quarta-feira, janeiro 04, 2012

ASCETICISMO E SEXUALIDADE



ASCETICISMO E SEXUALIDADE

Bardon é muito claro sobre o que ele quer dizer sobre asceticismo. Basicamente, ele está falando de autodisciplina e autocontrole. Ele sempre recomenda uma abordagem equilibrada, que não entra em extremismos de qualquer espécie. No entanto, a questão sobre a abstenção de todas as formas de sexo frequentemente surge.
Enquanto muitos sistemas diferentes aconselham a abstinência do sexo como um modo de se alcançar a pureza ou de se aumentar a força de vontade etc., esse não é o caso com o sistema de Bardon. Para o mago, é evidente que uma abstinência total de algo que é inerente e natural à fisiologia humana, como o sexo, é uma forma de extremismo que produz um pouco mais do que o desequilíbrio. Podem existir ocasiões na vida do mago em que uma abstinência temporária da prática sexual é produtiva, mas isso é raro e apenas para tarefas muito específicas.

Em geral, uma sexualidade saudável é uma parte vital ao se levar uma vida saudável e bem equilibrada. Não apenas é uma função essencial do corpo, mas também uma parte essencial do bem-estar emocional do indivíduo.

Muitos magos homens praticam o que é chamado de “retenção do esperma” e reportam que isso é benéfico em muitos níveis. Essa é uma técnica simples de se colocar pressão nos tubos que carregam o sêmen e, consequentemente, bloquear a ejaculação. Isso normalmente não afeta de forma prejudicial o orgasmo masculino e, de fato, frequentemente eleva o efeito energético que o orgasmo tem sobre o corpo masculino.

Há vários anos atrás, um colega me disse que a homossexualidade se deve a um desequilíbrio do Elemento Água e que era algo que o mago deveria superar. Depois de alguma discussão, tornou-se claro que os sentimentos dele sobre a homossexualidade não tinham nada a ver com a magia, per se. O preconceito dele era devido à forma de como foi criado e aos seus próprios princípios morais e não era verdadeiramente fundamentada na filosofia dos Elementos.

Na verdade, esse aspecto da sexualidade não tem nada a ver com o equilíbrio dos elementos. A homo-, bi- e heterossexualidade são todas naturais e nenhuma não é mais ou menos saudável que a outra. Eu espero que nenhum estudante tema que a sua sexualidade específica os incapacitem de seguirem um caminho mágico.

As únicas partes importantes da sexualidade que afetam o crescimento espiritual e o avanço na magia são os seus próprios sentimentos sobre a sua própria orientação sexual e como os outros com os quais se está tendo um relacionamento sexual são tratados. Em outras palavras, são os aspectos emocional e moral da sexualidade – aquelas partes que o mago pode mudar e melhorar – que são de preocupação para a ascensão espiritual.

Voltando ao tópico principal; outras formas de asceticismo, como inanição, autoflagelação, autoprivação, e por aí vai, não são aconselháveis. Essas práticas apenas produzem o desequilíbrio. O equilíbrio é alcançado através de moderação e de controle disciplinado, e esse é o caminho recomendado por Franz Bardon.

Sem comentários: