sábado, julho 14, 2012



                                                                                    


OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO 2 E O LIVRO DE MÓRMON


Texto traduzido e adaptado de Changing World of Mormonism


O apóstolo Orson Pratt declarou que:


“Os manuscritos mais antigos de qualquer um dos livros do Antigo Testamento, nos dias de hoje, datam do século XII da era cristã."  Journal of Discourses, vol.7, January 2, 1859. – veja-o integralmente AQUI.


Embora esta afirmação pode ter sido verdadeira na época de Pratt, a descoberta dos Manuscritos do Mar Morto mudou esta idéia. Temos, agora, alguns manuscritos que datam de antes da época de Cristo.


Na Enciclopédia Compton, lemos:


"Os manuscritos bíblicos, conhecidos como os Manuscritos do Mar Morto, tem sido chamados pelos acadêmicos de ‘a maior descoberta de manuscrito dos tempos modernos.’ Eles incluem livros do Antigo Testamento e textos não-bíblicos que datam de 100 aC a 68 AD "(vol. 6, p.41a).


Em seu livro, The Ancient Library of Qumran, Frank Moore Cross Jr. descreve os pergaminhos:



“Um esboço do conteúdo da Caverna IV pode ser útil .... No final de quatro anos de trabalho, 382 manuscritos foram identificados nesta caverna .... Dos manuscritos identificados até o momento, cerca de cem, pouco mais de um quarto do total, são bíblicos. Todos os livros do cânon hebraico ainda existem, com exceção do Livro de Ester ....



“Três documentos muito antigos foram encontrados na Caverna IV .... Eles incluem uma antiga cópia de Samuel, preservada em apenas um punhado de fragmentos; uma seção gasta e em pedaços de Jeremias ... e uma cópia do Êxodo ... das quais apenas uma coluna e alguns poucos  pedaços existem ....




“O pergaminho arcaico de Samuel pode datar por volta do final  de 200 aC. A data do último quarto do século III é mais acurada. Jeremias é provavelmente de uma época um pouco mais adiante. O Êxodo arcaico ... parece ser mais velho do que os fragmentos de Samuel e, provavelmente, é mais antigo.


“Uma cópia de Daniel está inscrita no pergaminho no final do século II aC ...


“Os pergaminhos bíblicos de Qumran abrangem a data de cerca de três séculos. Alguns espécimes arcaico nos levam de volta para o final do século III, como vimos. A grande maioria, porém, data do século I aC e do primeiro século cristão ... (The Ancient Library of Qumran, by Frank Moore Cross, Jr., New York, 1961, pp.39, 40, 42, 43).


Os estudiosos mórmons aceitaram a autenticidade dos Pergaminhos do Mar Morto, embora não tenham percebido os graves problemas que esses manuscritos criaram para o Livro de Mórmon e para a Versão Inspirada de Joseph Smith da Bíblia.


Werner Keller resumiu a situação relativa ao pergaminho de Isaías:


“O texto de Isaías da caverna em Qumran tinha realmente sido copiado cerca de 100 aC, como o Professor Albright foi o primeiro a reconhecer ... com a descoberta dos Pergaminho do Mar Morto de Isaías, temos um texto hebraico da Bíblia ....  
E o fato extraordinário e maravilhoso é que o antigo pergaminho de Isaías, assim como o livro do profeta em qualquer Bíblia impressa, seja em hebraico, grego, latim, alemão ou qualquer outra língua ... concorda com o nosso texto de hoje.”


Sem comentários: