sábado, junho 24, 2006

Auras


Auras são emanações coloridas emanando da superficie de humanos, animais e mesmo objectos inanimados. Debaixo de circunstâncias normais só são visiveis por pessoas com poderes psiquicos especiais. Contudo pode comprar uns óculos especiais ("Aura Goggles"), com filtros de "bromido pinacianole", ou pode usar fotografia Kirliana para capturar auras. Acredita-se que as auras são indicativas do estado fisico e emocional do ser. As auras podem ser lidas por pessoas com poderes especiais como Ray Stanford (se acredita na história dele) ou membros do Berkeley Psychic Institute.
Todos os anos na Universidade da California em Davis se efectua um festival reminiscente dos sixties com musica psicadélica, incenso a arder, crianças com flores no cabelo, marijuana, massagens com óleos, etc. O festival chama-se Whole Earth Festival. Uma tenda é do Berkeley Psychic Institute (BPI). É a tenda da Leitura da Aura. Por alguns dólares senta-se numa cadeira com musica a tocar enquanto alguem do BPI lê a sua aura. Não só a lê como a desenha num papel que tem o desenho de uma pessoa. Mais que desenhar ele põe côr na sua aura. Então o leitor diz-lhe o que a sua aura lhe revela.
Há um meio de testar a afirmação de que uma pessoa consegue ver auras e foi feito num programa de televisão americano apresentado por Bill Bixby. O Berkeley Psychic Institute enviou o seu melhor leitor de auras para ganhar um prémio de $10.000 dólares a quem demonstrasse poderes psiquicos. Ao psiquico foram apresentadas vinte pessoas na plateia e foi-lhe perguntado se via as auras. Ela disse que via as auras flutuando sobre a cabeça das pessoas. As vinte pessoas sairam e foi levantada uma cortina. Revelou uma série de vinte cabines em que algumas dessas vinte pessoas se encontravam. Portanto Bixby e o psiquico olhavam vinte cabines em que apenas algumas tinham pessoas dentro. Foi perguntado ao psiquico se conseguia ver auras sobre as cabines. Disse que via. Para receber os dez mil tinha apenas de identificar aquelas que tinham pessoas dentro e as que estavam vazias. À audiência foi apresentada uma vista aérea da cena. O psiquico afirmou que havia uma pessoa em cada cabine. Afirmou ver uma aura sobre a cabine 1, cabine 2, até à 20. As cabines foram removidas revelando que apenas 6 pessoas se encontravam aí. O psiquico nem pareceu surpreendido. E suponho que foi para casa afirmando que acertou em todas as que tinham pessoas, ou que 6 em 20 não é mau num ambiente hostil.
Mas claro que o teste apenas demonstra a falta de poder de leitura por uma pessoa, não que não haja auras ou que elas não indicam o estado de saude, mental, emocional ou fisico. Uma área mais interessante de investigação é a fotografia, começando com a fotografia Kirliana que é tomada como prova de que a aura existe.
O Centre of Expertise in Paranormal Phenomena, na Australia, afirma ter levado a fotografia Kirliana a novos limites. Afirmam que pediram uma patente para um processo de restaurar um CD danificado examinando a aura das partes danificadas atrvés da fotografia Kirliana. Afirmam que a aura deixa uma impressão exacta dos altos e baixos do CD original e sabem como mapear a aura para recuperar o CD ao seu estado original. Penso que procuram investidores neste novo negócio.
Noutro desenvolvimento excitante, Stuart Anderson colocou estas dicas para ler a fotografia da sua aura, caso tenha uma. Vermelho: Fogo, paixão, vitalidade e ctividade.Laranja: Auto-expressão, ambição e pensamento lateral.Amarelo: Intelecto, analise e... optimismo.Verde: Equilibrio, habilidade para curar e ensinar.Azul: Amor, paz, honestidade, sensibilidade e contentamento.Turquesa: Imaginação, espontaniedade e boa comunicação.Côr de rosa: Calor, compaixão e respeito próprio.Violeta: Clarividência, misticismo, erotismo e encanto. O lado direito refere-se ao que exprime e ao que os outros percebem de si.O centro da aura refere-se a como experimenta a vida, as habilidades que possui no presente.O lado esquerdo refere-se a áreas de potenciais a serem desenvolvidos.
Robert Bruce, outro especialista em auras, objecta à noção de que cores especificas teem significados especificos. Segundo ele, as cores teem auras, pelo que a côr que apresenta altera a côr da sua aura. De acordo com Bruce,
A aura humana é ao mesmo tempo um campo de energia e um reflexo das energias subtis da vida dentro do corpo. Estas energias fazem aquilo que somos e por seu turno, são afectadas pelo nosso modo de vida e pelo que nos cerca. A aura reflecte a nossa saude, carácter, actividade mental e estado emocional. Tambem mostra doença- muitas vezes antes do aparecimento dos sintomas.
A noção de que a aura reflecte a saude é comum entre crentes. O problema é que côr reflecte que condição?. Bruce vê o seguinte com pacientes moribundos: "Primeiro a aura atenua-se, e cerca de uma semana antes da morte começa a expandir-se num belo azul-céu pálido." Mas, como já notamos, essas cores teem significados diferentes para o sr. Anderson.
Por outras palavras, ler auras é algo parecido com ler testes de Rorschach e provavelmente tão exacto.
As pessoas veem auras? Penso que algumas pessoas algumas vezes veem cores em volta de objectos no seu campo de percepção. Do que lemos, tais alucinações podem ser um problema de visão ou de desordem cerebral. Portanto recomendo começar com um oftalmologista.

Sem comentários: