sexta-feira, novembro 25, 2011

Kombucha: um bálsamo do Oriente


Kombucha: um bálsamo do Oriente

A bebida de Kombucha é preparada desde eras remotas e, é passada de família em família, como sinal de amizade e de ajuda mútua. Ela possui uma grande vitalidade e uma grande capacidade de regeneração - se não possuísse esta grande força biológica vital, não teria sobrevivido desde a sua descoberta, no reino da China há mais de 2000 anos, até hoje.
O Kombucha é também conhecido como “Sidra Milagrosa”. Trata-se de uma bebida elaborada a partir de um fungo específico, chá verde ou preto e açúcar. Além do seu uso como bebida refrescante, trata-se de uma minúscula fábrica bioquímica, que trabalha em prol da saúde e bem-estar.
As advertências contra a preparação própria da bebida do Kombucha são justificáveis, quando se perdeu o conhecimento sobre o exacto "como, com que, porque, etc.". É que assim, as pessoas estão sujeitas a cometer erros, e a fazer todo o tipo de experiências, em vez de se restringirem a receitas confiáveis. Mas quando se trabalha de forma limpa e se seguem devidamente as instruções, então, não subsistem preocupações em preparar a bebida em casa como ocorre desde há gerações. Quem possui o conhecimento necessário pode lidar eficientemente com o cogumelo do chá, e poderá preparar uma bebida de Kombucha perfeita, saborosa, benéfica e eficaz. O cogumelo vai multiplicar-se e acompanhar o seu proprietário pela vida, enriquecendo-a!
Os relatos acerca das suas propriedades benéficas motivaram várias instituições científicas do mundo inteiro a realizar investigações com o intuito de descobrir que segredos se ocultavam nas propriedades desta bebida oriental. Neste sentido, comprovou-se a presença de diferentes substâncias, distribuídas de modo equilibrado e que contribuem verdadeiramente para o restabelecimento da saúde no nosso organismo. Estas resultam dos processos metabólicos, bioquímicos e químicos originados durante o cultivo do fungo Kombucha, podendo-se destacar entre eles os seguintes: ácido acéptico, ácido fólico, ácido carbónico, ácido glucurónico, ácido glucónico, ácido L-láctico, e ácido úsnico. Também se encontram presentes as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6), vitamina C - entre outras, uma substância anticoagulante denominada Heparina e distintos oligoelementos em concentrações vestigiais. 
O produto final contém uma pequena quantidade de álcool (0,5-1%) e de açúcar. Quanto mais tempo se fermenta a bebida, menor conteúdo em açúcar e mais de álcool existirá. Se se deixar fermentar bastante tempo, esta transformar-se-à em vinagre.
Convém ressaltar que o ácido acéptico, resultante da fermentação, suprime o desenvolvimento de qualquer microorganismo alheio ao cultivo do Kombucha, o que explica sua longa sobrevivência.

De seguida, explicita-se, sucintamente, a acção de alguns dos componentes mais importantes:
- Complexo B: tem múltiplos efeitos, como a participação na conversão de hidratos de carbono; alivia e ajuda em distúrbios nervosos.
- Ácido Glucónico: resultado da rotura da glicose. Preserva os alimentos.
- Ácido Glucurónico: presente no chá, é também um dos elementos mais importantes produzidos pelo fígado. O organismo usa-o para fixar toxinas produzidas como resultado do metabolismo, para deste modo eliminá-las sem que sejam reabsorvidas pelo sistema intestinal ou urinário..
- Ácido Úsnico: desactivador de vírus; é um potente agente antibacteriano natural.
- Dióxido de Carbono: produto da acção dos fermentos sobre os hidratos de carbono do chá. Associado à baixa percentagem de álcool, actua como anti-microbiano.


Em que situações pode empregar-se?

Diversos estudos experimentais levados a cabo principalmente em instituições europeias, demonstraram a eficácia do Kombucha em diferentes síndromes. Seguem alguns exemplos da sua aplicação: 
- Artrites: reduz o desconforto e alivia as dores inflamatórias e de ligamentos.
- Pressão arterial: Recordemos que a hipertensão está correlacionada com níveis elevados de colesterol e lípidos no sangue. O Kombucha ajuda a reduzi-los, diminuindo, consequentemente os valores da pressão arterial.
- Distúrbios intestinais: alivia ou normaliza perturbações gastro-intestinais, ao equilibrar a flora intestinal e restabelecer os níveis de pH naturais.
- Cancro: relatórios recentes sugerem uma acção ao nível do sistema imunitário, estimulando-o. É interessante observar que estes doentes têm o pH acima de 7,56; os organismos que não têm cancro ou que já o venceram, possuem valores de pH menores que 7,5. As provas sorológicas demonstraram que Kombucha modifica o pH, baixando-o para valores menores (ácidos).
- Cândida albicans: as células leveduriformes de Kombucha, quando se encontram num estado vegetativo não esporulam e portanto são benéficas: encapsulam e substituem as de C. Albicans restringindo-lhe os nutrientes necessários para a vida, conseguindo restaurar o equilíbrio natural do organismo.
- Constipações: restitui o sistema imunitário, diminuindo a probabilidade de se contrair uma constipação, ou minimiza as suas acções sobre o corpo.
- Colesterol: reduz os níveis, em casos de hipercolesterolémia.
- Diabetes: muitos diabéticos bebem o chá, mas fermentam-no mais tempo, por forma a reduzir os níveis de glicose. Usado deste modo, estabiliza os níveis de glicose no sangue de pacientes com diabetes tipo II. Supõe-se que actua por sensibilização das células, capacitando-as com uma maior receptividade à insulina.
- Cálculos: ingerida em forma regular, ajuda a reduzir e dissolver os cálculos.
- Psoríase: alguns médicos recomendam a ingestão regular de Kombucha para limpar e prevenir a psoríase. Em casos extremos é conveniente a aplicação externa do chá na superfície afectada. A presença de vitamina B tem uma influência benéfica sobre as hormonas libertadas quando o organismo se encontra em stresse, estado este que habitualmente precede o aparecimento (ou o agravamento do estado) da psoríase.
- Distúrbios do sono: promove um sono mais estável; as pessoas acordam menos frequentemente; têm os sonhos mais vívidos, recordando-se deles com mais facilidade.
- Perda de peso: actua suprimindo o apetite, o desejo de alimentos doces ou gordurosos. Melhora a capacidade do organismo para queimar gorduras e a motricidade intestinal. 



Quem não deve tomar kombucha? 
Não se recomenda a mulheres grávidas ou que estão a amamentar, devido à presença de heparina (anticoagulante); o Kombucha é prejudicial durante o último trimestre da gravidez. Na amamentação, pode actuar como um potente laxante no delicado, e ainda pouco desenvolvido, sistema digestivo do bebé.
As pessoas hemofílicas devem evitar a ingestão de Kombucha também devido à heparina. Não é recomendável para pessoas alérgicas ao chá preto ou ao açúcar.

Sem comentários: