terça-feira, agosto 11, 2009

É Urgente, Mas Não Há Pressa


É Urgente, Mas Não Há Pressa
Não há tempo para a pressa e certamente esta é a coisa mais urgente.

AMADO OSHO DE ALGUM LIVRO EU ME LEMBRO DESTA FRASE: " PARA O PEREGRINO ALCANÇAR O SEU DESTINO É ESSENCIAL SE MOVER INSTANTANEAMENTE, MAS SEM PRESSA. É TÃO URGENTE QUE ELE ALCANCE O SEU DESTINO, QUE NÃO HÁ TEMPO PARA A PRESSA ". POR FAVOR VOCÊ PODERIA FALAR SOBRE SE HÁ QUALQUER URGÊNCIA E COMO ISSO SE RELACIONA AO ESPERAR?

Rabia você foi pega em uma verbosidade; caso contrário a mensagem é muito simples. E deveria ser simples a você, porque é isso que eu estou dizendo de muitos, muitos modos. Primeiro... a situação é tal que todo momento é urgente pela simples razão que você não pode confiar no próximo momento; se ele virá ou não, não está em suas mãos. Assim a todo momento nós vivemos na urgência. Se você quiser fazer algo, faça agora e aqui, porque como você pode adiar? Segundo, você diz, " De algum livro eu me lembro desta frase: Alcançar o seu destino, é essencial, para o peregrino, se mover IMEDIATAMENTE..." ' Certamente se você quer conhecer a si mesmo você não deveria perder um único momento, porque há sempre a possibilidade que morte interfira. Mas você tem que estar em dificuldade porque a frase vem certamente de algum grande místico... " mas sem pressa ". Mova-se instantaneamente porque é urgente, mas sem pressa, porque na pressa você não está inteira, na pressa você está sempre atrasada, na pressa você esquece dos essenciais, na pressa você precisa de tempo. Só de estar com pressa você precisará de tempo--e não há nenhum tempo. Este momento é tudo e o todo e a situação é urgente. Você nasceu sem o seu consentimento, sem um contrato, até mesmo sem sua permissão; aquilo não estava em suas mãos. Você morrerá sem qualquer informação prévia, sem data e hora marcadas--isso não está em suas mãos. Uma vez morto você não pode reclamar; e não ainda nascido você não está em nenhuma parte. A quem a existência deveria perguntar, você quer nascer ou não "? Assim o que você realmente obteve em suas mãos, sólido e real é só este momento no qual você pode agir inteligentemente ou estupidamente; em outras palavras no qual você pode agir como um meditador ou como um medíocre.... Mas a frase é realmente bonita. Você se encontrou metida em um quebra-cabeças porque você não pode aceitar um tipo de loucura como esta. Primeiro você diz que é urgente e urgência cria pressa; então você nega que não deveria haver pressa, mas a pergunta é tão urgente que você deveria começar instantaneamente. Você ficou confusa por causa das palavras. Eu lhe contarei como uma pessoa pode ser confundida com palavras bonitas. Dois homens se encontraram em um bar e começaram uma conversa. Depois de um tempo um deles disse, " Você pensa que você tem problemas familiares? Ouça a minha situação. Alguns anos atrás eu conheci uma viúva com uma filha adulta e nós nos casamos. Depois, meu pai se casou com a minha enteada. Isso fez de minha enteada minha madrasta e meu pai se tornou meu enteado. Também, minha esposa se tornou a sogra do sogro dela. " Então a filha de minha esposa, minha madrasta, teve um filho. Este menino era meu meio-irmão porque ele era o filho de meu pai, mas ele também era o filho da filha de minha esposa que o transforma no neto de minha esposa. Isso me fez o avô de meu meio-irmão. " Isto não era nada até que minha esposa e eu tivemos um filho. Agora a irmã de meu filho, minha sogra, também é minha avó. Isto faz do meu pai o cunhado de meu filho cuja irmã emprestada é a esposa de meu pai. " Eu sou o cunhado de minha madrasta; minha esposa é a tia da própria filha, meu filho é o sobrinho de meu pai e eu sou meu próprio avô. E você pensa que você tem problemas " familiares? Não se apegue às palavras! A frase é muito clara: a situação é urgente porque você não tem nenhuma garantia para o próximo segundo. Você tem que começar imediatamente porque você não pode adiar--o futuro não é seguro--e ainda você não pode ter pressa porque a pressa leva tempo. Portanto, silenciosamente, pacificamente, sem pressa, sem qualquer tensão, sem qualquer angústia, mova-se imediatamente. É urgente. A menos que a meditação seja urgente para você, nunca acontecerá; você morrerá antes disto. Ponha a meditação em seu rol como o item mais importante, urgente... número um. Mas a meditação na sua vida está mesmo no fim do rol de roupas para lavar -- e o rol vai ficando maior a cada dia. E antes de você terminar seu rol, você está acabada, assim o tempo para meditação nunca vem. Portanto, eu tomo aquela frase, quem quer que tenha feito ela, como tremendamente significante. Rabia, não tente entender a sentença; Eu a cortei em pedaços claramente para você, de forma que você não fique confusa. Não há tempo para a pressa, não há nenhum tempo para preocupações; em um único momento o que pode você fazer? Só uma coisa: você pode se acomodar dentro de você mesma. Esta será a grande transformação do seu ser. E certamente esta é a coisa mais urgente - a qual nós temos tentado adiar tanto quanto possível.

Sem comentários: