segunda-feira, julho 03, 2006

Água Pura H2O

Água Pura H2o

De acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde, uma água de qualidade para consumo humano não deve ter mais de 10 PPM (Partes por milhão de residuos sólidos dissolvidos na água)

Quando esta medição é feita nas diversas habitações, de Norte a Sul do país, os resultados são alarmantes!

Como chega a água às nossas torneiras?

A água para consumo que chega ás nossas torneiras é captada á superficie em rios, lagos ou lagoas e no subsolo através de furos artesianos ou lençois freáticos.São depois elevadas para que esta possa circular sobre pressão e vença as barreiras orográficas existentes, passando assim para uma estação de tratamento onde chegam com as mais diversas substâncias desde
folhas,animais mortos, bactérias, fungos, pesticidas, herbicidas, materiais voláteis, etc etc etc. A fim de a tornar potável o processo é feito através da adição de quimicos que mais à frente iremos saber quais.

A terceira fase, chamada adução tem como função o transporte da água desde a zona de tratamento até ás de consumo onde se faz o seu armanezamento a fim de assegurar a continuidade do abastecimento.

Por fim é feita a distribuição através da rede publica em quantidade e pressão adequada ás necessidades do consumidor.

Nesta ultima fase e como sabemos a água passa pelas mais diversas condutas existentes na sua maioria em mau estado obrigando que se juntem mais uns quantos detritos como areias, ferro, chumbo e outros.

Os quimicos do tratamento

Os produtos quimicos utilizados nas estações de tratamento são os seguintes:

Ácido Sulfurico
Sulfato de aluminio
Fluretos
Cloro
Carvão activo
Quimicos Orgânicos
Cal

O que chega à nossa torneira?

Água potável, que deveria estar nos valores exigidos pela OMS Mas que contem ainda em alguns pontos 600 PPM’s (Partes por milhão de residuos sólidos dissolvidos na água=miligramas por litro) o que é alarmante, mas tambem excesso de cloro e grandes percentagens de cálcário que tanto danificam as nossas máquinas de lavar e que tambem nos pode trazer graves problemas de saúde, como á frente iremos ver. Mas não fica por aqui, esta água potável ainda contem embora já mortas, bactérias, virus, e germes, bem como materiais inorgânicos como o mercúrio, chumbo, alumínio, ferro, sulfatos, sódio, cloreto de sódio, nitritos e radioactividade. Todos estes elementos são prejudiciais á nossa saude mas por norma nunca nos lembramos da água quando adoecemos atirando as culpas para outros factores. Mas o que é facto é que estes elementos na água podem provocar o seguinte:

Mercurio Problemas nervosos, cérebro (acumula-se e não se pode eliminar)
Chumbo Falta de memória e alteraçoes neurológicas,hipertençao
AluminioDoenças neurológicas.
FerroPresença de uma bactéria(Ferrobactéria)
Sulfatos
Problemas intestinais (diarreia)
SódioProblemas cardiacos, circulatórios e musculares.
Cloreto de sódioRetenção de liquidos.
NitritosInflamações intestinais, propriedades cancerígenas.
RadioactividadeQueda de cabelo, cancro, úlceras.
CloroCancro (bexiga,rins, intestinos e estômago). Problemas cardiacos, malformações congénitas e nascimentos permaturos, diarreias
Calcário Arteriosclerose, pedras nos rins e bexiga, problemas de pele.

Posto isto, o que nos resta fazer? Só beber água engarrafada? E a confecção dos nossos alimentos? Também usamos água do garrafão?

Infelizmente a maioria das águas engarrafadas comercializadas no nosso país está acima dos 10 PPM recomendados pela OMS, felizmente que não contêm cloro e na sua maioria está nos niveis de cálcário admissivel, pelo que se podem qualificar de águas macias. Mas pecam por fazer crer aos consumidores de que têm minerais e portanto uma água mineralizada é excelente para a saúde o que está perfeitamente errado pois estes tais minerais encontram-se no estado inorgânico e portanto não é possivel pelo corpo humano a sua assemilação, só as plantas o podem fazer.

Outro conceito que temos é de que sendo a água utilizada na nossa alimentação, fervida , logo não há problema nenhum, porque a fervura mata tudo. Se é verdade que matará alguns virus, germes ou bactérias que possam existir, tambem é verdade que concentram mais os niveis de calcário e de todos os outros inorgânicos que não se evaporam, o que se vai evaporando é mesmo H2O.

A Importância do PH

Segundo vários especialistas o corpo humano deve beber uma água que tenha uma potencialidade de hidrogénio (PH) entre os 5,5 e os 6,5. Sabendo-se que a escala de medição do PH vai de 1 a 14 sendo o 7 o PH neutro, os valores abaixo de 7 são classificados de ácidos e os valores acima de alcalinos.

O PH ou potencial de hidrogénio é o factor magnéctico que define o potencial iónico de acidez ou alcalinidade de uma solução. O desvio do Ph no plano biológico é de uma extrema importância, um PH alcalino (acima de 7) corresponde a uma perda de protões enfraquecendo o núcleo celular, quem consome água com PH acima de 7 alcaniliza o sangue, o que está cientificamente provado é que o sangue das pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares é muito alcalino.

Na opinião de vários cientistas a água para consumo deve ter um PH entre os 5,5 e 6,5 (ligeiramente ácida) para que possa cumprir o seu papel catalizador em quase a totalidade de todas as reações bioquimicas, para além de que uma água ligeiramente ácida é necessária a uma boa assimilação do cálcio, e uma ajuda importante ao sistema digestivo.

Mas podemos até defenir a carga de electrões de um determinado PH pelo factor electrico rH2. Pelo factor electrico rH2 a oxidação limita a assimilação do oxigénio no nosso organismo reduzindo assim o nosso fundamental e primeiro alimento, este facto pode provocar fadiga, insónias, estados de stress e más digestões objectivadas pela subida do rH2.

Reconhecido que é o espessamento do sangue, o envelhecimento dos tecidos provocado pela oxidação, sendo as águas que chegam ás nossas torneiras artificialmente sobreoxidadas por produtos que eliminam qualquer vida, como mocróbios, bactérias e virus, o grande perigo é que a ingestão desta água vai igualmente oxidar o organismo já por si bastante agredido por outros elementos poluidores que se encontram na alimentação, cheia de adubos quimicos e solos empobrecidos, a poluição do ar (falta de iões negativos) a poluição eléctrica e electromagnética, o stress etc...etc..etc...

A oxidação corresponde a uma perturbação do campo electrico das celulas por falta de electrões, associada a uma perturbação do campo magnético por falta de protões (PH Alcalino), cria-se assim condições para o aparecimento das chamadas doenças da civilização.

A água excelente deve ser anti-oxidante para contribuir eficazmente para o reequilibrio do terreno biológico e neutralizar os efeitos de outras causas de oxidação. Portando quanto mais pura a água mais eficaz o equilibrio.

Pela importância do PH já podemos observar o quanto é importante consumir uma água pura. Mas esta tem outras e variadas vantagens para o nosso organismo. Já sabemos que a água impura carregada de calcário e de minerais impede o bom funcionamento renal e provoca o espessamento do sangue que pode ter como consequência doenças cardiovasculares, este fenómeno é acentuado pela alcalose (PH básico) e pela oxidação (rH2).

No caso em que nas águas se encontram sais minerais, a importante eliminação de toxinas torna-se quase impossivel, só com o consumo continuado de água pura essas toxinas serão libertadas no organismo e explidas. Isto significa que, para o sistema renal conseguir eliminar bem as toxinas, a água deve ser o mais pura possivel já que é importante o seu poder dissolvente e a sua capacidade de transporte. Quando os rins funcionam bem o PH das urinas é ligeiramente ácido situando-se em valores perto do neutro (7), é dentro destes valores de PH que um máximo de electrólitos (residuos e toxinas) de ácido urico e colestrol são eliminados.

A água e o sangue

O sangue executa tantas funções que sem ele de nada valeria a complexidade organizativa do nosso corpo. Como já sabemos 70% do corpo humano é constituido por água. O sangue é o principal distribuidor dessa água nas quantidades necessárias a cada actividade orgânica, além de distribuir, o sangue concorre para a eliminação dos excessos.

Toda a parte liquida do sangue forma o plasma sanguínio, cerca de 90% do plasma deverá ser constituido por água pura na qual estão dissolvidas numerosas substâncias existentes no sangue.É pois, muito importante a qualidade da água que consumimos, esta terá de ser o mais pura possivel para que quando no plasma sanguínio, dissolva e transporte, e não ao contrário depositando matéria inorganica que pode levar á obstrução de artérias e problemas cardiovasculares muitas vezes embolias mortais.
Sabendo tudo isto, poderá perguntar-se:

Que soluções então?

Tratá-la à saida da torneira, esta é a solução. Mas como?

Existem no mercado variadissimos sistemas de tratamento de água, desde os simples filtros de carvão activado que só eliminam o cloro, sabor e cheiro que a água possa conter, até aos mais sufisticados sistemas que utilizam Osmose inversa e desionização conseguindo estes uma água de grande qualidade com 0 PPM’s com um ph entre os 5,5 e os 6,5 o que é ideal para o nosso organismo.

O que é Osmose inversa e desionização?

Trata-se de fazer passar sobre pressão a água por uma membrana de origem vegetal, microporosa que vai reter todas as bactérias, virus, calcário,metais pesados, nitratos residuos sólidos, etc. Mas ainda assim conseguem passar por esta membrana todos os materias voláteis , e estes sim, são orgânicos e podem ser assimilados pelo corpo humano, tais como o éter, alcool, benzina, cloreto de sódio e outros que só podem ser removidos por um sistema de desionização.Neste sistema e depois da passagem pela Osmose inversa a água irá ser libertada dos voláteis por uma resina sintética que remove os iôes com carga possitiva (Catiões) e os iôes de carga negativa (Aniões), por permuta iónica.

Só com estes dois sistemas integrados mais os filtros de carvão activado é possivel ter uma água no seu estado puro ,H2O ,e o que nos ensinam na escola começa a fazer sentido.

Algumas Observações.Não é demais lembrar que o nosso corpo é composto por 70% de água, sendo que destes 5% são constituidos por plasma ( parte liquida do sangue), 15% como liquido intersticial e 50% como liquido intracelular, sendo a água o principal transportador de nutrientes é necessária a todas as funções estruturais do corpo, ajuda-nos a manter e regular a temperatura , e é essencial para eliminar as excreções do corpo. É ainda responsável por quase todos os processos orgânicos como a digestão, absorsão, circulação e excreção.

Portanto beba água pura (H2O) , cerca de 8 copos por dia. Saiba que o seu corpo pode estar sem alimento durante cerca de cinco a seis semanas mas sem água ao fim de cinco dias causará a morte por desidratação.

Distribuição da água no corpo humano

Cerebro 75%
Pulmões 86%
Figado 86%
Musculos 75%
Coração 75%
Rins 83%
Sangue 81%

Notas finais

Caso esteja interessado em fazer testes á água que consome, este será feito gratuitamente, bastando para tal pedir por email para jomacaso@yahoo.com.br indicando os seus dados.

Sem comentários: