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Serafins
rodeando o trono de Deus, em iluminura das Petites Heures de Jean de Berry
século XIV
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O
nome serafim vem do hebreu saraf (שרף),
e do grego, séraph,
que significam "abrasar, queimar, consumir". Também foram chamados de ardentes ou de
serpentes de fogo.
É
a ordem mais elevada da esfera mais alta.
São
os anjos mais próximos de Deus e emanam a essência divina em mais alto grau.
Assistem
ante o Trono de Deus e é seu privilégio estar unido a Deus de maneira mais
íntima, e são descritos em Isaías como cantando perpetuamente o louvor de Deus
e tendo seis asas.
O
Pseudo-Dionísio diz que sua natureza ígnea espelha a exuberância de sua atividade
perpétua e infatigável, e sua capacidade de inflamar os anjos inferiores no
cumprimento dos desígnios divinos, purificando-os com seu fogo e iluminando
suas inteligências, destruindo toda sombra.
Pico
della Mirandola fala deles em sua Oração sobre a Dignidade do Homem (1487) como
incandescentes do fogo da caridade, e modelos da mais alta aspiração humana
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QUERUBIM
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Do
hebreu כרוב - keruv, ou do plural כרובים - keruvim, os querubins são seres misteriosos, descritos tanto no
Cristianismo como em tradições mais antigas às vezes mostrando formas híbridas de homem e animal.
Os
povos da Mesopotâmia tinham o nome karabu e suas variantes para denominar seres
fantásticos com forma de touro alado de face humana, e a palavra significa em
algumas daquelas línguas "poderoso", noutras "abençoado".
No
Gênesis aparece um querubim como guardião do Jardim do Éden, expulsando Adão e
Eva após o pecado original.
Ezequiel
os descreve como guardiães do trono de Deus e diz que o ruflar de suas asas
enchia todo o templo da divindade e se parecia com som de vozes humanas; a cada
um estava ligada uma roda, e se moviam em todas as direções sem se voltar, pois
possuíam quatro faces: leão, (O leão sempre foi reconhecido como forte, feroz,
majestoso, ele é o rei dos animais e essa face simboliza então sua força).
Touro,
(o touro é reconhecido como um animal que trabalha pacientemente para seu dono.
Ele
é forte, podendo carregar um urso, e conhece o seu dono).
Águia,
(como um anjo, este pássaro voa acima das tempestades, enquanto abaixo delas
existem tristezas, perigos, e angústias. Um pássaro ligeiro e poderoso,
elegante, incansável) e homem,
Esta
face fala da mente, razão, afeições,e todas as coisas que envolvem a natureza
humana, isso, para alguns estudiosos, significa que eles assim como os homens
possuem o livre arbítrio.
E
eram inteiramente cobertos de olhos, significando a sua onisciência.
Mas
as imagens querubins que Moisés colocou sobre a Arca da Aliança tinham forma
humana, embora com asas.
Os
Querubins, para alguns teólogos, ocupam o topo da hierarquia, pois alguns não
consideram os serafins como anjos , uma vez que a palavra hebraica para anjo é
"malak" (mensageiro) e da mesma forma no grego, anjo é
"angelus" (mensageiro) e estas figuras aladas que aparecem, na
Bíblia, apenas em Isaías capítulo 6, onde exaltam a Deus mas não comunicam
mensagens ao profeta.
São
Jerônimo e Santo Agostinho interpretam seu nome como "plenitude de
sabedoria e ciência".
São
representados muitas vezes como crianças pequenas dotadas de asas, chamados
putti (meninos) em italiano.
Têm
o poder de conhecer e contemplar a Deus, e serem receptivos ao mais alto dom da
luz e da verdade, à beleza e à sabedoria divinas em sua primeira manifestação.
Estão
cheio do amor divino e o derramam sobre os níveis abaixo deles.
Satanás
é descrito como o querubim ungido, sendo chamado antes pelo nome de Lúcifer ou
Belial.
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TRONOS
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Os
Tronos têm seu nome derivado do grego thronos, que significa
"anciãos".
São
chamados também de erelins ou ofanins, ou algumas vezes de Sedes Dei (Trono de
Deus), e são identificados com os 24 anciãos que perpetuamente se prostram
diante de Deus e a Seus pés lançam suas coroas.
São
os símbolos da autoridade divina e da humildade, e da perfeita pureza, livre de
toda contaminação.
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