domingo, maio 23, 2010

A Clarividência

A Clarividência

Nunca devemos cometer o erro de imaginarmos que o invólucro que envergamos, como um fato, é o nosso verdadeiro "eu".
O que nos faz confundir um com o outro é a densidade da substância de que é feito o corpo, a duração da sua vida, etc.
Vamos, então, conversar sobre este assunto.
- Porque são invisíveis para a maioria das pessoas os mundos espirituais?
- A grande maioria dos seres humanos tem adormecidas as suas faculdades espirituais de percepção do que se passa nos mundos invisíveis ou do espírito. Por isso desconhece tais mundos e o que neles se passa.
- E, pelo facto de a grande maioria dos seres humanos não ter ainda em actividade os sentidos de percepção espiritual, pode se concluir, com justiça e verdade, que os mundos espirituais não existem?
- Não! Porque também os cegos estão privados de ver a luz e a cor, assim como tudo quanto os cerca, e nem por isso podem negar a sua existência.
- De que podemos, então, ter a certeza?
- De que, se os cegos pudessem obter a vista, veriam a luz, a cor e tudo quanto os rodeia. De igual modo, se os sentidos superiores de percepção espiritual dos que se acham cegos para os mundos espirituais despertassem (e isto é possível seguindo métodos apropriados), poderiam ver esses mundos agora invisíveis.
- Quando se consegue esta visão pode-se conhecer tudo quanto existe nos outros mundos?
- Não! Sucede o mesmo que aconteceria ao cego a quem foi restituída a visão: não pode, no mesmo instante, conhece tudo quanto existe neste mundo. Terá que exercitar-se gradualmente para obter o conhecimento. Por isso as pessoas que possam ter a rara felicidade que resulta do despertamento da visão espiritual, terão de exercitar-se para o conhecimento do que constitui os mundos espirituais, invisíveis aos instrumentos de visão física.
- É possível o erro ao apreciar o que vemos nesses mundos ocultos à visão terrena?
- Sim, é possível o erro na apreciação do que vemos nesses mundos, e para o evitar necessitamos de fazer o seu estudo minucioso. Então conseguiremos com maior felicidade que a que temos aqui, adquirir conhecimento dos mundos superiores. Mas necessitamos de maior rigor na observação, do que no mundo terreno.
- Como poderemos saber se as observações feitas por outro são correctas?
- Os clarividentes devem estar muito bem exercitados antes que as suas observações possam ter algum valor. E quanto mais conscientes estiverem desses mundos, tanto mais simples e modestos se mostrarão ao falar do que vêem, e mais complacentes serão para com as versões dos demais, pois percebem quanto há que aprender e quão pouco pode abarcar um só investigador acerca de todos os incidentes e dos numerosos detalhes de toda esta investigação em conjunto.
- É justificada a diversidade de versões?
- Sim. E porque estas versões diferem umas das outras, pessoas superficiais crêem ser esta uma razão contra a existência dos chamados mundos superiores. Asseveram mesmo que, se esses planos de vida existissem, os que podem chegar a eles deveriam dar idênticas versões ou descrições dos mesmos.
- Há alguma lógica neste conceito?
- Não! Se um jornal envia vinte repórteres a uma cidade, para que façam uma crónica das suas impressões acerca da mesma, nem dois desses relatos seriam exactamente iguais, pois cada um deles escreveria usando o seu próprio ponto de vista a respeito do que viu. E seria este facto um argumento contra a existência da cidade que os repórteres viram de maneiras diferentes?
Certamente que não.
- A que atribuiremos estas divergências?
- Ao desenvolvimento intelectual de cada um dos cronistas. Pois todos nós vemos em harmonia com a luz ou cultura que temos. Assim, os jornalistas viram a mesma cidade sob aspectos diferentes. O que interessou muito a um pode ter passado à observação de outro. Mas tais crónicas, longe de lançarem a confusão prejudicial ao conjunto, deram uma visão mais ampla e perfeita da cidade, tornando esse trabalho de conjunto muito superior ao de um só.
- E nos mundos invisíveis sucede o mesmo que no caso anterior?
- Sim. Pois segundo um antigo aforismo ocultista, "como é em cima, é em baixo; como é em baixo, é em cima". Cada um tem o seu modo de ver e fará uma observação à sua maneira.
O relato que faz um pode ser muito diferente do que fazem outros, mas todos serão igualmente verdadeiros sob o ponto de vista de cada um dos observadores. E é por esta razão que a verdade há-de ser sempre relativa ao estado evolutivo de cada um de nós.
F. R.
Revista Rosacruz de Portugal

Sem comentários: