quarta-feira, setembro 05, 2012


O pescador e o banqueiro

Educação

O pescador e o banqueiro. Um banqueiro de investimentos americano estava no cais de uma povoação das Caraíbas, quando chegou um barco com um único pescador. Dentro do barco, havia vários atuns amarelos de bom tamanho. O americano elogiou o pescador pela qualidade do pescado e perguntou-lhe: Quanto tempo gastou a pescá-los? O pescador respondeu que pouco tempo...

3. O americano perguntou-lhe logo: “Porque não gasta mais tempo e tira mais pescado?” O pescador disse que tinha o suficiente para satisfazer as necessidades imediatas da sua família.Volveu o americano: “Mas que fazvocê com o resto do seu tempo?”

4. O pescador disse: “Depois de pescar, descanso um pouco,brinco com os meus filhos, durmo a sesta com a minha mulher,vou ao povoado à noite, onde tomo vinho e tocoguitarra com os meus amigos.Tenho uma vida prazenteira e ocupada"…

5. O americano replicou: "Sou um especialista em gestão epoderia ajudá-lo. Você deveria investir mais do seu tempo napesca e adquirir um barco maior.Depois, com os ganhos, poderia comprar vários barcose eventualmente até uma frota de barcos pesqueiros.

6. Em vez de vender o pescado a um intermediário,poderia fazê-lo directamente a um processador eeventualmente até abrir a sua própria processadora.Poderia assim controlar a produção,o processamento e a distribuição.Deveria sair deste pequeno povoado e ir para acapital, donde geriria a sua empresa em expansão".

7. O pescador perguntou: “Mas, quanto tempo demoraria isso?”O americano respondeu: “Entre 15 e 20 anos".“E depois?“, perguntou o pescador.O americano riu-se e disse que essa era a melhor parte.“Quando chegar a hora, deveria anunciar uma OPA(Oferta Pública de Aquisição) e vender as acções dasua empresa ao público. Ficará rico, terá milhões!"Milhões ... E depois?“, tornou o pescador.

8. Diz o americano:“Poderá então retirar-se. Vai para uma povoação da costa,onde pode dormir até tarde, pescar um pouco,brincar com os seus filhos, dormir a sesta com a sua mulher,ir todas as noites ao povoado tomar um vinho etocar guitarra com os seus amigos".Responde o pescador: “Por acaso isso não é o que já tenho?"

Sem comentários: