terça-feira, outubro 18, 2011

Armand Barbault


Armand Barbault
O alquimista e astrologo Armand Barbault escreve no seu livro L’or du millième Matin sobre alquimia e o zodíaco:
Em Carneiro o sol é fogo, os dias ficam maiores em luz, a temperatura eleva-se e a vegetação é activada na sua natureza expansiva. O fogo cresce das raízes até ao caule. A vegetação começa a aparecer, folhas e flores, com um grande dinamismo, acelerando rápidamente. De manhã, com a aurora, é boa altura para recolher esse fuido vital, esse fogo expansivo com a colheita das plantas ao nível do solo e as suas raízes. Um trabalho importante a fazer junto à captação do orvalho da manhã.
Em Touro a terra aquecida permite a fixação dos nutrientes necessários às plantas para chegarem à sua maturidade. Com a ajuda da Lua, que está em exaltação, a seiva sobe e expande-se rápidamente pela natureza. A seiva e o orvalho de Maio são os elementos mais ricos para a feitura dos elixires.
Em Gémeos é a festa da natureza nas plantas e flores, que absorvem no seu potencial máximo a clorofila para mais tarde maturarem o nascimento dos frutos.
Em Caranguejo as plantas, flores e frutos atingem o seu tamanho natural. Há mais consistência e os frutos ficam maduros com o impulso continuo da seiva. Aqui medita-se sobre a subida da seiva, que flui contra a lei da gravidade.
Leão é o coração do Verão, onde o calor atinge o seu ponto máximo. Agora os frutos amadureceram em pleno com o fogo. O alimento torna-se perfeito com o dourado dos raios.
Em Virgem a vegetação começa a secar progressivamente. É hora de recolher o ouro dos cereais. A terra atinge o seu máximo de secura depois de ter bombardeado os seus nutrientes através da seiva. Agora é tempo de descanso.
Em Balança o sol está baixo, já passou o equinócio e os dias começam a minguar e a temperatura a descer. Os frutos já foram colhidos e as folhas começam a cair. A terra inicia o seu processo de regeneração.
Em Escorpião e com as primeiras chuvas as folhas continuam a cair, a temperatura baixa mais e os dias ficam mais curtos. É tempo de preparar a terra, de lhe dar compostos orgânicos , em corrupção, necessários à regeneração. E a água exerce, progressivamente, a sua acção de diluir tudo novamente dentro da terra.
Em Sagitário o fogo regressivo e secreto é consumido lentamente nos últimos componentes, a terra absorve tudo e começa a mostrar o seu aspecto primitivo. A corrupção dos compostos orgânicos da terra atinge o negrume.
Em Capricornio a terra assimila lentamente as substâncias nutritivas que recebeu. A terra está a ser alimentada com serenidade, talvez até semeada. É tempo de silêncio e as raízes resistem ao frio.
Em Aquário começam as primeiras respirações dentro da terra. As raízes começam a ser animadas e o que estava adormecido desperta lentamente do seu sono.
Em Peixes a água anima a vida do grão e das raízes que esperam o primeiro impulso para nascer.
“ os Alquimistas deduzem destas observações a maneira de alimentar progressivamente a sua Matéria-prima por meio de preparações pouco conhecidas, mas muito eficazes. ”

Sem comentários: