segunda-feira, outubro 24, 2011

Sânscrito


Sânscrito
Segundo as narrativas da Doutrina Secreta o Sânscrito foi a língua falada nos primórdios da Quinta raça raiz da humanidade ( a raça ariana ) . Esta raça teve suas origens ao norte da Europa , e após a submersão da Atlântida, ( o continente desaparecido ) ,  emigrou para as regiões da Ásia e Oriente Médio até a Pérsia . Um ramo dos arianos foi para as montanhas do Irã e o outro foi para a Índia .
Os mais antigos manuscritos da literatura universal conhecidos foram compostos em Sânscrito , língua que se perpetuou até hoje como idioma sagrado e de erudição nas ciências tradicionais da Índia  .
Os textos mais antigos ( uma parte pelo menos do Rig Veda Samhitá ) , são anteriores à formação do mundo (segundo a Doutrina Secreta ) , constituindo o enunciado das leis segundo as quais o universo foi criado , é mantido e será destruído . Segundo a tradição , e também segundo certos dados astronômicos, nossos historiadores fazem remontar sua forma atual a uma época que varia entre a primeira metade do quinto milênio e a " época de Platão " .
Ainda em nossos dias escreve - se em sânscrito , traduz - se para o Sânscrito e publicam  - se até periódicos em Sânscrito , mas isso em domínios cada vez mais restritos .
A literatura Sânscrita apresenta todas as características gerais que assinalamos , distinguindo - se notável continuidade dos temas e pela preocupação constante com o valor próprio ,  poder - se - ia dizer mágico , do vocábulo e do som mantras.
Nos primórdios , o texto era puramente evocativo , espécie de lembrete destinado a meditação, permitindo assim rememorar e aprofundar os ensinamentos esotéricos recebidos . Mais tarde , provavelmente em vista da evolução mental da raça , teve de se tornar mais explícito, pormenorizando o mito , enriquecendo - o com novos exemplos , transpondo  - o para o ritual e explicando - o pela filosofia .
Os hinos védicos , particularmente o Rig Veda , consistem em fórmulas sacras deliberadamente herméticas ( mantras ) , se apresentando em forma de invocação aos diversos aspectos do divino .
Os Puranas e os Poemas Épicos pormenorizam amplamente os mitos que os hinos se limitam a evocar , acrescentando - lhes episódios extraidos da vida de heróis proto - históricos .
Os Upanixades fazem a transição para os tratados filosóficos doutrinários dos grandes mestres como Çankara , apresentados muitas vezes sob forma de comentários .
Os Sutras e os Shastras são consagrados mais especialmente ao ensino da arte e ciência , da política ,  do erotismo e da astronomia  .
Os Tântras , herméticos , alíás raramente encontrados por escrito , mas de origem muito antiga e desempenhando papel considerável , exaltam a " Mãe Divina " .
 
O Alfabeto Sânscrito e Pronúncia
 
O Alfabeto mais amplamente usado em toda a Índia chama-se devanãgari , que literalmente significa a escrita usada nas " cidades dos semideuses " . O alfabeto devanãgari consiste em 48 caracteres : 13 vogais e 35 consoantes . O sistema de transliteração usado aqui ajusta - se ao sistema que os eruditos têm aceitado nos últimos 50 anos para indicar a pronúncia de cada som Sânscrito .
As vogais em Sânscrito se pronunciam como as vogais em línguas latinas . A única diferença é que quando uma vogal leva um traço em cima , ela tem o dobro de duração de uma vogal comum .
As sílabas em Sânscrito não tem acentuação forte , só um fluir de sílabas breves e longas.

Sem comentários: