quinta-feira, dezembro 15, 2011

O Mito do Doutor Faustus


O Mito do Doutor Faustus

Faust (alemão para "punho") ou Faustus (latim para "auspiciosa" ou "sortudo") é o protagonista de uma clássica LENDA alemã; em que o protagonista faz um pacto com o diabo. A narrativa é a base de muitas obras literárias, artísticas, cinematográfica, e obras musicais, como os de Christopher Marlowe, Goethe, Thomas Mann, Hector Berlioz, Franz Liszt, Oscar Wilde, Charles Gounod e até mesmo o Radiohead.
O nome "Faust" veio para ficar por obra de um suposto charlatão alquimista (alguns dizem "astrólogo e necromante"), cujo orgulho e vaidade conduziu ao seu castigo eterno. Do mesmo modo, o adjetivo "Faustiano" denota atos ou considerações envolvendo a arrogância humana que nos conduz finalmente ao castigo.
A origem do nome e do personagem Fausto permanece incerta, embora seja amplamente admitida a hipótese de ser ela baseada na figura do Dr.Johann Georg Faust (1480-1540), um mago e alquimista de duvidosa reputação; provavelmente de Knittlingen, Württemberg, que obteve um grau de Divindade na Universidade de Heidelberg, em 1509.
Segundo alguns relatos, a infâmia Fáustica se tornaria lendária, enquanto ele esteve na prisão onde - em troca de vinho - ele "se ofereceu para mostrar a um capelão como remover os pêlos de seu rosto sem uma lâmina; o capelão lhe deu o vinho e em troca Fausto cumpriu o que prometeu: com uso de arsênico, removeu não só os cabelos, mas a carne também, sem exibir nenhum ferimento".
No folclore polonês, há uma história com um tal de Pan Twardowski num papel semelhante ao de Fausto, e parece ter sido originada ao mesmo tempo que as descrições alemãs vieram à tona. Não está claro se as duas histórias têm uma origem comum ou influenciaram-se mutuamente. A figura de Pan Twardowski é supostamente baseado num alemão do século XVI; imigrante da Cracóvia, então a capital polonesa, possivelmente John Dee ou Edward Kelley. Segundo Melanchthon, o histórico Johann Faust tinha também estudado na Cracóvia.
Vejamos uma outra versão aproximada da história do Doutor Faustus; a de Christopher Marlowe:
A Trágica História do Doutor Faustus é uma peça de teatro criada por Christopher Marlowe, baseado na história de Johann ( ou Johannes ) Faustus, em que um homem vende sua alma ao Diabo em troca de poder e conhecimento. Em um nível mais profundo, esta obra mostra a decadência de uma pessoa que escolhe os ganhos materiais ( por comandar os demônios para atender seus desejos ) em detrimento de valores espirituais, e assim, perde a sua alma. Doutor Faustus foi publicado pela primeira vez em 1604, onze anos após a morte de Marlowe e, pelo menos, doze anos após a primeira encenação da peça.
Como um prólogo, o verso nos diz sobre que tipo de caráter é representado pelo Doutor Faustus. Não se trata de guerra ou de um singelo amor cortês, mas sim sobre Faustus, que nasceu de família humilde e pais sem condições de investir recurso nos talentos dos filhos. Isto pode ser visto como uma partida da tradição medieval; Faustus detém um estatuto menor do que reis e ou santos, mas sua história é ainda merecedora de crédito e menções honrosas ( ou horrorosas se preferir assim ).
É nos oferecido uma introdução a sua sabedoria e suas habilidades, mais notavelmente na divindade que se sobressai tão tremendamente quando a ele é concedido um título de doutorado. Durante esta abertura, encontramos também a nossa primeira pista para a origem da futura e previsível derrocada do Doutor Faustus. Seu caso guarda semelhanças para com a história de Icarus. Este detalhe, esta analogia nos dá mais uma pista sobre o destino do Doutor, bem como nos chama a atenção para a idéia de arrogância ( orgulho excessivo ), que está representada na lenda sobre Icarus.

Sem comentários: