terça-feira, fevereiro 28, 2012

ACENDENDO A LUZ DE NOSSA CONSCIÊNCIA INTERIOR

ACENDENDO A LUZ DE NOSSA CONSCIÊNCIA INTERIOR
O verdadeiro sentido da vida não se limita ao que fazemos da nossa vida, se somos ou não pessoas sociáveis, amáveis, extrovertidas, mas, sobretudo, naquilo que somos em essência, o nosso nível de consciência, a nossa busca eterna por esse “eu interior” que vive dentro de cada um de nós. E por ser tão pouco valorizado, principalmente por pessoas mais materialistas, a coisa mais importante da nossa vida acaba, quase sempre, passando despercebida, pela grande maioria das pessoas.
É do nosso ser interior, que emanam os mais puros e belos sentimentos, que uma pessoa possa experimentar no decorrer de sua existência. Experimentar o verdadeiro amor incondicional na sua forma mais bela e pura, o sentimento de compaixão e de gratidão por tudo o que temos e somos , a alegria autentica do ser, na sua forma mais verdadeira e espontânea. Todos esses sentimentos são vivenciados somente , através do nosso eu interior, pois fazem parte da nossa essência divina.
Sabemos que não vale a pena desanimar diante das dificuldades que surgem no nosso dia-a-dia , pensar que estamos sem sorte ou coisa parecida, ou mesmo se ressentir diante de julgamentos externos. Temos obrigação perante nós próprios de assumir o nosso verdadeiro valor, tomando consciência daquilo que temos de melhor, não somente para oferecer ao outro, mas, sobretudo, a nós mesmos. Se não sabemos nos dar valor, quem irá nos valorizar?
É importante procurarmos aceitar a nossa historia pessoal, tomando cada vez mais consciência de que, o desenrolar futuro de nossas vidas , vai depender, principalmente, do nosso nível de consciência, das nossas escolhas pessoais, reconhecendo que apesar de sermos pessoas maravilhosas, não somos perfeitos, estamos todos em busca de uma melhora intima que , possa nos possibilitar uma evolução no nosso caminhar.
Algumas pessoas atingem esse nível de consciência , quando entram num processo de se tornarem pessoas mais atentas a seus pensamentos e consequentemente, seu mundo interior, procurando observar através do seu campo mental, os pensamentos mais persistentes e negativos, com os quais a pessoa pode ter se identificado à vida toda. Dessa forma, tornando-se consciente, fica mais facil, tentar se livrar deles, ou pelo menos, uma modificação por menor que seja.
O proprio fato de nos observarmos e nos tornarmos mais conscientes de nossas dificuldades, já nos permitem uma melhora significativa daquilo que queremos mudar em nós mesmos.
 Uma presença intensa se faz necessário quando somos levados por certas circunstancias que se nos apresentam no nosso dia-a-dia, desde uma pequena irritação, magoas, críticas, situações essas que, nos provocam uma reação, gerando sempre uma grande carga de energia emocional, ocasionando, também o estresse que todos nós vivenciamos a cada dia, principalmente em nível de relacionamentos, sejam eles , afetivos, sociais ou, profissionais.
Um exemplo bastante corriqueiro pode ser observado, por exemplo, quando estamos no trânsito e perdemos a paciência com algum motorista que de repente nos deu uma fechada ou desrespeitou alguma lei de transito, nos prejudicando. Nessa situação específica, nossa tendência inicial é nos tornarmos totalmente inconscientes, agindo na maioria das vezes, de forma destemperada e agressiva. Essa é normalmente a atitude de alguém que age de forma inconsciente e não vê nada na sua frente, apenas o seu ego cheio de razão, que acaba prevalecendo em toda situação.
Na sociedade atual em que vivemos essa, é uma reação dita “normal”, quando não temos a plena consciência de que o fato de nos irritarmos com o outro, não vai nos trazer nenhum beneficio, muito pelo contrario, vai abalar e prejudicar, não somente nosso organismo físico, emocional, mental, mas, sobretudo, poderá nos incomodar ao ponto de tomarmos alguma atitude drástica, da qual mais tarde, possamos nos arrepender. Vejamos o caso, de quantas pessoas morrem por causa de brigas e discussões no transito. A mídia está aí para nos comprovar que, hoje se mata por qualquer bobagem.
E daí vem à pergunta: adiantou alguma coisa eu me irritar perante aquela pessoa ou situação? Não teria sido melhor eu ter reagido de forma diferente, ou seja, não revidando a agressão ou a irritação? Pense bem, o que ganhamos nos irritando ou nos incomodando com uma pessoa? Ganhamos provavelmente uma gastrite nervosa, uma úlcera, uma dor de cabeça,enfim, um mal estar generalizado. Agora pense, se você não revidar, aquela energia negativa que você ia enviar para a outra pessoa, através da sua irritação ou, do seu descontentamento, ela vai ter que ir para algum lugar, não é? . Portanto, se você não revidar, quem vai ficar com a energia agressiva? Para aonde ela deve retornar?
Provavelmente a melhor resposta será: deverá retornar ao seu lugar de origem, ou seja, aquele que enviou irá com certeza, receber essa energia de volta, provavelmente, em forma duplicada e com certeza, essa pessoa acabara se sentindo muito pior, pois, seu objetivo não atingiu o fim desejado, que era agredir aquela pessoa.
Veja como é fácil perceber, como as pessoas de modo geral, tem facilidade em nos irritar, criticar, ou magoar, isso porque nós permitimos, nós damos poder que ela envie essa carga energética, e a aceitamos. Isso é o que chamo de dar poder as pessoas para que elas façam “gato e sapato”, com as nossas emoções, nos tirando do sério, nos levando a agir de forma inconsciente, ou seja, da de maneira que não gostaríamos de estar agindo.
A reação nos domina e passamos a ser ela, pois arranjamos desculpas, justificativas, tudo como meio de comprovarmos para nós mesmos que estamos certos e o outro errado, e por isso, nossa tendência à agressão, que seria na realidade uma forma de defesa. O problema todo é que identificar-se com as emoções dá a ela mais poder e energia para que ela cresça e se torne cada vez mais inconsciente. Observar nossas emoções como simples “observadores externos”, retira sua carga energética, que muitas vezes, nos faz agir e tomar atitudes que não queremos tomar, como, gritar, agredir ou brigar com alguém.
Estar presente como um simples observador de nossas emoções, aumenta nossa capacidade de estarmos mais alertas e conscientes para tudo o que esta de fato acontecendo ao nosso redor. Esse método intensifica, de certa maneira, nosso contato interior de forma mais verdadeira e autentica, pois nos sabemos sabedores de tudo o que nos acontece, portanto mais lúcidas e racionais. Pessoas capazes de pensar, antes de tomar uma atitude ou decisão que possa vir a prejudicar a si mesmo ou a outrem.
Finalizando,você é uma pessoa maravilhosa, tem tudo em suas mãos para se tornar o que quiser, por isso, delete seus pensamentos negativos, não dê ouvidos a maldade alheia, confie na sua intuição, procure cada vez mais ser verdadeira consigo mesma, compartilhe vitórias e aprenda com as derrotas. Agradeça sempre e faça isso ,sempre. Abra mão de ser sempre a dona da verdade, seja humana. Compreenda e ame cada vez mais as pessoas, e dessa forma verá, que milagres acontecem, principalmente quando conseguimos transformar nossa vida, atraindo atraves de nossas mudanças internas ,novos paradigmas para nossas vidas.
por Tania Paupitz de Souza

Sem comentários: