sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Cochise e os Affair Bascom


Cochise e os Affair Bascom
Jay W. da Sharp


Quando Deus fez o mundo que ele deu uma parte para o homem branco e outro para o Apache. Por que foi? Por que eles se reúnem? ... Os brancos têm olhou para mim muito tempo. Eu estou aqui! O que eles querem? Eles olharam para mim muito, por que eu valho tanto? 

Cochise, chefe da banda Chokonen dos Apaches Chiricahua, declaração feita durante as negociações de paz com o general Gordon Granger, 1866. Do livro de Peter Nabokov Testemunho do nativo americano. 

Seeds of War 

Em 27 de janeiro de 1861, Coyotero Apaches invadiram a sede do rancho John Ward miseráveis em Sonoita Creek, cerca de 11 quilômetros a sudoeste de Fort Buchanan, na bacia quebrada e árida do sudeste do Arizona e do país alcance. Eles fugiram 20 cabeças de gado Ward e sequestrado o filho de 12 anos sua amante mexicano "de cabelos vermelhos e um olho só, Mickey grátis. 

Ward, um bêbado de acordo com alguns e "em todos os aspectos, um personagem inútil", segundo a TE Farish em sua História do Arizona, informou o ataque ao Buchanan Fort oficial comandante, tenente-coronel Pitcain Morrison. Ward, alguns disseram, parecia mais preocupado com a perda de seu gado do que o paradeiro do Mickey grátis. Ward culpou o ataque, e não sobre os apaches Coyotero, mas no Apaches Chiricahua, especificamente, a banda Cochise de Chokonens. 

Na manhã seguinte, Morrison, um oficial experiente, que pode ter sido mais preocupado com a Segunda Guerra emergentes da nação Civil, no leste do que nas perdas de Ward no Arizona, enviou um tenente de 24 anos de idade inexperientes segundo, George N. Bascom, com um destacamento de soldados em um reconhecimento de rancho Ward. Bascom, que tinha se formado próximo ao fundo da classe os EUA Academia Militar de 1858, tinha chegado no Arizona só uns três meses antes. Ele sabia muito pouco sobre qualquer coisa se Apaches, que era uma coisa perigosa, especialmente quando se lida com o Chiricahuas. Charles D. Poston, o "Pai do Arizona", disse que Bascom, que usava uma barba para mascarar sua juventude, "era um bom sujeito olhar, um Kentuckian, de West Point e, claro, um cavalheiro, mas ele infelizmente foi um tolo ... " 

Na noite de 28 de janeiro, o Bascom jovem e seu distanciamento voltou a Fort Buchanan. Ele relatou que o seu comandante que as faixas de pôneis dos atacantes levaram para o leste do rancho Ward em direção as montanhas Chiricahua, ele assumiu, a faixa de casa de Cochise e sua banda. Evidências Bascom parecia apontar para a Chokonens. Ward, os policiais concluíram, deve ter tido razão em sua acusação. 

Um golpe 

De acordo com Ed Sweeney em seu belo livro Cochise, Chiricahua Apache Chief, Morrison decidiu cumprir determinação do Exército "para prosseguir e, se possível castigar tais partes saqueadores ..." Ele seria "um golpe". Na manhã seguinte, 29 de janeiro, Morrison despachado para o leste em direção Bascom Apache Pass, a antiga trilha entre o Chiricahua e serras Dos Cabezas eo coração do território de Cochise. Ele deu uma força Bascom de 54 recém-chegados, além de soldados montados um intérprete chamado Antonio. Um funcionário inexperiente levaria homens inexperientes. Morrison ordenou Bascom para "perseguir os índios e recuperar um garoto ..., exigir a restauração imediata da propriedade roubada ... e [se necessário] usar a força sob as suas ordens ..." John Ward montou com o partido de Bascom. 

Enquanto isso, Cochise, para o momento desconhecem como raid o no rancho Ward, ou da abordagem das forças de Bascom, tomou acampamento de inverno com sua banda Chonoken no pinho e do país de carvalho no extremo norte das montanhas Chiricahua, perto de Passe Apache . O acampamento, ou "Rancheria", como eram chamados os campos Apache, estava perto de uma das estações de caminho para John Butterfield Overland Mail do serviço de diligências e próximo Apache Springs, a única fonte de água durante todo o ano na região. 

Banda Chonoken Cochise tinha sido forjado como um povo pelas Montanhas Chiricahua, uma ampla casa, que o antropólogo pioneiro e historiador Bandelier Adolph descrito como "uma cadeia formidável, e terrivelmente acidentada, bordas abruptas, cortados e trançados, pináculos, penhascos e precipícios . " Os produtos de uma vida difícil em uma terra dura, Cochise e sua Chonokens deu novas dimensões com os termos "guerreiro", "raider", "emboscada", "vigilância", "resistência", "naturalista" e "tracker". Eles representavam o núcleo - o coração de pedra - de todos os Chiricahuas, a quem o jornalista ocidental Charles Lummis chamado, "A Handful mortal combate no calendário do Homem", durante sua cobertura da guerra Apache em 1886. 

Cochise, provavelmente cerca de 50 anos em que o inverno de 1861, "torres em relação a outros [Chiricahua] líderes", de acordo com Sweeney. 

Nascido em liderança e imbuído de carisma, "Cochise tornou-se chefe do [Chonokens] por eleição, quando ele era um homem muito jovem," Asa Daklugie, filho de Juh, outro chefe Chiricahua, disse Eve Ball, em uma entrevista para seu livro Um Apache Odyssey:.. Indeh "Isso significa que sua habilidade como lutador estava bem estabelecida e que ele era respeitado por seu povo Mas a eleição de um chefe foi apenas o primeiro passo para a decisão do seu povo Se desafiado por sua posição, ele deve lutar. isso ... Além disso, o chefe foi responsável não só para sua segurança, mas para o fornecimento de alimentos, roupas e armas e para o transporte. Todas estas coisas Cochise fornecido. " 

Em sua crônica sobre uma conferência de paz 1872 com Cochise ("Fazendo a paz com Cochise," Mineração Bisbee, Arizona, e do Museu Histórico), o Capitão JA Sladen disse que o chefe "era um homem extremamente fino olhar totalmente seis pés de altura, tão retos quanto uma flecha, e bem proporcionado, o rosto típico indiano, bastante longa, alta ossos da face, olho vivo claro, e um nariz romano. Suas bochechas estavam levemente pintado com vermillion (sic) ... Um lenço de seda amarelo amarrou seu cabelo, que era reto e preto, com apenas um toque de prata ... Ele levou-se em todos os momentos com grande dignidade, e foi sempre tratado por aqueles que sobre ele com o maior respeito e, às vezes, medo. " 

Além disso, ele tinha um profundo senso de honra. "Cochise estava muito orgulhoso de fazer a sua boa palavra ...," disse Daklugie. "Apaches odiava mentirosos." 

Scouts Cochise é quase certamente assistiu Bascom coluna de soldados, todos montados em mulas, enquanto se aproximavam Passe Apache. Cochise seria, sem dúvida, ter sido alertado, mas ele se sentia pouca preocupação. Destacamentos do Exército rotineiramente cruzou a passar, muitas vezes em escolta de tráfego carroça, parada para água a Apache Springs. Cochise, certamente não tinha nenhuma razão para antecipar um confronto ou qualquer tentativa pelos soldados de uniforme azul para dar um golpe. Ele e seu bando invadiram, não nos Estados Unidos, mas principalmente no México, onde ele odiava as pessoas que tinham colocado em bounties os escalpos de seus homens, mulheres e crianças. 

Bascom, uma ovelha em pele de lobo 
vs Cochise, um lobo em pele de lobo 

No domingo, 3 de fevereiro, 1861, Bascom levou sua força em Apache Pass, onde encontrou um destacamento de 13 soldados que voltavam oeste após o vagão de trem dever de escolta. Bascom recebeu um briefing do sargento Daniel Rodrigues, comandante da escolta, sobre a localização do Rancheria de Cochise. Bascom juntou tropas de Robinson à sua própria, elevando o número total para 67, além do intérprete e Antonio o fazendeiro John Ward. 

Coluna reforçada Bascom cruzou a milhas de alta cúpula oeste da Passagem Apache e seguiu a trilha para o leste para a estação de Butterfield é maneira de diligências, onde se encontrou com Charles W. Culver, o guardião da estação, e James F. Wallace, um motorista de diligência. Bascom aprendi que ambos sabiam Cochise. Enquanto seus homens e seus animais regada a Apache Springs, Bascom disse Culver que ele estava a caminho do Rio Grande-informações deliberadamente enganosas que ele esperava chegar Cochise e eliminar qualquer suspeita possível. Enquanto isso, ele enviou uma mensagem a Rancheria Cochise, chamando para uma conversa. Bascom, em seguida, mudou sua força cerca de uma milha além da estação de estágio, pitching tendas e fazer acampamento na margem direita da trilha. Ele esperou por Cochise. 

Início na tarde seguinte, ele ainda esperou. Impaciente, ele andava de volta para a estação de palco. Ele convenceu um relutante James Wallace para ir para Rancheria Cochise para reiterar o convite para uma conversa. No início da noite, o chefe finalmente apareceu com uma pequena festa no acampamento de Bascom. John Ward disse: "Lá vem Cochise", esperando que a perspectiva para a recuperação de seu gado eo menino veio Mickey grátis também. O chefe aparentemente não sentiu a ansiedade sobre a reunião. Ele só trouxe três guerreiros, todos os parentes próximos. Ele trouxe sua esposa. Ele ainda trouxe dois de seus filhos. Ele acreditava que a coluna de Bascom foi simplesmente cruzar em patrulha de rotina através de Apache Pass para o leste. Ele pode ter sido dito por Wallace ou chefe de estação Culver que os soldados se dirigiam para o Rio Grande. Ele não tinha idéia de que ele seria chamado para dar conta da incursão no rancho de John Ward. Ele considerou a negociação como uma reunião social. 

Saudações feito, a matéria-prima jovens Bascom convidou o distinto, mas desavisados, Cochise e seus guerreiros para a etapa dentro de uma tenda. Agora começa uma história que foi contada e recontada e bordado em torno de fogueiras e Apache em tinta euro-americana para as gerações, com uma indefinição consequente da verdade. 

Aparentemente o que aconteceu, no entanto, é que, com um sinal de John Ward, soldados Bascom quietamente cercaram a tenda. No interior, Bascom - através de seu intérprete, Antonio - começou a interrogar Cochise sobre o ataque. Cochise logo percebeu que Bascom tinha chegado, e não em uma patrulha de rotina para o leste ou o Grande Rio, mas especificamente a exigir a devolução do gado de Ward eo garoto Mickey grátis. Cochise haviam sido enganados. Bascom tinha mentido sobre sua finalidade e destino. ("Apaches mentirosos odiava", disse Daklugie.) Bascom, convencido por Ward e pela investigação inicial, de culpa Cochise, aparentemente acusou a banda Chonoken do raid. Ofendido, Cochise rejeitou a acusação. A persistente jovem Bascom acusado de mentir Cochise. (. "Cochise estava muito orgulhoso de fazer a sua boa palavra ...," disse Daklugie) Sem dúvida ofendido por este tenente-verde segunda, Cochise, no entanto, se ofereceu para ir para o Apaches Coyotero - 80 ou 100 quilômetros de distância - e tentar persuadi-los a retorno Mickey grátis. Bascom, em sua ignorância dos apaches e as suas faixas separadas e independentes, aparentemente pensou que Cochise tinha autoridade para simplesmente pedir outra banda para devolver o menino. Bascom - ciente de que seus soldados cercaram a tenda - declarou que ele iria realizar Cochise, parentes seus guerreiros, e sua esposa e filhos como reféns até que o chefe voltou gado John Ward e Mickey grátis. 

Rápido como um antílope assustado, Cochise arrancou uma faca de seu caso, cortada através da parede tenda de lona, e explodiu com a abertura, com o seu guerreiro e Coyuntura relativa imediatamente atrás. Bascom gritou, "Shoot-los!" Cochise correu passado os soldados inexperientes e assustado e para as montanhas. Coyuntura tropeçou e caiu, e os soldados encontraram presença de espírito suficiente para capturá-lo. John Ward, vendo sua oportunidade de recuperar suas perdas desaparecendo na escuridão crescente, disparou sua arma para Cochise. Soldados, recuperando sua inteligência, dispararam dezenas de tiros selvagens na direção geral da forma de fugir. Uma única bola encontrou a sua marca, causando um ferimento menor na perna de Cochise. Enquanto Cochise escapou, Bascom ainda mantinham os membros da família, agora presos. 

"Este caso tornou-se conhecido para os apaches como" Cut Através da Tenda ", disse o velho guerreiro Jason Betzinez em sua autobiografia I Fought Com Geronimo." ... Despertou muita indignação e interesse, mesmo por parte dos apaches de bandas distantes do país Chiricahua ". 

The Dogs of War 

De maneiras que estava além da compreensão de Bascom, os cães de guerra estavam a ponto de escorregar a sua trelas. 

Dentro de uma hora após sua fuga, disse Sweeney, que dá o melhor relato dos acontecimentos ao longo dos próximos dias, Cochise apareceu no topo de uma colina, perguntando sobre o seu guerreiro e Coyuntura relativa. Aparentemente, em uma demonstração de raiva, Bascom respondeu com uma saraivada de fogo. Cochise desapareceu. Bascom, sentindo um cerco iminente, mudou sua força de volta à estação de diligências, onde ele poderia capitalizar sobre a protecção das paredes de pedra. Apache queimadas em fogueiras nas proximidades picos durante a noite. 

Na manhã seguinte, Bascom e Cochise reuniu-se em terreno neutro para negociar. A Bascom teimoso exigiu o retorno de Mickey grátis. Cochise exigiu a libertação de sua família. Tiroteio terminou o parley. Tiro de ambos os lados continuaria de forma intermitente durante todo o dia. Os Apaches capturou a diligência motorista Wallace. A escuridão caiu. Apaches fogueiras novamente queimados durante a noite, desta vez para o acompanhamento dos tambores de guerra. Bascom enviou reforços a partir de Fort Buchanan. 

Na manhã seguinte, Cochise fez mais um esforço para manter a paz. Ele trouxe Wallace, braços amarrados, para a crista de uma colina. Cochise perguntou para as costas da família, em troca de o condutor de diligências. A Bascom cabeça-dura, desafiando o conselho de sua própria troopers para fazer a troca, rejeitou a oferta e, novamente, exigiu o retorno de Mickey grátis. Afinal, ele tinha suas ordens do tenente-coronel Morrison: 

"Perseguir os índios e recuperar um garoto ..., exigir a restauração imediata da propriedade roubada ..., e uso da força sob as suas ordens ..." 

Ele quis dizer para levar a cabo as ordens, mesmo que Mickey Livre foi de 100 quilômetros de distância, nas mãos de outra banda Apache. 

No dia seguinte, 06 de fevereiro, Cochise subiu a parada. Ele capturou um vagão de trem, que passou a ser na trilha através da passagem de um par de quilômetros a oeste da estação de diligências. Ele roubou a animais de tração e queimou os vagões. Ele torturado, então matou nove mexicanos odiado. Ele capturou três norte-americanos, a quem ele quis dizer para adicionar à oferta que ele troca de sua família. Ele enviou uma nota Bascom, escrito por Wallace, com os novos termos. Enquanto isso, ele mandou as mulheres de sua banda e crianças sul, para as montanhas Chiricahua, fora de perigo. Ele recebeu reforços (incluindo o Geronimo guerreiro) de outras bandas Chiricahua. Na noite seguinte, 07 de fevereiro, depois de ter obtido nenhuma resposta de Bascom de ofertas de troca, Cochise tentou mas não conseguiu capturar uma diligência e tomar ainda mais cativos. Ele tinha a intenção de levantar a aposta novamente. Ele teria use os cativos que tinha como garantia para negociações. Noite adentro, enquanto a neve caiu, o Apaches dançou em torno de suas fogueiras e preparado para a batalha. 

No dia seguinte, 08 de fevereiro, Cochise atingiu, primeiro no Apache Springs, onde vários soldados foram detalhadas para as montagens de água. Ele expulsou todos os animais de Bascom. Ambos os lados infligido várias vítimas. Cochise ameaçou a estação de diligências, mas ele podia ver que as armas de Bascom inevitavelmente matar muitos guerreiros. Ele aprendeu que tropas frescas em breve reforçar Bascom. Vendo nenhuma esperança para as negociações mais e desistir de recuperar a sua família, Cochise retirou-se. Ele torturou e matou seus quatro prisioneiros americanos, deixando seus corpos mutilados para taunt Bascom e os americanos. Ele então dispersa suas forças, embora não a sua fúria. Haveria um outro dia. 

Bascom agachou-se, nem mesmo o envio de batedores, enquanto esperava reforços. As novas forças começaram a chegar no dia de São Valentim, com um desapego trazendo três guerreiros Apache (provavelmente Coyoteros) capturados no caminho. Bascom realizada agora seis guerreiros, incluindo parentes Cochise, e ele ainda tinha esposa e filhos Cochise. 

Em 16 de fevereiro e 17, "... soldados foram enviados para procurar por nós", disse Geronimo ", mas como tínhamos dissolveu, foi, naturalmente, impossível para eles para localizar qualquer campo hostil. ... Enquanto eles pesquisado podíamos vê-los de nossos esconderijos e riram de suas falhas. " 

Em 18 de fevereiro, as tropas viu circulando abutres Turquia, que os levou a os corpos de quatro Cochise de cativos ", crivada de buracos de lança", segundo um oficial chamado Irwin. Em angústia e fúria, os soldados enterrados os seus colegas americanos com menos de quatro árvores de carvalho. 

Percebendo que Cochise tinha desistido da luta e dispersos nas montanhas, Bascom atribuído um pequeno destacamento de guarda da estação de diligências, e ele e as outras forças da esquerda, em direção ao oeste, em direção a sua casa fortes. Ele lançou Cochise esposa e filhos, mas a pedido dos soldados enfurecidos e civis, ele pendurou os seis guerreiros cativos de membros das quatro árvores de carvalho cujas raízes abraçou o assassinado americanos-grisly lembretes de seu conflito com Cochise na passagem de Apache. Os corpos balançavam em suas cordas durante meses, em decomposição, não recuperados por seus irmãos Apache, que viveu no terror dos mortos. 

"Este caso mudou um proeminente, altamente pensamento do chefe e sua banda de índios que tinha sido de amizade e cooperação com o Governo a um grupo amargamente hostil", disse Betzinez. 

Os cães de guerra estavam agora à solta, e no pior momento possível. As forças militares logo seria retirado do Arizona e redistribuídos para lutar na grande guerra entre os estados. A população civil seria deixado à mercê de Cochise e os apaches. 

A Decade of Agony 

Cochise, "incomparável como líder e estrategista", segundo Frank C. Lockwood em seu livro Os índios Apache, contra-atacou rapidamente, preparando o palco para uma década de conflito. "A partir de suas fortalezas inexpugnáveis", disse Lockwood, "ele despachou muito grande e pequenos grupos de seus guerreiros escolhidos para trens pilhagem wagon, gado e cavalos debandada e assassinato colonos desprotegido." Em Conquista do Apacheria, Dan L. Thrapp disse que "Dentro de 60 dias 150 brancos foram mortos ..." 

"Este foi o início do primeiro drama de sangue e de rapina que devastou Southern Arizona", segundo um manuscrito ", Bascom, George Nicholas," no arquivo Gandara manual nos arquivos dos Pioneiros Arizona Historical Society. 

Em Explorações e Aventuras no Arizona e Novo México, Samuel W. Cozzens, um historiador início das guerras Apache disse: "Não há quase um quilômetro em qualquer estrada no território onde o viajante não é apontado algum ponto que os apaches consagraram com o sangue de uma vítima, nem há uma família que não tenha sofrido de alguma maneira das depredações ". 

Os Apaches, Cozzens disse: "... tem desolada Sonora e Arizona, que colocam este último, em 1860, tinha uma população de 34.000, enquanto em 1870 tinha menos de dez mil." 

Em Aventuras no País Apache, John R. Browne, que cruzou sul do Arizona em 1864, disse: "Tubac é agora uma cidade de ruínas e desolação arruinar-onde quer que o olho descansa." 

"Lápides, ou melhor, cabeça-boards, stand by-side da estrada como sentinelas", disse Cozzens ", com a inscrição invariável, - 

"Morto pelos Apaches" 

Em uma vez que se movia como o vento, David Roberts, disse que uma das Arizona "primeiros historiadores afirmaram, 'estupidez Bascom e ignorância provavelmente custará cinco mil vidas americanas ea destruição de centenas de milhares de dólares de propriedade.'" Quase certamente o historiador exagerado, mas suas estimativas dão um sentido do sofrimento e devastação que Bascom e suas forças desencadeadas durante os dias frios de inverno em Apache Pass em 1861. 

Pós-escrito 

Mickey grátis, o peão involuntário no drama que levou à guerra, nunca vi John Ward, nem sua mãe novamente. Ele cresceu até a idade adulta entre os Apaches Coyotero. Um dos poucos no território que podia falar Espanhol, Inglês e Apache fluentemente, ele se tornou um caçador de valor para o exército, apesar de alguns acreditavam que ele era um assassino psicótico. Ele morreu em 1915, na reserva Apache no sudeste do Arizona. 

Saúde Cochise falhou-lhe no início dos anos 1870, como uma espécie de paz finalmente resolvido sobre o país Apache. Ele faleceu em 08 de junho de 1874, em sua mid-60. Seus parentes mais próximos vestidos seu corpo e seu rosto pintado para a guerra. Chonoken sua banda levou o corpo dele em procissão para uma fenda remoto nas montanhas Dragoon, a oeste do Chiricahuas, eo sepultaram em segredo com seu cavalo e cachorro e armas. Através de sua escala, as pessoas Chiricahua - "A Handful mortal combate no calendário do Homem" - gritou. 

Segundo o tenente George N. Bascom, o "bobo olhando bem", transferido para a força da União no Forte Craig no centro de Novo México, onde liderou C Empresa do Sétimo Estados Unidos contra a infantaria confederados na batalha cruel Guerra Civil de Valverde na margens do Grande Rio em 21 de fevereiro de 1862. Ele morreu naquele dia em um banco de areia no meio do rio. Ninguém jamais acusou George Bascom de covardia. (Por coincidência, bisavô da minha mulher, de 18 anos privada Thomas Ed Jackson, lutaram na batalha mesmo, do lado dos confederados, com a Companhia I, do Sétimo Regimento - Texas Mounted Volunteers.) 

Fontes 
Se você quiser saber mais sobre Cochise, leia Cochise top autoridade Ed Sweeney, Chiricahua Chefe Apache, a minha principal fonte para este artigo. Você vai descobrir pepitas de informações em Dan L. Thrapp 's Conquest O de Apacheria, Frank C. Lockwood' s Os índios Apache, Dave Robert, uma vez que se movia como o vento, Samuel W. Cozzen 's Explorations & Adventures in Arizona e Novo México, John R. Browne' s Aventuras no País Apache, Geronimo Geronimo: sua própria história, Jason Betzinez "I Fought Com Geronimo, e Eva Ball Uma Odisséia Apache: Indeh. 

Você encontrará uma visita a Fort Bowie (construção inicial começou em meados de 1862) - agora um Sítio Histórico Nacional, que inclui Apache Pass, Apache Springs, as ruínas da estação de diligências, as ruínas forte e outros locais históricos - para ser um significativo e comovente experiência. Situa-se cerca de 15 quilômetros a leste-sudeste de Wilcox, Arizona.

Sem comentários: