domingo, setembro 05, 2010

A Mente Superconsciente

Sabemos que existe um simbolismo fundamental entre a localização da doença no corpo e o bloqueio emocional que ocorre na personalidade. Se a medicina convencional compreendesse melhor que os bloqueios emocionais e espirituais são indirectamente responsáveis por várias disfunções nos órgãos do corpo físico, seria possível dar mais atenção às necessidades psicoterapêuticas dos pacientes e não apenas aos aspectos farmacológicos e cirúrgicos do tratamento. Embora actualmente seja necessário recorrer aos tratamentos médicos convencionais para lidar com a manifestação dos processos da doença, as terapias vibracionais frequentemente podem aumentar a eficácia da medicina ortodoxa. As diversas terapias energéticas subtis – Essências Florais ou Essências de Pedras Preciosas, Cristais, Colorterapia, etc. – actuam nos níveis dos Chakras e corpos subtis para ajudar o equilíbrio energético. É a falta de conhecimento médico a respeito de Chakras e dos corpos subtis, bem como da sua relação com a doença, que impede muitos clínicos de atentarem para o grande potencial dos remédios vibracionais.
Outros dos métodos mais simples, porém mais eficazes, de remover bloqueios inconscientes e activar Chakras são as técnicas de meditação. Embora muitas pessoas pratiquem meditação como uma forma de relaxamento, ela é muito mais do que isso. Várias experiências científicas confirmaram alterações no corpo, tanto a curto como a longo prazo, causadas por práticas de meditação, beneficiando extraordinariamente o praticante. Além de proporcionar relaxamento ao corpo, a meditação abre a mente para receber e ter acesso a toda uma energia que, segundo a perspectiva holística se designará por Eu Superior, ou mente super consciente. Esta prática ajuda a eliminar da mente concreta as preocupações relativas ao dia a dia e permite que as informações superiores sejam processadas pela consciência do indivíduo. Do ponto de vista de espiritualistas, se a oração é a forma de implorar ou agradecer a Deus, a meditação será talvez o processo para uma relação mais íntima e uma melhor compreensão de Deus, falando com Ele. Podemos talvez considerar que o nosso Eu Superior poderá ser a forma de consciência mais próxima da parte Divina que existe em todos nós.
O Desenvolvimento da Consciência
No ser humano o hemisfério cerebral direito é uma das vias de entrada para as informações superiores, enquanto que o esquerdo tende a ter um certo domínio durante os períodos de vigília, ou seja, as pessoas costumam comportar-se de forma lógica, analítica e raciocinar verbalmente, utilizando para tal este último hemisfério. Durante o sono, quando a mente consciente é desligada, o hemisfério direito predomina. Nessa condição o Eu Superior procura comunicar-se com a personalidade física a fim de transmitir informações úteis a respeito dos problemas emocionais e espirituais que estejam a manifestar-se no nível consciente. Se as pessoas forem capazes de decifrar o significado simbólico de seus sonhos, irão descobrir importantes mensagens, endereçadas a elas mesmas, descrevendo os seus verdadeiros pensamentos e sentimentos a respeito de seus empregos, relacionamentos e de suas vidas no plano físico de uma maneira geral. Talvez possam assim compreender de que modos estão operando no seu nível subconsciente. O problema é o facto desta informação vir de uma forma inconsciente, isto é, abaixo do nível de consciência e, normalmente, inacessível à mesma. O subconsciente é de natureza primitiva e apresenta a capacidade de raciocínio de uma criança de, no máximo, 6 anos. A mente subconsciente armazena todas as nossas experiências vividas em estado de vigília e enfatiza selectivamente determinadas mensagens acerca da nossa aparência pessoal e de nossos sentimentos a respeito do nosso próprio valor, por exemplo. Inversamente, a mente super consciente ou Eu Superior opera a um nível situado acima do nível da mente consciente. O Eu Superior detém a solução para muitos dos nossos problemas porque, consegue ver as coisas a partir de uma perspectiva que enxerga além dos obstáculos que encontramos no nosso quotidiano. A mente super consciente mantém-se atenta naquelas ocasiões em que deixamos de concretizar nossos verdadeiros potenciais, fazendo correr repetidas vezes fitas com uma auto-imagem negativa no nível da mente subconsciente. Os sonhos são uma forma simbólica através da qual a mesma procura (muitas vezes sem sucesso) entrar em contacto com a mente consciente. Através da linguagem metafórica do hemisfério direito, durante a fase de sonho, a super consciência procura revelar de que maneira os bloqueios emocionais e programas de comportamento imperfeitos talvez sejam as verdadeiras causas dos problemas e doenças que enfrentamos no nosso dia a dia.
Uma poderosa forma de comunicação com o Eu Superior é a meditação. Embora a maioria das modalidades de meditação consiga realizar isso em maior ou menor grau, certas técnicas de meditação são mais eficazes do que outras no aceleramento desse processo de comunicação interior devendo, porém, cada indivíduo escolher o melhor método ou técnica com o qual mais se identifique. Podemos dizer, que além de permitir o acesso ao Eu Superior, a meditação provoca a longo prazo alterações graduais na anatomia subtil do indivíduo, desbloqueando emoções, ou pensamentos negativos que impedirão o livre fluxo natural de energia dos Chakras e, naturalmente, do corpo etérico/físico. Através deste processo, a personalidade poderá vir a descobrir o verdadeiro significado das doenças que afligem o ser humano. Se a pessoa corrigir essas problemáticas disfunções emocionais e espirituais a doença frequentemente melhora ou desaparece por completo. Evidentemente, existem outros factores kármicos que também fazem parte da equação, o que torna a questão um pouco mais complexa. A ideia básica, porém, continua válida.
A meditação ajuda a construir pontes energéticas subtis de aprendizado e comunicação que ligam a personalidade física ao conhecimento contido nas estruturas vibracionais superiores da consciência do próprio indivíduo, bem como a outros estados superiores de consciência. Diferentes modalidades de meditação conseguem fazer isso com maior ou menor sucesso e produzem taxas variáveis de desenvolvimento de consciência.
Diferentes Técnicas
Poderíamos dividir as diversas técnicas de meditação em passivas e activas. A repetição de vários sons ou mantras, por exemplo, poderia ser considerada uma forma passiva de meditação que, quando efectuada de forma consistente ao longo do tempo, pode ser bastante eficaz. Dito de modo simplista, a repetição dos mantras ajuda a remover da mente os pensamentos conscientes. Ela faz com que o hemisfério cerebral esquerdo seja temporariamente silenciado podendo, ao longo do tempo, provocar alterações no sistema nervoso, beneficiando a calma interior e clareza da mente. Num nível energético subtil, os mantras específicos são na verdade sinais da energia sónica superior que produzem extraordinários efeitos no sentido de elevar a consciência até os níveis espirituais mais elevados. Através da meditação activa existem diversas técnicas que vão desde a inclusão de música, danças, exercícios ou movimentos respiratórios até à arte da visualização (nomeadamente combinados ou não conjuntamente com cristais). Os exercícios de visualização, dependendo da escolha das metáforas visuais, poderá permitir ao indivíduo ter acesso a informações a respeito de si mesmo, tanto na sua vida actual como pretéritas, bem como obter informações de carácter geral sobre um número ilimitado de personalidades históricas. Certas metáforas visuais permitem que a pessoa use a imaginação para penetrar nos níveis superiores do processo cognitivo. As técnicas de visualização propriamente dita, quando utilizadas juntamente com o processo de meditação, permitem não apenas que as pessoas reprogramem seus biocomputadores internos, mas também que tenham acesso aos níveis de potencial interno que normalmente não estão disponíveis para a consciência durante o estado de vigília. A visualização e as imagens mentais encerram a chave para a liberação dos potenciais ocultos do poder do pensamento humano. A imaginação é muito mais importante para as pessoas do que a maioria dos psicoterapeutas e educadores jamais sonharam. Por trás da imaginação estão as portas que dão acesso aos níveis superiores da realidade. A capacidade de usar metáforas simbólicas é uma das maneiras de se ter acesso a vastas fontes interiores de criatividade e discernimento. A meditação proporciona-nos uma maneira de entrarmos em contacto com os níveis superiores de conhecimento, bem como aos nossos bancos de memória superiores, que só se tornam acessíveis durante o estado de vigília quando códigos especiais são inseridos no biocomputador da mente humana. A meditação, ao inserir esses códigos especiais por mecanismos de consciência, permite que o indivíduo tenha acesso aos seus arquivos de memória subconscientes e superconscientes a fim de obter uma melhor compreensão a respeito dos aspectos ocultos do seu próprio ser.

Sem comentários: