domingo, janeiro 29, 2012

O Senhor dos Anéis


O Senhor dos Anéis


O livro "O Senhor dos Anéis" surgiu a partir de um outro livro de Tolkien; "O Silmarillion", sendo este a mitologia e a história por trás da língua élfica de Tolkien. A história se passa alguns anos após a história do livro "O Hobbit", que é considerado como a "introdução do Senhor dos Anéis".

Conta a lenda que, em tempos imemoriais, foram feitos anéis mágicos dotados de poderes extraordinários. Os Grandes Anéis, cheios de poder, eram muito perigosos - principalmente se utilizados por humanos. Ao todo foram feitos três anéis para os Reis-Elfos, sete para os Senhores Anões, Nove para os Homens Mortais e um para o Senhor do Escuro em seu trono na Terra de Mordor, onde as sombras se deitam.

Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais; fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono,
na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.

O Senhor do Escuro havia sido vencido há muito tempo em uma batalha de vida ou morte, conduzida por reis humanos, elfos e anões. Mas Sauron não havia sido totalmente derrotado. Ele volta a reunir forças e seduz os portadores dos Nove, na tentativa de estabelecer seus domínios por toda a Terra-Média (palco imaginário da aventura).

Acontece que, durante a batalha, o Um Anel se perde. Ele só é encontrado alguns por uma criatura desprezível chamada Sméagol dentro das profundezas de um rio. Sméagol, ao colocá-lo em seu dedo, descobre que pode ficar invisível e aproveita-se disto para praticar atos maliciosos e roubar. Quando sua família descobre, expulsam-no de casa e ele torna-se um ser abandonado, vivendo no lodo e na escuridão, passando a ser conhecido como Góllum. Gollum vai para as profundezas de uma montanha e lá fica por muitos anos, comendo peixes e filhotes de orcs (que ele roubava de suas mães quando estava invisível), até que encontra Bilbo (no livro "O Hobbit"). Depois dos acontecimentos descritos em "O Hobbit", Bilbo vive por muitos anos (graças ao Anel) e, junto com todos os seus bens, passa-o para Frodo durante sua festa de aniversário, onde completa "onzenta e um" (111) anos. Pois é a partir desse fato que a aventura começa.

Durante a festa no Condado (um vilarejo de hobbits), Bilbo anuncia que Frodo, seu sobrinho, é seu sucessor, e, após colocar discretamente o Anel no seu dedo, desaparece da festa. Esse grande feito provoca a surpresa e o espanto de todo o Condado, mas, para azar dos pequeninos, chama a atenção de uma criatura maligna e poderosa que emergiu das profundezas das trevas para dominar o mundo. Trata-se de Sauron, o Senhor do Escuro, que há tempos vinha reunindo forças. Quando o Anel é passado para Frodo, Bilbo parte para viver com seus amigos elfos, para descansar e escrever canções.

Contudo, os Emissários de Sauron descobrem que o Anel está acessível novamente. É necessário destruir o Anel, pois do contrário o poder das trevas será infinito. Frodo parte então de Bolsão junto com seus amigos Merry, Pippin e Sam, dirigindo-se ao encontro de Elrond. Quando chegam à "Última Casa Hospitaleira", é feito um conselho de onde participam representantes de todas as raças livres da Terra-Média. É durante esse conselho que é decidido que o Um Anel deve ser destruído. Mas, para destruir o Um Anel, será preciso jogá-lo nas profundezas de Orodruin, A Montanha de Fogo.

Para garantir a destruição do Um Anel, é formada uma comitiva de nove pessoas, pois são nove os Cavaleiros Negros do Senhor do Escuro, com representantes de todas as raças. Fazem parte da Comitiva do Anel:

- Frodo Bolseiro - Hobbit do Condado
- Sam Gangi - Hobbit do Condado
- Meriadoc Brandebuque (Merry) - Hobbit do Condado
- Peregrin Tûk (Pippin) - Hobbit do Condado
- Ginli - Anão
- Legolas - Elfo da Floresta das Trevas
- Aragorn - Humano
- Boromir - Humano
- Gandalf - Maia (ou Istari)

Guiados e orientados pelo mago Gandalf, um grande amigo de Bilbo, Frodo e o restante da comitiva terão de passar por intermináveis provas de coragem, honra e lealdade até chegarem na Montanha de Fogo. Ao longo da viagem, terão contato com reis destronados em busca da recuperação de seus domínios, lindas princesas élficas e pavorosas criaturas das trevas. Mas, durante todo o percurso, há muita alegria, grandes descobertas e enorme contentamento. O tempo todo ocorrem batalhas, onde o valor e a coragem de cada um são postos à prova.

Sem comentários: