sábado, dezembro 05, 2009

O Livro de Thoth


O Livro de Thoth


Setna é um personagem recorrente na literatura egípcia antiga. Um dos filhos de Ramsés II, Setna foi um mago cumprida, estadista, estudioso, e algo de um aventureiro. Sua posição como o filho do faraó, mas muito abaixo da linha sempre a regra é realmente muito comum para o escrivão do tribunal. Que ele existia nenhuma pergunta, mas como King Arthur e quase outras figuras históricas, suas façanhas não tenho nenhuma dúvida foi inflado ao longo dos anos.


Esta história data de vários séculos após o reinado de Ramsés. Por esta altura histórias de Setna atingiu proporções épicas, e ex-juiz, o escrivão foi elevado ao status de herói mítico. Esta é uma das mais completas histórias contadas sobre ele, e certamente um dos melhores.


Alto que o povo cantar de Setna, filho de Ramsés, o Grande, o homem mais culto no Egipto. Um grande estudioso, ele era capaz de ler todos os escritos antigos e decifrar os textos mais antigos. Nenhum símbolo no Egito era desconhecido para ele, mesmo os nas paredes dos templos em ruínas desde o mais antigo dos dias. Ele também era um mago poderoso, talvez o mais poderoso no Egito, para que ele tivesse aprendido as artes mágicas dos textos secreto que nem mesmo os sacerdotes de Amon-Ra sabiam ler.

Devido a isso, ele costumava passar o dia estudando textos antigos e ouvir as histórias contadas pelos anciãos e os escribas. Todos os dias os seus servos lhe traria rolos de papiro de bibliotecas e templos de todo o Egito. Ele lê-los e seus escribas que fazem cópias deles para colocar na biblioteca do pai. Assim reino de Ramsés foi um reino de aprendizagem.

Um dia ele leu em um livro sobre a desintegração outro filho de outro faraó que tinha sido um escriba e mago: Nefrekeptah, filho de Amenhotep. Ele tinha vivido trezentos anos antes e tinha sido considerado como o mais poderoso mago do Egito, porque tinha encontrado e ler o Livro de Thoth, os segredos do deus da sabedoria. The Book of Thoth era uma coleção de magias que possa permitir ao leitor conhecer a linguagem dos animais, para lançar feitiços grande, mesmo para encantar o céu ea terra em si!

Setna desejado o livro para si mesmo que ele também pode beber do seu conhecimento. Ele soube que tinha sido enterrado com Nefrekeptah na necrópole de Memphis. Setna procurou seu irmão, o Anheru poderoso e pediu-lhe ajuda.

"Eu vou com você, meu irmão", disse Anheru ", serei sua espada e escudo".

Não foi difícil encontrar túmulo Nefrekeptah's. Como eles eram os filhos do faraó, os sacerdotes lhes permitiu entrar. Os irmãos quebrou os selos e fizeram o seu caminho para a câmara central. Ali estava Nefrekeptah em seu sarcófago com um grande rolo de papiro em seu peito. À sua esquerda e direita, havia duas cadeiras. Em uma das cadeiras foi o ka fantasma de uma mulher, no outro estava o ka de um jovem.

Setna Anheru e curvou-se aos dois kas e ao corpo de Nefrekeptah. Setna disse, "Osiris mantê-lo em paz, O príncipe e escrivão, e vocês dois que se sentam ao lado dele na eternidade. Estou Setna, escrivão e mágico para o meu pai o faraó como você fosse seu. Eu vim para reclamar do Livro de Thoth para o meu próprio. Peço-lhe por isso pacificamente, mas eu tenho o poder de tomá-lo se eu escolher ".

Em seguida, o ka da mulher falou: "Não tomar o Livro de Thoth, Setna. Não é para você ler, nem para qualquer mortal. Nefrekeptah não prestou atenção aos avisos dado a ele, e assim sua vida foi cheia de tristeza. infortúnio seguiu todos os dias da sua vida, mesmo provocando a morte de sua esposa Ahura, e seu filho mais velha. Nós somos aqueles cujas kas você vê antes de você, nunca sabendo a terra abençoada por causa de seu desejo de conhecimento. Ouça o meu conto e aprender também.

"Saibam que Nefrekeptah e eu éramos os filhos de Amenhotep, Osíris pode mantê-lo em paz, e segundo o costume tornou-se marido e mulher. Merab, nosso filho, foi logo nasceu para nós, e viveram felizes. Nefrekeptah era um homem de aprendizagem , e quis saber tudo. Sempre que lia os livros antigos e caminhar através dos antigos templos e túmulos, copiando as escrituras sagradas.

"Um dia quando ele estava estudando, assim, um velho padre veio até ele e disse: 'Tudo o que está escrito aqui é inútil, pois é o trabalho dos mortais. Posso dizer-lhe onde encontrar o conhecimento dos próprios deuses, o conhecimento de Thoth. Está escrito em seu livro e escondido. Ao lê-lo, você vai aprender a língua dos animais, como ver o vento e como ouvir o sol, os segredos dos deuses e as músicas das estrelas '.

Nefrekeptah coração pulou dentro dele, pois ele desejava ler este livro. Ele perguntou o velho sacerdote onde estava, prometendo-lhe qualquer coisa que ele desejava.

O padre lhe disse: 'Dê-me uma centena de barras de prata para o meu túmulo e uma proclamação real que eu seja enterrado como um rei. "

Nefrekeptah fez tudo o que perguntou o padre, eo padre disse-lhe onde poderia encontrar o Livro de Thoth.

"No meio do Nilo na Koptos, guardado por serpentes e escorpiões e uma serpente poderosa que não pode ser morto, em uma caixa de ferro, em que há uma caixa de bronze, em que há uma caixa de madeira, no qual há uma caixa de marfim e ébano, em que há uma caixa de prata, em que há uma caixa de ouro, lá você deve encontrar o Livro de Thoth ".

"Nefrekeptah apressou-se em casa e me contou tudo o que tinha feito. Eu estava com medo, porque as coisas dos deuses não são para nós a tocar. Entanto, ele não seria mudada. Ele suplicou nosso pai para a utilização da barca real. Este foi concedido, e Nefrekeptah, eu e nosso filho Merab partiu naquela noite.

"Nós navegamos pelo Nilo acima para Koptos, onde ofereceu sacrifícios a Isis e Hórus, pedindo-lhes para o sucesso. No dia seguinte, Nefrekeptah foi à margem do rio e um feitiço grande. Chamou-se uma corda mágica que ligaria-se a qualquer coisa que ele ordenou que e não poderia ser quebrado ou solto. Lançou a corda no rio, comandando-o a procurar a caixa de ferro.

"Depois de uma hora, ele ordenou que a corda elevador fora da água. Fê-lo, e trouxe com ele a caixa de ferro guardado por serpentes e escorpiões e as serpentes poderoso que não pode ser morto. Ela foi criada em cima da terra. Nefrekeptah falou um palavra de poder, e as serpentes e escorpiões tornou-se imóvel como pedra. Então, a grande serpente levantou-se a greve, que não poderiam ser afetados por magia. Nefrekeptah desembainhou a espada e cortou a cabeça de um golpe. Mas a cabeça eo corpo saltou para trás junto e da serpente levantou-se para atacar novamente. Três vezes fez greve Nefrekeptah, e três vezes a serpente se todo novamente.

"Nefrekeptah tinha um plano. Ele ligou para o seu servo e pediu-lhe para esvaziar um grande jarro de porão do navio e levar para ele. Quando o servo voltou, Nefrekeptah pegou a cabeça da serpente, golpeou-lo, jogou-o o frasco e fechou a tampa. Nefrekeptah ordenou a seu servo, para converter o jar no Nilo. O corpo da serpente goleada sobre, mas não conseguiu encontrar sua cabeça.

"Então fui Nefrekeptah inofensiva para a caixa. Ele abriu a caixa de ferro, em seguida, a caixa de bronze, em seguida, a caixa de madeira, em seguida, a caixa de marfim e ébano, em seguida, a caixa de prata, e em seguida, a caixa de ouro. Na caixa de ouro, encontrou a livro e tomou. Ele desenrolou o pergaminho e lê-lo. Imediatamente ele aprendeu a linguagem dos animais, como ver o vento e como ouvir o sol, os segredos dos deuses e as músicas das estrelas.

"Ele então deu para mim e mandou-me ler, e eu também aprendeu a língua dos animais, como ver o vento e como ouvir o sol, os segredos dos deuses e as músicas das estrelas.

"Nefrekeptah então tomou papiro e tinta e anotou todas as magias do Livro de Thoth. Então, tomando um pote de cerveja lavou a tinta em um copo e bebeu-o para que as magias entrou nele e ele não esquecê-los.

"Depois disso partimos para Memphis. Desgraça Mas ultrapassou-nos. Um estranho poder apreendidos mais velha e levou-o a pular no rio e se afogar. Nefrekeptah Mas usou um feitiço do livro de levantar mais velha do fundo. Entanto, nenhuma mágica poderia trazer de volta à vida, pois a vida só é dado por Ra. entanto Nefrekeptah beseeched ka Merab para falar do que aconteceu.

"Ka Merab disse, na voz oca dos mortos," Saiba que Thoth descobriu o que você fez, e tem ido a Amen-Ra. And Amen-Ra deu-lhe licença para tratá-lo como ele escolhe, mas Amém. -Ra é o envio de grande tristeza, como castigo, a primeira das quais consiste em me tirar de você. "

"Saímos do corpo Merab na Koptos onde o Ritual da Vida foi dito sobre ele e ele estava deitado em uma tumba. Nós lamentou a sua perda e os nossos corações foram quebrados com a dor. Nefrekeptah em seguida, deu a ordem de vela mais uma vez.

"Como passamos o lugar onde mais velha havia se afogado, uma força agarrou-me tão bem e desci no rio e se afogou. Nefrekeptah Mas usou um feitiço do livro de levantar-me das profundezas. Entanto, nenhuma mágica poderia me trazer de volta a vida, pois a vida só é dado por Ra. entanto Nefrekeptah beseeched meu ka falar do que aconteceu.

"Eu disse, na voz oca dos mortos," Saiba que Thoth descobriu o que você fez, e tem ido a Amen-Ra. And Amen-Ra deu-lhe licença para tratá-lo como ele escolhe, mas Amen - Ra é o envio de grande tristeza, como castigo, o segundo dos quais é para me tirar de você. "

"E assim como com Merab, Nefrekeptah deixou meu corpo em Koptos onde também foi enterrado ao lado Merab. Nefrekeptah navegaram em tristeza para Memphis, mas quando chegou, ele também estava morto, segurando o Livro de Thoth no peito, a tristeza terceiro . Nefrekeptah E assim foi sepultado como um príncipe, e os kas de mim e nosso filho vir a ele para vigiá-lo.

"Tudo isso foi porque nós tomamos o que não era nosso e que não ouvir os avisos. Tiramos a propriedade dos deuses e usou como mortais, e os mortais não têm nenhuma reivindicação para as coisas dos deuses, nem você tem direito ao Livro de Thoth. Então, eu vos digo, se você não teria as dores que temos, deixar o livro em que se encontra por toda a eternidade. "

E Setna estavam cheios de temor, no conto, mas ele não estava com medo. Ele sabia que ele era mais forte do que Nefrekeptah tinha sido, e sua sede de conhecimento se apoderou dele. Ele falou na voz de mágica, "Dê-me o Livro de Thoth, ou eu vou usar o meu poder para lançar você deste lugar". E o kas de Ahura e Merab recuou de medo.

Mas então o ka de Nefrekeptah se levantou do seu corpo e disse: "Setna, se você ainda persistem nessa busca, mesmo depois de ouvir o conto de tristezas desta família destruída pelo livro, o livro deve ser o seu. Mas você deve vencê-lo de mim em um jogo de Senet. Você pode fazer isso? "
Setna e respondeu: "Vou jogar para o livro."

Portanto, o conselho Senet foi trazida, e as peças retiradas e colocadas em cima da mesa. Eles começaram a jogar. E Nefrekeptah começou sua primeira peça fora do tabuleiro, e Setna afundou no solo até os tornozelos. Nefrekeptah teve sua segunda peça fora do tabuleiro, e Setna afundou até a cintura. Nefrekeptah terceiro tem o seu pedaço fora do tabuleiro, e Setna afundou até o pescoço. Rapidamente ele implorou a seu irmão ", Anheru, trazer meu cajado mágico que eu possa me libertar!" Anheru e deu o seu irmão, o cajado mágico. Assim que ele tinha na mão, Setna trabalhou uma grande magia e saltou para fora do solo. O ka do Nefrekeptah gritei, mas ele já não tinha poder sobre Setna.

Setna agarrou o Livro de Thoth, e ele e Anheru fugiram do túmulo. Atrás deles, o ka de Ahura gritou, mas o ka de Nefrekeptah Setna jurou que iria devolver o livro, rastejando sobre as suas mãos e joelhos.

Logo Setna e Anheru diante de Ramsés, seu pai e contou-lhe tudo o que tinha acontecido. Ramsés disse, "Setna meu filho, o retorno do Livro de Thoth ao túmulo. Destruiu Nefrekeptah, e se você seria sábio, você iria removê-lo de você para que não faça o mesmo com você. Nefrekeptah Tenha certeza de que ainda tem poder de neste mundo e ele vai usá-lo para trabalhar tristeza em cima de você até você devolver o livro, rastejando sobre as mãos e os joelhos. "

Mas Setna não ouvir o pai, e manteve o livro. Ele passava muitas horas estudando, aprendendo tudo o que ele continha. Sua mágica cresceu poderoso, eo seu grande conhecimento, pois sabia a língua dos animais, como ver o vento e como ouvir o sol, os segredos dos deuses e as músicas das estrelas. Muitos vieram de todo o Egito, para ouvir sua sabedoria e de aprender com ele.
Um dia, enquanto estava sentado nos degraus do palácio, dando conselhos, ele viu a mulher mais bonita que ele já tinha visto de passagem. Com ela foi uma comitiva de servir-empregadas domésticas, e ela estava vestida com túnicas brancas com fios de ouro, um cinto de ouro, e um diadema de ouro. Setna não podia acreditar que tamanha beleza pode ser encontrada entre os mortais.

Ele pediu que estavam com ele: "Quem poderia ser?"
Um deles, o governador de uma província distante, respondeu: "Isso é Tabubua, filha da sacerdotisa de Bastet".

Embora Setna era casado e tinha um filho e uma filha, que esqueceu todas estas coisas no seu desejo. Era como se um feitiço tinha sido lançada sobre ele, e de fato ele estava enfeitiçado, que mesmo com todas as suas forças e conhecimentos de magia que não podia ver que ele era. Ele desejava apenas Tabubua, e desejava fazer o seu.

Ele enviou-lhe uma mensagem, perguntando se ele poderia vir para ela. Até que ele recebeu a sua resposta, ele não comer ou beber, nem leu o Livro de Thoth. Mesmo sua eterna busca por conhecimento foi anulado por causa desta mulher.
Sua resposta, disse que ele estava livre para entrar e falar com ela em seu palácio perto Bubastis, a cidade santa de Bast, a esposa do grande deus Ptah. Ele foi para ela, e congratulou-se com ele para seu palácio, oferecendo-lhe vinho e doces.

Ele falou de seu desejo por ela, ou melhor, do seu amor. Ela respondeu: "Se você me faria o seu, devo dizer-lhe que não sou mulher mortal, mas o filho de Bast si mesma. Embora os homens mortais pode levar muitas mulheres e pode amar várias vezes, eu não posso permitir que todos os rivais. Antes de nós pode ser qua você deve apresentar o divórcio de sua esposa e seus filhos devem ser sacrificados e alimentados com os gatos de Bast, para que eles tramam o mal contra as nossas crianças. "

E Setna, cego de desejo e endurecido pelo orgulho de seus conhecimentos indevidos, pegou sua caneta e papiro, e escreveu uma sentença de divórcio contra sua esposa e um comando que seus filhos sejam sacrificados e alimentados com os gatos de Bast.

E quando foi feito, e os gritos de sua esposa e os gritos de seus filhos chegaram aos ouvidos Tabubua, ela veio a ele em suas vestes nupciais. Ela deu um passo em direção a ele, e Setna estendeu os braços para o seu fecho. Ele segurou-a perto, dizendo: "Eu dei tudo para você, minha esposa é um mendigo, meus filhos estão mortos, você não tem rivais para o meu amor!" Mas não era uma bela mulher que ocupou, mas um corpo murcho!

Setna gritou, e as trevas afirmou ele. Ele acordou para encontrar-se deitado no caminho de Memphis, cidade de seu pai. Não havia nenhum sinal do grande palácio de Tabubua, ou Tabubua si mesma.

"Tudo um sonho", disse ele, "mas uma terrível. E pensar que eu podia desistir de tudo que eu tinha tanta facilidade. Pensar que o meu orgulho e meu desejo que me superar. Este foi um aviso, que se não desfazer o que Eu fiz, ele virá a passar. "

Ele correu para casa para encontrar sua esposa e filhos vivos, e prendeu-os como um mantém as coisas preciosas. Ele sabia que ele deve devolver o livro de Toth a Nefrekeptah.

Setna apareceu perante seu pai, o grande Ramsés, e disse-lhe do sonho e da sua decisão. Ramsés disse, "Setna, melhor que você vem a seus sentidos agora do que depois. Eu avisei que iria destruí-lo se você não devolvê-lo. Devolva o livro a seu detentor, e ir lá com as mãos e os joelhos, na verdade contrição ".

Setna fez, entrando no sepulcro em suas mãos e joelhos, curvando-se diante do sarcófago de Nefrekeptah eo kas de Ahura e mais velha. Ele implorou Nefrekeptah perdoá-lo e tomar de volta o livro, sob pena de trabalho a infelicidade mesmo em Setna como tinha em Nefrekeptah.
Em seguida, o ka de Nefrekeptah apareceu e falou, rindo, "eu disse que você iria voltar, rastejando em suas mãos e joelhos, e assim que você tem. Coloque o livro em minhas mãos mortas. Mas há uma última coisa que você deve fazer antes de você livre de punição. Esse você deve fazer, ou o sonho virá a passar. "

Esta Setna fez, então ele olhou para cima e perguntou: "Que devo fazer, ó escriba Nefrekeptah?"
O ka do Nefrekeptah respondeu: "Sei que se eu fosse enterrado aqui em Memphis, minha esposa e filho ainda estão longe de seu túmulo no Koptos. Desejo para nós estarmos juntos mais uma vez, como uma família deve ser. Traga seus corpos para descansar aqui com a minha, que se alegram juntos pela primeira vez em muitos séculos. Traga seus corpos para descansar aqui com o meu, para que possamos aguardar juntos o Dia do Despertar quando retorna Osíris para o mundo. "

Setna e deu sua palavra de que ele iria fazer isso. Ele apressou-se a seu pai, o grande Ramsés, e pediu o uso da barca real e disse-lhe por que ele precisava. Ramsés deu a sua bênção e desejou a seu filho toda a velocidade e à protecção da Ptah.

Setna e seus servos subiam do Nilo para Koptos onde ofereciam sacrifícios de Ísis e Osíris. Eles também sacrificaram para Anubis, o guardião dos mortos, e ao seu filho Upuaut, o abridor de caminhos, para quem todas as tumbas são conhecidas. Mas os sacerdotes não podiam dizer onde Setna Ahura e Merab foram enterrados, pois tinha sido há muito tempo. Setna olhou através dos escritos antigos e ler as mais antigas esculturas, mas ele conseguiu encontrar nenhum registro de seu sepultamento.

Setna desesperou e ofereceu grandes riquezas a qualquer pessoa que poderia ajudá-lo a encontrar o túmulo de Ahura e mais velha. Mas ninguém saiu com excepção de um velho que disse Setna, "Quando eu era criança, o pai do meu avô (que era tão velho quanto eu estou agora) me disse que quando ele era criança, o pai de seu avô tinha-lhe mostrado o localização do túmulo de Ahura e mais velha, pois quando ele tinha sido um jovem, no reinado de Amenhotep, teve lain-los lá mesmo. Siga-me, e eu vou te levar lá "

Setna seguiu, e em um antigo campo nos arredores de Koptos, o velho disse-lhe para cavar. Setna e seus homens cavaram e encontraram uma pedra antiga mastaba do estilo comum nos dias de Amenhotep. Eles abriram o túmulo e entrou, encontrando os corpos de Ahura e mais velha. O velho chorou de alegria e desapareceu. Setna deu graças aos deuses, sabendo que tinha sido outro senão o de ka Nefrekeptah, dado o poder de caminhar entre os vivos para que pudesse mostrar o caminho.

Setna e seu funcionalismo carregava o corpo de volta para Memphis, como se tivessem sido os corpos de um faraó e sua rainha, a barca real com todas as honras.

E lá em Memphis, Ramsés se conduziu o cortejo fúnebre de Saqqara, a cidade dos mortos, e Setna se pronunciou os rituais, quando foram colocadas no túmulo, à esquerda e à direita do sarcófago de Nefrekeptah. Ao fazerem isso, Setna viu os três kas pé juntos, sorrindo para ele, e ele sabia que a maldição foi levantada a partir dele.

O cortejo fúnebre saiu do túmulo e fechou-se. Setna falava uma palavra de poder, ea porta tornou-se como a pedra em torno dele, e se tornou a pedra como as montanhas em torno dele. Ele falou uma outra palavra, e uma tempestade poderosa veio e enterrado no túmulo de modo que ninguém possa encontrá-lo novamente. Lá ele se esconde para todas as idades contra a sua conclusão pelos mortais. E lá está escondido o Livro de Thoth, realizada com segurança por Nefrekeptah, Ahura sua esposa e seu filho mais velha. Eles montam guarda sobre ele e aguardar o Dia do Despertar, quando Osíris deve retornar ao mundo mais uma vez.

Sem comentários: