quarta-feira, janeiro 15, 2014


A Disciplina de Meu Corpo
e você escutar e ficar atento ao seu corpo, você começará a ter uma disciplina que não pode ser chamada de disciplina.

Agora psicólogos dizem que o corpo de todos, enquanto dormem, perde sua temperatura normal por duas horas; a temperatura cai em dois graus. Isso pode acontecer a você entre três e cinco, ou entre duas e quatro, ou entre as quatro e seis horas da manhã, mas a temperatura do corpo de toda pessoa cai em dois graus toda noite. E essas duas horas são os momentos de sono mais profundo. Se você se levanta entre estas duas horas, você irá se sentir desorientado pelo resto do dia. Você pode ter dormido, seis, sete horas; isso não faz diferença. Se você se levantar entre essas duas horas quando a temperatura estava baixa, então você se sentirá cansado por todo o dia, sonolento, bocejando. E você irá sentir que alguma coisa está faltando. Você ficará mais perturbado. O corpo se sentirá doente.

Se você acordar exatamente após essas duas horas, quando essas duas horas passaram, esse é o momento certo para você acordar. Assim você está perfeitamente renovado. Se você puder dormir somente por duas horas será o bastante. Seis, sete ou oito horas de sono não são necessárias. Se você puder dormir apenas essas duas horas quando a temperatura está dois graus abaixo, você irá se sentir perfeitamente feliz, à vontade. Por todo o dia você irá sentir uma graça, silêncio, saúde, totalidade, bem-estar.

Agora todo mundo precisa observar quando essas duas horas acontecem. Não siga nenhuma disciplina do exterior, porque essa disciplina pode ter sido boa para a pessoa que a criou... Você precisa descobrir seu próprio corpo, suas maneiras, o que lhe convém – isso é o certo para você.

Uma vez encontrado isso, você pode facilmente permiti-lo, e não será forçado, porque estará em sintonia com o corpo. Portanto, não há nada que você esteja impondo; não há nenhum conflito, nenhum esforço.

Observe, enquanto come, o que lhe convém.

As pessoas continuam comendo todo tipo de coisas. Então elas ficam perturbadas. Então suas mentes ficam afetadas. Nunca siga a disciplina de ninguém porque ninguém é como você, desse modo ninguém pode dizer o que mais lhe convém. Eis porque lhe dou apenas uma disciplina e essa é a de autoconsciência, a qual é da liberdade.

Você escuta seu próprio corpo. O corpo possui uma grande sabedoria nele. Se você o escutar, você estará sempre certo. Se você não o escuta, e você continua forçando coisas nele, você nunca será feliz, você será infeliz, doente, bem doente, e sempre perturbado, distraído, desorientado.

Desfrutar do momento não tem nada a ver com coisas novas. Desfrutar do momento certamente tem alguma coisa a ver com a harmonia.

Osho: The Discipline of Transcendence Osho, Extraído de: The Discipline of Transcendence

Sem comentários: