sábado, abril 21, 2012

A Ferradura

Simboliza energia e sorte. É usado para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte Melhor do que arrancar um pé de coelho, é pendurar uma ferradura em cima da porta. Mas cuidado ao pregá-la, se cair na cabeça de alguém quando passar pela porta, a única coisa que ela não vai sentir é sorte! Sorte, azar, superstições, crenças…os homens sempre tiveram necessidade de se apegar a algo maior. E isso vem de muito tempo!
A ferradura, por exemplo, era considerada um amuleto poderoso desde a Grécia Antiga. Na antiguidade era apreciada por dois motivos: primeiro por ser de ferro – metal que os gregos acreditavam trazer proteção contra o mal. Segundo pelo formato, comparado à lua crescente, que significava prosperidade e fertilidade. No século X, na Europa, porém, a ferradura passou a ser admirada pelos cristãos. Curiosamente, eles acreditavam que o responsável por esse magnífico objeto era São Dunstan de Canterbury, um monge que virou arcebispo e ficou conhecido por seus estudos sobre metalurgia. Essa história virou lenda e, segundo ela, São Dunstan teria pregado ferraduras no próprio Diabo e só as retirou quando ele prometeu que nunca mais chegaria perto de uma ferradura.
Está relacionada com o signo de capricórnio (22/12 a 20/01). A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte e a fortuna, e afasta o azar. A pessoa sob esta influência tem bom senso, às vezes até se torna séria demais. Tem, então, de se soltar um pouco mais. Raramente, confia em alguém. Procura amores estáveis e concretos. Pretende casar e ter filhos. É completamente familiar, ama os poucos amigos que tem e dedica-se profissão. "Dizem" que jamais uma ferradura deve ser usada com as pontas para baixo!
A tradição manda colocar a ferradura no alto da porta, com as pontas viradas para cima, se não a sorte vai embora. Mas há países, como a Espanha, em que acredita-se que a ferradura deve apontar para baixo, para que a sorte se espalhe por toda a casa.

Sem comentários: