segunda-feira, fevereiro 27, 2012

ampliando a consciência

ampliando a consciência

Esta técnica é um pouco difícil, mas se você puder fazê-la, então maravilhoso, lindo. Sentado, não divida. Sentado em meditação, inclua tudo – seu corpo, sua mente, sua respiração, seu pensar, seu conhecer, tudo. Inclua tudo.
Não divida, não crie qualquer fragmentação. Geralmente estamos fragmentando; continuamos fragmentando. Dizemos, “Eu não sou o corpo”. Existem técnicas que podem usar isso também, mas essa técnica é totalmente diferente, melhor dizendo, o oposto.
Não divida. Não diga, “Eu não sou o corpo”. Não diga, “Eu não sou a respiração”. Não diga, “Eu não sou a mente”. Apenas diga, “Eu sou tudo” – e seja tudo. Não crie nenhuma fragmentação dentro de você. Isso é um sentir. Com os olhos fechados inclua tudo que existe em você. Não fique centrado em lugar nenhum – fique des-centrado. A respiração vem e vai, o pensamento vem e vai. A forma de seu corpo continuará mudando. Você não tem observado isso.
Se você sentar-se com os olhos fechados, você irá sentir que às vezes seu corpo é grande, às vezes seu corpo é pequeno, às vezes ele fica bem pesado, às vezes bem leve, como se você pudesse voar. Você pode sentí-lo aumentando e diminuindo de forma.
Apenas feche seus olhos e sente-se e você irá sentir que às vezes o corpo é muito grande – enchendo todo o espaço; às vezes é bem pequeno – apenas atômico. Porque essa forma muda? Assim como sua atenção muda, a forma do corpo também muda. Se você estiver incluso, ele se tornará maior; se você excluir – isso não sou Eu, – desse modo o corpo se tornará bem pequeno, atômico.
O sutra diz: Amado, nesse momento deixe a mente, o saber, a respiração, a forma, ser incluida.
Inclua tudo em seu ser e não descarte nada. Não diga, “Isso não sou Eu”, diga, “Eu sou”. E inclua tudo nisso. Se você puder fazer isso apenas sentado, lindo, novos acontecimentos irão absolutamente ocorrer a você. Você irá sentir que não há nenhum centro; em você não há nenhum centro.
E com o fim do centro, não há nenhum eu, nenhum ego; só a consciência permanece – consciência como um céu cobrindo tudo. E quando isso cresce, não só sua própria respiração estará incluida, não só sua própria forma estará incluida; finalmente todo o universo fica incluso em você.
Inclua e cresça. Inclua e expanda-se. Tente isso com seu corpo, e depois tente isso também com o mundo exterior.
Sentado sob uma árvore, olhe para a árvore, depois feche seus olhos e sinta que a árvore está dentro de você. Olhe para o céu, depois feche seus olhos e sinta que o céu está dentro de você. Olhe para o sol nascente, depois feche seus olhos e sinta que o sol nascente está dentro de você. Sinta-se mais incluso.
Uma tremenda experiência irá acontecer a você. Quando você sente que a árvore está dentro de você, imediatamente você se sentirá mais jovem, mais fresco. E isso não é imaginação, porque a árvore e você ambos pertencem a terra. Vocês ambos estão enraizados na mesma terra e definitivamente enraizados na mesma existência.

Assim quando você sentir que a árvore está dentro de você, a árvore está dentro de você – isso não é imaginação – e imediatamente você irá sentir o efeito. A vivacidade da árvore, o verdor, a frescura, a brisa passando por ela, será sentida dentro de você em seu coração. Inclua cada vez mais existência e não exclua.
Osho, em “The Book of Secrets”

Sem comentários: