sábado, março 24, 2012

Óleo Essencial de Rosas

Óleo Essencial de Rosas
Planta/Parte: flor/pétalas
 Nome latino: Rosa centifolia (rosa-de-cem-folhas), Rosa damascena (rosa-damascena) e Rosa gallica (rosa-rubra).

AROMA: profundo, doce e floral; um perfume delicado.

CARACTERÍSTICAS: é uma flor apreciada em diversos países, embora o óleo seja principalmente obtido no Marrocos, na Turquia e na França. A rosa-damascena, também conhecida por rosa de atar, vem da Bulgária. Cultivada em regiões montanhosas, precisa ser colhida logo após o orvalho e destilada imediatamente para maximizar a produção do óleo. O método de extração por enfloragem rende um volume maior de óleo, conhecido como absoluto.
As pétalas comestíveis das rosas herbáceas tornam-se conservas deliciosas e são usadas em saladas e sobremesas, enquanto as pétalas de algumas variedades produzem o atar de rosas, de rica fragrância, usado em perfumaria. Os frutos e as pétalas têm uso cosmético.
HISTÓRIA E MITO: a rosa foi possivelmente a primeira planta usada na destilação creditada a Avicenna, médico árabe do século X. Era uma planta muito popular no Oriente. Os guerreiros persas enfeitavam seus escudos com rosas vermelhas e os conquistadores turcos levaram-na para a Bulgária no século XVII. Ela foi por muito tempo um símbolo de amor e pureza – as pétalas sempre foram lançadas sobre os noivos nos casamentos para garantir uma união feliz. A rosa era usada como recurso facilitador na meditação e oração, pois, segundo a história, São Domingos foi visitado pela Virgem Maria em uma visão mística e recebeu o primeiro rosário – cada conta era perfumada com rosas. Os budistas e muçulmanos também utilizam um tipo de rosário.
A Rosa gallica, conhecida como a rosa do boticário, era usada em bálsamos curativos para doenças pulmonares e asma na Idade Média. Durante a última Guerra Mundial, a vitamina C esteve escassa e em seu lugar foram usados os frutos da roseira (rosehips). O século XIX testemunhou um rápido aumento na indústria francesa de rosas e o óleo ainda é um ingrediente comum em perfumes e sabonetes.
COMPONENTES QUÍMICOS: gerânio (ácido), citronelol, geraniol, farnesol, nerol (alcoóis), eugenol (fenol) e mirceno (terpeno).

PROPRIEDADES: antidepressivo, antiinflamatório, anti-séptico, antiespasmódico, afrodisíaco, bactericida, colagogo, depurativo, diurético, emenagogo, estimulante do fígado, laxativo, sedativo, estimulante do estômago e tônico.
PRECAUÇÕES: por ser um emenagogo, é melhor evitá-lo durante a gravidez.
MENTE: acalma as emoções, especialmente em casos de depressão, mágoa, inveja, ciúme e ressentimento. Estimula o coração, alivia a tensão nervosa e o estresse. Parece ser um óleo extremamente feminino, proporcionando à mulher sentimentos positivos em relação a si mesma.
CORPO: é um excelente tônico para o útero, aliviando a tensão pré-menstrual, aumentando as secreções vaginais e regulando o ciclo menstrual. Sua ação benéfica na infertilidade também ajuda a tratar problemas masculinos, provavelmente aumentando a produção de sêmen. Ajuda a tratar problemas sexuais, em especial frigidez e impotência, aliviando a tensão e o estresse internos, através da liberação da dopamina, o hormônio da felicidade. Parece ter uma ação tônica sobre o coração ao ativar a circulação sanguínea lenta, aliviando a congestão cardíaca e tonificando os vasos capilares. Equilibra e fortalece o estômago durante abalos emocionais. E, através de sua ação anti-séptica e purgativa, ajuda a limpar o canal alimentar. Também pode aliviar a náusea, o vômito e a prisão de ventre. Os antigos romanos apreciavam-na por tratar as ressacas, possivelmente em virtude de sua ação purgativa e purificadora sobre as toxinas – o excesso de álcool congestiona o fígado. Pode ser benéfico nos casos de icterícia. Parece ter ação calmante em casos de inflamação de garganta e tosse.
EFEITO NA PELE: é útil para todos os tipos de pele, embora seja especialmente benéfico para peles maduras, secas, ásperas ou sensíveis. Sua qualidade tônica e suavizante ajuda a tratar inflamações e sua ação constritora sobre os vasos capilares constitui um tratamento valioso para capilares rompidos.
A água de rosas, subproduto do processo de destilação das pétalas para fazer o óleo de rosas, é um aromatizante importante na culinária. É usada em doces asiáticos e do Oriente Médio, como na delícia-turca e nos rasgullas e gulab jamuns da culinária indiana. A delícia-turca é um doce gelatinoso, embora firme, feito de amido e açúcar. Costuma ser aromatizado com água de rosas e polvilhado com açúcar de confeiteiro; outros sabores são limão e hortelã. O doce foi trazido para o Ocidente no século 19, por um inglês.
Em inglês: Rose Oil
Uma adaptação do texto escrito por Wanda Sellar

Sem comentários: