segunda-feira, junho 21, 2010

Habitos & Atitudes

Habitos & Atitudes

“…quando você entra em contato com o âmago de seu coração, uma das coisas mais benéficas que você pode pedir sinceramente é a força para fazer mudanças de atitude, e isso requer coragem …”

Nossas atitudes formam no cérebro circuitos neurais. Se costumamos manter uma certa atitude, nosso cérebro altera literalmente seus circuitos para facilitá-la. Em outras palavras o cérebro se acostuma a certas atitudes.

Muitas coisas que você julga ser “você” não passam de trilhas neurais que você criou ao assumir repetidas vezes determinadas atitudes. Poderíamos dizer que “estados” quando reforçados, produzem “características”. Quem você é, as coisas que você gosta e sua maneira de reagir foram embutidas em seu cérebro pelos seus hábitos. De certa maneira, essas características são “você” porque agora estão gravadas no seu cérebro (caráter = do grego charaxa, gravar); mas elas não precisavam ser e nem continuar sendo assim.

É por isso que quando você, de fato, entra em contato com o âmago de seu coração, uma das coisas mais benéficas que você pode pedir sinceramente é a força para fazer mudanças de atitude. Isso requer coragem porque as mudanças maduras de atitude nos levam às vezes numa direção que a mente não quer seguir.
Esta foi programada para manter certas atitudes e modo de conceber as coisas que não quer abandonar, mesmo que você intuitivamente perceba que não são boas para você. E a mente, desconhecendo o que vem pela frente se seguir o coração tem medo dos riscos. Por isso é às vezes tão difícil aprender a seguir o coração.

Em algumas vezes as soluções dos problemas estão bem as nossa frente, mas elas são afastadas da visão por pensamentos negativos que geram sentimentos que reforçam velhas atitudes. Se não estivermos dispostos a pagar o preço das mudanças, bloquearemos nossas soluções e clareza potenciais.

Pagar o preço significa enfrentar os riscos. O risco é algo simplesmente mecânico - não existe qualquer inteligência por trás, apenas certo número de fatores que dão origem a determinado resultado. Você pode transcender os riscos por saber que uma inteligência infinita atua nas dimensões ocultas de sua vida. No nível dessa inteligência, suas escolhas sempre recebem apoio. Claro que riscos podem ser importantes, mas não são decisivos. Pessoas capazes de avaliar suas escolhas em um nível mais profundo de consciência estão se alinhando com a inteligência infinita, tendo portanto maior oportunidade de alcançar sucesso do que aquelas que permanecem analisando grande quantidade de informações.

Muitas vezes as pessoas resistem à mudança de atitudes porque querem preservar o direito da lógica e do amuo da mente. Elas sentem ser justificado seu ponto de vista restrito e ficam amuadas quando perturbadas, recusando-se a renunciar e abrir mão dos princípios, de suas crenças, cristalizando atitudes que impedem o que é melhor para o fluxo saudável de sua própria vida e dos outros.

Tornar-se observador de si mesmo permite que você possa ir direto ao ponto, construindo novos pensamentos, sentimentos e atitudes que mostrem um panorama mais amplo que vai além do amuo e do apego a emoções e inseguranças ineficientes. O importante é manter o compromisso de retirar a importância relativa das coisas para reduzir seus resgate emocional reforçando a consciência da impermanência do mundo das formas, e o segredo para isso é permanecer no tempo presente - desapego a resultados futuros e liberação (perdão) do passado.

(adaptação livre sobre palavras de Deepak Chopra)

Sem comentários: