quarta-feira, fevereiro 01, 2012

A Técnica Byosen


A Técnica Byosen
A competência principal para um praticante de Reiki Japonês, tanto na linhagem de Hayashi como na de Usui, é a capacidade de encontrar e tratar partes do corpo com cargas negativas. A palavra “negativa” não significa “má”. Significa, simplesmente, que uma determinada parte do corpo necessita de mais amor e atenção...
Para encontrar estes locais, podemos socorrer-nos de algo que sucede num corpo doente e que os Japoneses chamam Byosen. A palavra “byo” significa doente e “sen” significa glândula. Deve ser compreendida como a tensão que se sente numa parte doente do corpo. Esta tensão pode ser sentida nas mãos como calor excessivo, frio excessivo, comichão, uma sensação magnética nas mãos, picos como se fossem agulhas ou qualquer sensação deste género.
Praticando Reiki, aprendemos a tornar as nossas mãos cada vez mais sensíveis, de forma a sermos capazes de distinguir uma parte do corpo saudável de outra parte que não está bem, que está tensa ou doente. Para descobrir o que é o Byosen, se já foi sintonizado/a em Reiki, experimente o seguinte exercício com um companheiro/a:


Captar o Byosen
Sente-se numa cadeira ou então, sente-se no chão em frente ao seu companheiro. Agora, coloquem uma das vossas mãos na parte superior da coxa (a não ser que esta seja uma zona problemática para qualquer um de vocês) e a outra mão num dos ombros do seu parceiro. Feche os olhos e preste atenção às sensações que tem em ambas as mãos. Nota alguma diferença? Sente uma mão mais do que a outra? Descreva a sensação ao seu companheiro.
Pouco tempo depois, troquem de mãos. O que sente agora? Muito provavelmente será capaz de sentir a tensão nos ombros do seu parceiro. Verá que essa sensação é bastante diferente da sensação que tem na mão que está colocada sobre a sua coxa.
Pode experimentar esta mesma técnica sózinho, para sentir o Byosen. Coloque uma das mãos na parte superior da sua coxa e a outra num dos  seus ombros. É preferível fazer isto com outra pessoa, porque na sua prática vai trabalhar muito com os outros...
Uma boa maneira de encontrar estas áreas do corpo carregadas negativamente é procurando na parte da frente e na parte de trás do corpo do seu cliente. Eu prefiro tratar os meus clientes deitados de costas – parece ser mais confortável para todos nós...

Procurando no corpo
Enquanto o seu cliente está deitado de costas para baixo, ou de barriga para baixo (depende de como for mais confortável) – pode fazer isto também com o seu cliente sentado numa cadeira, se não tiver uma marquesa de massagem – comece por colocar uma ou ambas as suas mãos no chakra da coroa do seu cliente, para sentir a energia da pessoa e sentir-se a si próprio no corpo energético do seu cliente. Agora repare: uma das suas mãos sente mais que a outra? Se sim, use a mão mais sensível agora. Depois de praticar um bocado com essa mão, troque e use a outra mão para a tornar mais sensível.
Agora, percorra muito devagar, com uma ou com ambas as mãos, da cabeça até aos pés, o corpo do seu cliente. Mantenha-as entre 5 a 10 cms sobre o corpo da pessoa.

O que sente? Sente alguma diferença de temperatura, uma sensação de magnetismo, picos ou comichões nas suas mãos? Sempre que sentir uma sensação deste tipo, pare e deixe ficar a(s) sua(s) mão(s) nesse sítio do corpo. Deixe ficar aí as suas mãos até que a sensação (o frio, o calor, a comichão, a sensação magnética que puxa ou empurra, picos nas mãos) desapareça e até sentir que as suas mãos voltam à normalidade. Continue a procurar, até percorrer o corpo todo da pessoa. 

Se sentir algum tipo de dor nas mãos, braços ou ombros enquanto trata uma zona problemática, não se preocupe. Quando a energia Reiki entra numa parte do corpo carregada negativamente, isso pode acontecer e faz parte de um processo natural. Deixe ficar aí as suas mãos até que a dor desapareça. Se a dor se tornar insuportável – o que poderá a contecer se estiver a tratar uma pessoa seriamente doente -  retire as suas mãos e sacuda-as, antes de voltar a colocá-las no corpo do cliente de novo. Não se preocupe com o facto de ficar com a energia negativa do seu cliente; isto não acontece habitualmente com Reiki. Se lhe acontecer, fale com o seu Professor de Reiki...
Desejo-lhe que você e os seus clientes fiquem bem e que tenham muitos resultados com a técnica Byosen."

Sem comentários: