descreve-a como a deusa da que emana toda a luz, e em numerosas ocasiões se faz alusão a ela como a deusa do sol pela calidez e a compaixão por aqueles que a adoram.

Depois da vergonzosa conduta de seu irmão Susanoo, Amaterasu encerrou-se em uma gruta. Ao não estar ela o Sol não saía e o mundo se cobriu de trevas, os campos morriam e o mundo se gelava. Os demais deuses temendo que as trevas perduraran para sempre organizaram uma festa na porta da gruta. O ruído exterior atraiu muito a curiosidade de Amaterasu, quem saiu e encontrou-se com uma deusa brilhante e cheia de luz. Um segundo depois deu-se conta que era seu próprio reflito no espelho. A maior parte dos mitos giram em torno de um incidente no que a deusa fica atrapada em uma gruta por culpa das acções de seu irmão Susanō. Sumido em um forte estado de embriaguez, este arrasa os campos de arroz de Amaterasu, cheia todos seus canais de irrigación, e arroja excrementos em seu palácio e templos (em outra versão estas acções se devem à fúria do deus depois de perder uma competição destinada a reparar seu descontentamento com a partilha que seu pai tinha feito de céu, noite e oceanos entre os três irmãos). A deusa roga-lhe a seu irmão que se detenha, mas este a ignora e chega inclusive a arrojar o cadáver do cavalo "celestial" a suas donzelas, que se encontravam tecendo. As mulheres morrem por causa das astillas de madeira que ao se romper o chicote atravessam seus corpos (a maioria das versões dizem que são seus órgãos reproductivos os que são atingidos pela madeira).

Furiosa, depois de ver o cadáver do cavalo, Amaterasu encerra-se na Gruta Celestial e a sella com uma rocha. Como resultado, o mundo fica sumido em trevas e começa a se murchar e se encher de maus espíritos. Oito milhões de Deuses reuniram-se em frente à entrada procurando uma maneira de fazê-la sair. Sentaram-se todos em torno dela e colocaram um espelho dirigido à entrada. Ama não Uzume, a voluptuosa deusa da dança, deu a volta a uma bañera e se pôs a dançar sobre ela, marcando o ritmo com seus passos. Durante seu dança, levantava-se a saia e mostrava os peitos. O resto de divinidades fazia muito ruído gritando, rindo-se e animando. Amaterasu decidiu jogar um vistazo a ver que era o que passava, e lhe perguntou ao que estava mais cerca da entrada. Este lhe contestou que tinha uma nova deusa. Quando Amaterasu perguntou quem era, este assinalou ao espelho, e esta, que nunca tinha visto seu reflito, ficou absorta na imagem. Estava tão surpreendida que exclamou Omo-shiroi, que significa tanto branca tez como fascinante. Enquanto estava distraída, os outros deuses fecham a gruta depois dela, a convencendo para regressar ao Plano Celestial

Amaterasu foi enviada de jovem a conquistar as Altas Planícies do Céu mas cedo teve que se esconder, ofendida ante o comportamento de seu irmão. Quando deixou de se esconder, enviou a seu neto a pacificar Japão e seu bisnieto Jinmu se converteu no primeiro imperador. Esta hipotética fundação da dinastía imperial japonesa fomentou cria-a nacionalista pró-imperialista produzida durante a Restauração Meiji de 1868.

Amaterasu carece de iconografía, pese a isso se lhe relaciona com o "Divino espelho" ao que se refere a lenda da gruta. De facto, quando manda a seu neto a pacificar Japão lhe dá uma espada, Kusanagi, recebida como presente de seu irmão Susanoo para voltar ao céu, um espelho (este), e as jóias da Família Imperial, consistentes na espada, Kusanagi-não-tsurugi (草薙劍), a jóia ou colar de jóias Yasakani não magatama (八尺瓊曲玉) e o espelho Yata não kagami (八咫鏡).

Actualmente Amaterasu, suprema divinidad solar do sintoísmo japonês é a Deusa protectora da Nação Japonesa, contrastando com a abrumadora maioria das religiões politeístas do mundo nas quais a divinidad solar era um homem.

Sem comentários: