domingo, agosto 02, 2009

GEOMANCIA

GEOMANCIA

ORIGENS
A Geomancia está para a Terra ( Gê ), assim como a Astrologia está para o Céu. Esta Arte Divinatória, surgiu Provavelmente na Pérsia por volta do Sec. XVI. Alcançou a China e toda a Ásia, Índia, África e, de Lá chegou a Europa, difundida pelos Árabes. Segundo historiadores Dante Alighieri, teria citado em sua obra "A Divina Comédia", os primórdios da Geomancia, com a mesma credibilidade da Cartomancia, Quiromancia e Astrologia, populares naquela época.Conta a tradição que para exercê-la os antigos Árabes traçavam aleatoriamente "pontos" na areia do deserto, e depois de interpretá-los apagavam os seus sinais.Outros estudiosos afirmam que os magos praticavam a geomancia atirando grãos de terra sobre um tampo liso, de pedra ou vidro e então interpretavam os sinais que se formavam, com o objetivo de profetizar o destino daqueles que os consultavam. Consta ainda que essa técnica, um legado do período neolítico, era conhecida dos Celtas, de Roma, de Bizâncio e que foi utilizada na China antiga com o nome de Hig-fa - Arte das formas e das situações. No "Tratado Primeiro" de Roberto de Fluctibus, a Geomancia consta como um dos sete ramos da tradição esotérica, juntamente com : Piramidologia, Quiromancia, Memória, Fisiognomonia, Astrologia e Profecia.
Em 1637, Pisis, um antigo ocultista italiano, definiu cada linha com seus resultados, associando-os aos 4 elementos da natureza, de baixo para cima, são elas:1ª linha = Pés, elemento = Terra2ª linha = O Ventre, elemento = Água3ª linha = O coração, elemento = Ar4ª linha = A Cabeça, elemento = Fogo
Jabir Ibn Hayan, um estudioso Árabe adepto desta arte, acrescentou:Cabeça e Coração = Carater feminino/PassivoVentre e Pés = Caráter Masculino/Ativo
Além dessa associação existe a classificação das casas por áreas de regência de cada figura, facilitando assim a obtenção das respostas às perguntas feitas ao oráculo. Para perguntas simples, as casas 13, 14 e 15 por si bastam para uma resposta. A 13 diz do passado, a 14 da evolução do caso e a 15 da solução.Uma interpretação mais profunda, exige a análise simultânea das casa e das figuras que estão nelas. As casas tratam de assuntos distintos. Casas com os mesmos desenhos são interpretadas como se fosse um conjunto único. Veja à seguir as casas e as suas áreas de regência.















NOMES E POSIÇÕES DAS CASAS
8 Morte - 7 Esposa - 6 Trabalho - 5 Filhos - 4 Pai - 3 Familia - 2 Bens - 1 Vida
12 Inimigos - 11 Amigos - 10 Sucesso - 9 Viagens
14 Testemunha do Futuro - 13 Testemunha do passado
15 Juiz


O RITUAL


O Mago senta-se relaxado, concentra-se em sua pergunta ou do consulente, e na terra ou areia, com um graveto traça 4 linhas, com símbolos à seu critério, podem ser pontos, cruzes, Xs, etc. Inicia uma linha e para quando sua intuição mandar, passa para a linha seguinte e assim sucessivamente. Soma o total dos símbolos de cada linha e anota os resultados, se a soma for par atribue 2 pontos, se a soma for impar atribue 1 ponto. Analisa o desenho formado, seu significado, classifica de acôrdo com a casa que rege a questão formulada e utilizando uma linha interpretativa que permite dar seu toque de sensibilidade, decifra a resposta.Obs : Na atualidade o Mago pode susbstituir a escrita na areia por lápis e papel.


Sem comentários: