terça-feira, novembro 29, 2011

Reiki Níveis I, II, III, IV A HISTÓRIA DO REIKI


Reiki Níveis I, II, III, IV A HISTÓRIA DO REIKI

O Reiki é um sistema de cura toque das mãos de incomparável simplicidade e eficácia. O que ele pode fazer e como funciona são assunto deste módulo; mas para apreciar o que o Reiki em toda a sua extensão, primeiramente é necessário, conhecer de onde ele veio e como chegou ao Ocidente. A história se desenrola desde primórdios da Humanidade, e esse sistema de cura certamente é mais antigo do que qualquer relato escrito. Fez o máximo para descobrir as origens do Reiki por meio de pesquisas e várias leituras, mas ainda foi traduzida para o inglês e muitas outras nunca foram impressas em nenhuma língua. A história do Reiki Tradicional começa por volta de 1800, mas o Reiki já era muito antigo mesmo nessa época.
Informações anteriores à escrita humana só podem ser obtidas por meio da canalização de energia; embora o material recebido dessa forma deva ser considerado especulativo, não deixa de ser interessante e de nos fazer pensar. Ainda que não seja possível sua comprovação, o material é por demais interessante para que deixemos de lado, e creio que seja, altamente valioso. Em 1990, a médium Laurel Steinhice descreveu os doze planetas que foram os primeiros colonizadores da Terra. A maioria desses planetas está localizada na constelação das Plêiades, e alguns estão nos sistemas estrelares de Sírus e Órion. Nós não tivemos origem na Terra; fomos trazidos para cá de várias culturas, e um grande número de canalizadores, atualmente está escrevendo essas culturas. Alguns tradutores especializados em documentos antigos também começam a constatar essas informações, apesar que, neste documento, ainda se exige coragem para tal.
Em 1991, Laurel canalizou informações sobre a origem do Reiki. Ela o descreveu como sendo originário do Planeta que também enviou muitos deuses e deusas amados para a Terra, a cultura-raiz do que mais tarde se tornou a índia pré-patriacal. O deus hindu, que hoje, conhecemos como Shiva, e que era feminino naquele tempo, foi quem trouxe o Reiki para cá e ela(e) quer ser lembrada(o) por essa dádiva. Quando o corpo humano foi projetado para este planeta, o Reiki foi incorporado no código genético como um direito de nascimento para todos.
O Reiki é uma parte de cada um de nós. Um dia foi universal e nunca deveria ter-se perdido. Nos primordios do planeta, as crianças da civilização hoje conhecida como Mu recebiam treinamento em Reiki I no começo da escola primária, em Reik II durante a idade que corresponde ao colegial e em Reiki III, o treinamento de Mestre/Instrutor, era exigido dos educadores e estava disponível a todos os que quisessem recebê-lo. Quando as pessoas da cultura-raiz deixaram terra de Mu para colonizar o que hoje é a India e o Tibet, o Reiki continuou com elas, embora Mu, posteriormente, tenha-se perdido. As mudanças na Terra, que primeiramente destruiram Mu e, mais tarde, a Atlântida, produziram vários conflitos culturais, obrigando que o sistema de cura fosse conhecido só por uns poucos eleitos. Quando, no século XIX, um japonês buscou a origem do método de cura de Jesus e de Buda, ele a encontrou entre os vestígios antigos da cultura primeva Shiva, nos ensinamentos esotéricos da India.
A historia do Reiki Tradicional começa na metade do século XIX Dom Mikao Usui, que era diretor da Universidade Doshisha, em Kyoto, Japão, e também um pastor cristão. Quando seus alunos pediram que mostrasse o método de cura de Jesus, Usui iniciou uma busca que durou dez anos para encontrar e aprender a técnica. Quano autoridades cristãs do Japão lhe disseram que essa cura não devia ser assunto de discussão e muito menos conhecida, Usui buscou a informação no Budismo. Há semelhança surpreendente entre a vida de Buda na India (Sidarta Gautama, 620-543 a.C. e a vida do Jesus historico. Monges budistas disseram a Usui que o antigo método de cura espiritual fora perdido e que a única maneira de se aproximar dele era por meio dos ensinamentos budistas, o Caminho da iluminação.
CRONOLOGIA -PASSO A PASSO
INDIA
620 a. C. Nascimento de Sidarta Gautama, Buda
na fronteira entre a India e o Nepal.
543 a.C. Morte de Sidarta Gautama em Kusingaro e para, I ndia.
Séculos II e I a.C. Escritos Tantra, Lótus, Sutra, outros textos de cura ainda
existentes.
7 a.C. Nascimento histórico de Jesus.
5 a.C Os “Três Reis Magos” vêm do Oriente (India) buscar a
reencarnação de um iluminado. Levam Jesus e sua familia
para o Egito e para a India.
27 ou 30 d.C. até 30 ou 33 d. C. Jesus retorna por dois ou três anos.
30 ou 33 a.C. A crucificação. Evidências de Jesus sobreviveu.
6 ou 49 d.C. Jesus retorna a India, dezesseis anos apos a crucificação.
110 d.C. Morte de Jesus Srinagar, India. As lendas alegam que ele
viveu até os 120 anos, o que não raro no seu tempo.
Japão
Final do século XIX A busca do Reiki de Mikao Usui.
1925 Chujiro Hayashi recebe o grau de Mestre em Reiki
(Reiki III) aos 47 anos.
1930 Morte de Mikao Usui. Ele formou 16 ou 18 Mestres em Reiki,
depedendo da fonte de informação
10 de maio de 1941 Morte de Chujiro Hayashi. Ele formou 13 ou 16 Mestres em
Reiki , incluindo as primeiras mulheres, sua esposa Chie
Hayashi e Hawayo Takata.
Havaí
24 de dezembro de 1990 Nascimento de Hawajo Kawamuru (Takata).
10 de março de 1917 Casa-se com Saichi Takata.
Outubro de 1930 Morte de Saichi Takata.
1935 Takata vai ao Japão para curas-se no Hospital Maeda , em
Akasaka, e depois vai à cliníca de Reiki, fundade por Hayashi,
em Shina No Machi, Tóquio. Ela se cura em quatro meses.
Primavera de 1936 Takata recebe o Reiki I de Chujiro Hayashi.
1937 Takata recebe o Reiki II de Hayashi e volta e volta ao Havaí.
Abre sua primeira cliníca de cura em Kapaa.Takata recebe o
Inverno de 1938 Takata recebe o Reiki III de Hasyashi, no Havaí. Em 22 de
fevereiro de 1938. Chujiro Hayashi apresenta Hawayo Takata
como Mestra em Reiki e sua sucessora.
11 de dezembro de 1980 Morte de Hawayo Takata. Ela formou 22 Mestres Reiki entre
1970-1980, algumas fontes citam a data de sua morte como 12
de dezembro.
Mikao Usui viajou então para os Estados Unidos, onde viveu durante sete anos. Não encontrando resposta entre os cristãos, entrou para a Escola Teológica da Universidade de Chicago. Diz-se que ali recebeu o grau de Doutor em teologia, depois de estudar religiões comparadas e filosofia. Também aprendeu a ler sânscrito, a língua erudita antiga da India e do Tibet. Ainda assim Usui não encontrou
respostas para a busca desse método de cura. Não se faz mais referência a Mikao Usui como Cristão ou pastor, mas somente como budista, que, depois de voltar ao Japão, residiu num mosteiro zen.
È interessante notar que William Rand, Mestre em Reiki, não encontrou registros de Mikao Usui na Universidade de Doshiha, como diretor, professor ou aluno. Além disso, não existem registros de sua presença na Universidade de Chicago, nem de ter recebido qualquer diploma. Seria fácil especular que o aspecto cristão da história foi introduzido no Ocidente, para os americanos aceitarem o poder do sistema de cura Reii. Entretanto, os paralelos entre Budismo e os ensinamentos originais do Jesus histórico (em vez da religiosidade cristã ou da doutrina da igreja) exigem uma revisão. Deixo de lado a história do Reiki para examinar brevemente este ponto.
Buda, o Grande Salvador da India, nasceu em 620 a.C., perto da fronteira do Nepal. Ele era filho de um rei e seu nome de nascimento era Sidarta Gautama. O príncipe foi mantido longe do sofrimento do mundo, vivendo num palácio fechado sem permissão para sair. Chegando à maioridade, desejou tão fortemente ver o mundo como ele realmente era que desobedeceu á vontade do pai e fugiu dessa prisão dourada. Pela primeira vez, conheceu a velhice, a doença, a morte, a pobreza e o sofrimento, o que despertou sua herança Kármica para aliviar a dor de todas as pessoas.
Renunciando à riqueza e a sua jovem e adorada mulher, Sidarta Gautama escolheu o caminho peregrino, dormiu sob árvores, mendigou e meditou sobre como evitar o sofrimento. Um dia, sentado, meditando à sombra de uma figueira, foi-lhe mostrada a maneira de curar todas as pessoas, e essa revelação, sob a árvore “bodhi”, foi sua primeira iluminação. Buda Sakyamuni descobriu que o apego, junto com a negatividade e a inveja que ele inevitavelmente causa às coisas deste mundo e mesmo às pessoas, é a fonte do sofrimento humano. As ações baseadas nesses apegos geram o Karma, positivo ou negativo, que prende o espírito da pessoa ao plano terrestre. O karma faz com que as pessoas renasçam muitas vezes, com o propósito de resolver seus problemas. O renascimento e a vida na Terra são fonte do sofrimento humano e, mesmo assim, o karma não pode ser resgatado exceto pela reencarnação num corpo humano.
A resposta para esse paradoxo, ou seja, como resolver o karma e terminar o círculo de reencarnações e renascimentos, é a essência dos ensinamentos budistas. Essa filosofia que aceita os deuses e as deusas de qualquer cultura em que Lea seja praticada tem provocado um impacto profundo em todas as príncipais religiões, incluindo o Cristianismo. Os ensinamentos budistas baseiam-se no príncipio da compaixão por todos os seres vivos, na não-agressão às pessoas e aos animais, no amor sem apego e na ajuda aos outros. Para o budista, a cura significa muito mais do que a cura do corpo, pois a mente e as emoções também devem ser curadas, e a cura, em primeiro lugar, deve ser espiritual. O mundo é visto como uma ilusão, uma criação da mente derivada de Vazio. Muitas das parábolas e histórias encontradas no Cristianismo mais recente são tiradas diretamente do Budismo, inclusive a Parábola da semente de mostarda, a história do Filho Pródigo, o Sermão da Montanha e a Tentação no Deserto pelo Demônio.
A descoberta pelo Buda do Caminho da iluminação tornou possível a iluminação de outros. Numerosos Budas se seguiram a Sidarta Gautama e a outros seres conhecidos como Bodhisativas (salvador) é uma pessoa que atingiu a iluminação e, portanto, não precisa mais reencarnar. Ainda assim, ela volta fisicamente à Terra, com o propósito de afastar as pessoas do sofrimento e da dor encaminhá-las para a iluminação. Entre os Bodhisativas femininos mais conhecidos, encontram-se Kwan Yin, na China (chamada Kannon no Japão), e Tara, no Tibet,embora o Budismo cite muito pouco as mulheres. Creio que Maria e Jesus também sejam exemplos de Bodhisativas.
Buda e vários outros Budas que se seguiram a ele, foram chamados de os Grandes Médicos (como Jesus mais tarde ficou conhecido). No ínicio do Budismo, deu-se tanta ênfase à prática da cura física e espiritual, que mais tarde uma norma desencoraja-la como se fosse desvio do Caminho da Iluminação. O que hoje é conhecido como Reiki já era conhecido na índia no tempo de Sidarta Gautama. O Reiki foi parcialmente descrito nos Sutras budistas (escrituras sagradas), mas foi transmitido mais provavelmente através de ensinamentos orais. Várias escrituras budistas primitivas descrevem os efeitos da cura espiritual – libertação do sofrimento e reencarnação numa “Terra Pura” onde a Iluminação podia ser atingida – em vez do método de cura em si. Rituais e preces para se invocar o Buda da Cura são descritos em vários textos.
Conceitos mais familiares ao Ocidente, como técnicas de vidência, visualização, iniciação/sintonização, estados de meditação, curas espirituais envolvendo a mente, as emoções e o corpo indicam uma forma de Budismo conhecida como Tantra ou Vajrayana. O Tantra é uma forma altamente esóterica no Budismo Mahayana desenvolvido no Tibet. Exige dedicação completa e muitos anos de treinamento de vidência pela meditação. O Tantra é conhecido erroneamente no Ocidente como uma prática sexual; ao contrário, seu objetivo é a união ou fusão com o Todo. Essa união personificada pela visualização – não-concreta – do parceiro sexual. Duas ramificações da prática tântrica são o desenvolvimento das capacidades de vidência e de cura. Os adeptos são ensinados a usá-las somente quando necessário, pois estas são “distrações” do processo de Iluminação.
O Budismo Tibetano também envolve o conceito de Tulkas, a reencarnação com memória consciente de vidas passadas para certos adeptos de alto nível. O atual Dalai Lama é um exemplo de um Tulka. Algum tempo depois da morte de Dalai Lama, os monges da ordem começam a procurar sua reencarnação, que eles identificam por meio de vários sinais e testes. O novo lama, ainda criança, é então levado ao mosteiro para treinamento a fim de iniciar o papel que ele deixou na vida passada. Essa é uma relação importante entre o Budismo místico e Jesus, e que descreverei mais adiante.
O material escrito refernte ao Budismo Tântrico não oferece descrições claras, passo a passo, de como atingir o Caminho. Os ensinamentos são transmitidos oralmente e apenas aos adeptos. Os manuscritos são cuidadosamente protegidos por receio de que sejam profanados; por isso, são escritos deliberadamente de forma obscura. Um instrutor tem de desvendar a linguagem mística e o faz somente para alunos altamente qualifcados e prontos. Às vezes, os ensinamentos são perdidos se o Mestre/instrutor não aceita discípulos para passá-los adiante; as práticas perdidas eventualmente são recuperadas através de vidências. O Sutra do Lótus, texto Tibetano de inspiração Tântrica escrito no século I ou II a.C. , oferece a fórmula simbólica para a técnica do Reiki.

Sem comentários: