quarta-feira, junho 20, 2012

Óleos Essenciais contra a Gripe
Escrito por Wagner Azambuja

A gripe é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza que compromete o estado geral da pessoa, causando dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga, mal estar, dor de garganta, calafrios e febre. Com maior incidência de abril a setembro no hemisfério sul, ela é tipicamente transmitida pelo ar (através de tosses ou espirros) e o seu período de incubação, tempo entre o contagio e o início dos sintomas, é de 1 a 4 dias. Estes sintomas perduram por aproximadamente 5 dias e é comum, por exemplo, que o sujeito gripado não tenha condições de sair da cama. Para tratá-la, embora existam antivirais projetados para travar a propagação do vírus no organismo, como o oseltamivir e o zanamivir, os médicos costumam receitar medicamentos para o alívio dos sintomas, como analgésicos, antitérmicos, descongestionantes e outros. No entanto, o melhor “remédio” ainda é a prevenção. A vacina anual contra o influenza, para se ter uma idéia, ajuda a prevenir os casos de gripe ou, pelo menos, diminuir a gravidade da doença em cerca de 70 a 90% dos casos em jovens adultos. Um excelente número, é claro, mas – por enquanto – nada que impeça o vírus de fazer suas milhares de vítimas por ano.

Os óleos essenciais, para quem não os conhece, são substâncias bastante complexas formadas por múltiplos elementos ativos que atuam das mais diversas formas no corpo humano. No caso da gripe, eles podem agir tanto como antiviróticos, prevenindo ou enfraquecendo a ação do influenza, quanto como poderosos analgésicos, antitérmicos, descongestionantes, etc. – tratando os sintomas. Os óleos de eucalipto globulus e de tea tree (melaleuca), por exemplo, são os mais indicados quando o assunto é afastar ou combater o vírus (embora não o elimine). Pingar algumas gotinhas desses óleos na gola da blusa antes de sair de casa dificulta, e muito, o contagio. E para os já gripados, um banho quente de imersão com esses mesmos óleos, por três dias seguidos, ajuda o organismo a expulsar de vez o influenza. Quanto aos sintomas, nada melhor do que um blend para atenuar aquela típica indisposição, não é mesmo? Se este for o objetivo, basta pingar em um lenço de papel uma gota de óleo essencial de eucalipto globulus, uma de hortelã-pimenta e uma de alecrim (exceto hipertensos e epilépticos) e inalar sempre que possível.
É isso!
(*) além de todo o acompanhamento médico, o indivíduo com gripe deverá evitar o uso de álcool ou fumo, alimentar-se bem e tomar bastante água.

Sem comentários: