segunda-feira, outubro 25, 2010

Ouroboros

Ouroboros - A Serpente que devora a cauda
Submetido por merlin em 2006-10-08 20:53:48 com as tags ouroboros alquimia Egipto grécia.
A serpente (ou nalguns casos dragão) que devora a própria cauda é um simbolo com mais de 3000 anos, e que regularmente retorna à nossa consciência colectiva pelas mais diversas formas.

O Ouroboros aparece pela primeira vez no Antigo Egipto, onde representa o retorno de Rá (encarnado no Sol) ao ponto de partida, depois de cruzar o céu e o submundo.

Daí viaja para a Fenícia, e depois para a Grécia onde recebe o nome porque actualmente é conhecido, e que significa aquele que devora a própria cauda, e onde é um simbolo da morte e do renascimento.

É normalmente visto como um simbolo do infinito, do eterno retorno, da descida do espírito ao mundo físico e o seu regresso ao mundo espiritual. Por vezes a serpente é metade branca e metade negra, sendo dessa forma utilizada como representação do Yin/Yang, e com ele do dia e da noite, e do masculino e feminino.

Está relacionado com o tempo, representa o eterno e o ciclo das eras.

Na alquimia é simbolo da transmutação da matéria, e sinal de purificação.

Para os Gnóticos representa a auto-sustentação da natureza, que se recria da própria destruição.

Pode ser também visto como simbolo de unidade e Interdependência.

É por vezes representada como uma serpente enrolada sobre si própria, formando um cilindro, que apenas quando se vê do topo se percebe a serpente devorando a própria cauda. Esta representação pode ser facilmente encontrada em pulseiras, por exemplo.

Sem comentários: