segunda-feira, maio 31, 2010

POSIÇÃO DO CADÁVER



POSIÇÃO DO CADÁVER


Deite-se num lugar bem tranqüilo, confortável, arrejado, com um ambiente agradável. Tenha roupas largas confortáveis, não use relógio, aneis, cintos, etc... Tente ficar o mais confortavel e sem nada lhe incomodando.
Deite-se de barriga para cima, com as pernas um pouco afastadas (se preferir pode colocar um travesseiro nas dobras dos joelhos), e os braços ao longo do corpo um pouco afastados e com as palmas das mãos para cima, esta posição de ralaxamento é conhecida como a postura de cadáver ou em Sânscrito como Shavasana.

Não utilize travesseiro, tente ficar com as cervicais bem direitas e relaxadas, se sentir incômodo no pescoço utilize um pequeno travesseiro só para o pescoço, ou uma toalha dobrada para o pescoço ter apoio.
Agora comece por fazer umas respirações profundas. Comece por inspirar e enchendo a zona abdominal com o ar, e vá subindo pelo tórax, peito, expanda as costelas e clavículas, para utilizar toda a capacidade pulmonar.
Esta é a respiração completa, pois utilizamos toda a capacidade pulmonar.
Prenda um pouco o ar nos pulmões depois expire bem devagar e vá relaxando o corpo, deixe o corpo descontrair. Depois de fazer algumas respirações completas, tente respirar calmamente utilizando a respiração abdominal.
Na respiração abdominal, ao inspirar, não enchemos o peito de ar mas sim a zona do abdómem. Sentimos a zona abdominal se mover e não o peito, entendido?
Não convem expandir o abdómen muito, faça isso naturalmente. Pois muitas pessoas expandem tanto o abdomem que parecem sapos, temos que ussar o bom senso. Esta é a respiração ideal para realizarmos o relaxamento fisico.
Depois de você se habituar a esta respiração pode começar o relaxamento (por si só esta respiração feita com tranqüilidade relaxa o corpo).
Comessemos pelos pés, sinta seu pé direito. Se sentir o pé muito tenso (ou outras partes do corpo) faça uma contração e depois relaxe o pé. Assim sentira a tensão e a descontração.
Relaxe o pé, se concentre nisso, diga para si como se tivesse tentando relaxar outra pessoa, relaxa-te...relaxa-te...
E sinta seu pé relaxar, imagine isso. Depois faça o mesmo para o pé esquerdo, pernas, joelhos, coxas, bacia, nadegas, orgãos sexuais, abdomen...
Não se esqueça dos orgãos internos como os intestinos, estomago, baço, rins, figado....
Sinta seu coração ficar mais harmonioso, tente se concentrar no coração ai pedindo para ele ficar em harmonia com o relaxamento. Sinta os batimentos ficarem mais ritmados.
Relaxe o peito, costas, costelas, toda a coluna, os braços, mãos, sinta até os ossos relaxar toda a estrutura do esqueleto relaxar. Os ombros, pescoço, relaxe bem cada cervical...
Perca algum tempo com os maxilares, relaxe tudo, a lingua, face, nariz, olhos, testa, couro cabeludo.
Depois de fazer este exercício, sinta seu estado, como se sente!!!
Ai para você aprofundar mais o relaxamento, visualize uma bola de luz azul (pode ser de outra cor: dourada, branca, violeta, verde).
O importante é que sinta essa bola de luz azul. E faça com que ela se desloque pelo seu corpo. Primeiro começe pelos pés e vá subindo pelo corpo até chegar ao topo da cabeça.
Sinta essa bola de energia luminosa dentro de seu corpo, e por onde ela vai passando vai relaxando cada vez mais. Se concentre na energia e não no fisico.
Assim atingira um relaxamento profundo, deixará de sentir tensão física, e passará a sentir a energia. Diga para seu Ser Íntimo que está relaxado e quer atingir este estado de Relaxamento sempre que precisar e quiser.
Bom Relaxamento!

Sem comentários: