quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Aromaterapia no Tratamento da Depressão

Aromaterapia no Tratamento da Depressão
A depressão é considerada a doença do século XXI por afetar todas as camadas sociais da sociedade moderna. É uma doença perigosa que jamais deve ser confundida com um estado de tristeza. Afinal, ela se caracteriza por uma condição duradoura de origem neurológica capaz de provocar transtornos físicos e psíquicos ao indivíduo. Dentre seus principais sintomas temos o humor melancólico, sendo demonstrado pela constante sensação de tristeza ou angústia e também pela redução na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer. Ou seja, a pessoa com depressão pode distorcer a maneira de ver o mundo, sentir a realidade, entender as coisas e, por isso, alimentar-se mal, dormir mal, etc.
A busca por tratamentos e cura da depressão tem sido a causa de pesquisas no mundo inteiro e cada vez mais se tem a convicção de que o tratamento será eficaz quando houver equilíbrio entre o físico, o neuroquímico e o emocional. É neste sentido que a aromaterapia vem ajudando esses doentes. Ela, somada ao tratamento convencional a base de fármacos e acompanhamento médico, realmente pode melhorar os quadros de depressão do indivíduo, afinal, os aromas agem diretamente sobre a região do cérebro que cuida das emoções. Isto significa que, se corretamente utilizados, os óleos essenciais são capazes de estimular positivamente o emocional de cada paciente depressivo – ajudando-os na recuperação.
Qualquer aroma é capaz de interferir em nossas emoções, induzindo a mudança de humor. Mas as pesquisas têm demonstrado que os óleos essenciais com propriedades relaxantes e até sedativas, nos casos mais sérios da doença, são os ideais para o tratamento complementar da depressão. Eis alguns deles: bergamota, camomila romana, gerânio, lavanda, limão, melissa e sândalo – e todos podem ser empregados das mais diversas formas, como por meio de ingestão, inalação, massagens, banhos e compressas. Um delicioso banho relaxante, por exemplo, é facilmente preparado utilizando óleo de semente de uva, óleo essencial de lavanda e mel. Todavia, o êxito do tratamento é diretamente proporcional a receptividade do paciente a esta experiência. Ou seja, a probabilidade de sucesso é muito maior quando o indivíduo aceita e acredita na força da aromaterapia. Em resumo: o tratamento aromaterápico, de fato, pode contribuir para a melhora dos quadros de depressão. Basta acreditar!

Sem comentários: