sexta-feira, novembro 23, 2012



Malva-silvestre

Malva sylvestris
SINÓNIMOS: Malva-maior, Malva-selvagem
PARTES USADAS: Utilizam-se as flores e as folhas para fins medicinais. O ingrediente principal é a mucilagem, mas também contém óleos essenciais e taninos.
EFEITOS MEDICINAIS: A mucilagem reduz  a irritação e cria uma camada protectora. Os óleos essenciais têm efeitos mucolíticos e anticonvulsivos.
APLICAÇÕES: O chá de malta alivia as  estomatites  e faringites e trata casos ligeiros de diarreia. Recomendam-se os gargarejos para combater a tosse. Dores de garganta e rouquidão podem ser curadas com este chá. A malta também tem aplicações externas em combinação com outras plantas medicinais para aliviar inflamações e para servir como tranquilizante.
CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de flores ou folhas secas de malva-silvestre, deixe em infusão durante cerca de quinze minutos e depois coe. Deixe arrefecer e use este chá para gargarejos.
EMPLASTRO: Misture 4 colheres de sopa de flores ou folhas de valva-silvestre com 4 colheres de sopa de malvas, 4 colheres de sopa de trevo-de-cheiro e 4 colheres de sopa de sementes de linho. Deite esta mistura num saquinho de linho. Aqueça água e deixe de molho durante dez minutos. Coloque o emplastro sobre as zonas inflamadas da pele (como furúnculos) e segure com uma toalha. Deixe sobre a pele até arrefecer. Repita várias vezes ao dia.
CATAPLASMA: Misture 5 colheres de sopa de flores ou folhas de malva-silvestre com 5 colheres de sopa de camomila. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura e deixe em infusão durante dez minutos. Mergulhe um pano na decocção e coloque sobre a zona com eczema. Deixe ficar até o pano arrefecer. Repita várias vezes ao dia. Ferva e coe imediatamente. Beba 2 chávenas por dia.
DICA: Diz-se que as flores de malva-silvestre têm mais propriedades curativas do que as folhas. Este facto ainda não está provado e é por isso que a maioria das farmácias e ervanárias opta por ter à venda tanto a mistura como as flores puras de malva-silvestre.

Sem comentários: