quinta-feira, setembro 12, 2013

Meditação com O Eremita

IX
Função do arcano:- Receber a luz
Representa:- A sabedoria que se obtém transcendendo os opostos; o tacto
Desperta:- A perfeição e a realização
Desenvolve:- A capacidade de análise e o espírito observador e crítico


Sente-se em frente de O Eremita, com as costas direitas e as mãos sobre as coxas. Coloque o arcano num suporte para que apareça direito em frente dos seus olhos. Acenda uma vela azul, a cor do arcano e, num queimador, coloque algumas pedras de carvão onde queimará gotas de essência de narciso*. (pode optar por uma vela branca sempre que não tiver a cor pretendida e por um pauzinho de incenso no lugar da essência e do carvão)

Depois de estar totalmente descontraído/a, dirija a sua atenção para o arcano e permita que o seu desenho se apodere de si. Imagine como a carta cresce diante dos seus olhos, e as cores e as formas adquirem maior definição: a flor que liberta a luz aos pés do Eremita, o ramo florido por detrás do personagem, que parece agarrado à Lua. Sinta a frescura e a paz da noite e concentre-se no resplendor da estrela que ilumina o céu nocturno, e da sua gémea, que surge por cima da montanha.

Centre agora a sua atenção no homem que medita. A fita que se encontra pendurada da sua testa até aos braços está bordada com o signo de Virgem e com outros sinais planetários. Sinta a paz que o seu rosto transmite. Fixe-se no candeeiro que está aos seus pés e no resplendor mágico que se liberta; o seu fulgor atrai por completo a sua atenção e obriga-o/a a pestanejar. Sinta o formigueiro peculiar no sobrolho, que obriga a fechar os olhos. Dê um passo em frente e encare o Mestre face a face. Já entrou no mundo do arcano. Agora pode sentir a frescura da noite na sua pele, e ouvir o trinar do pequeno pássaro que permanece imóvel perante o homem. O resplendor do candeeiro deixa ver um clarão entre as flores, em frente do homem que medita; adopte a posição delótus e espere. Rapidamente o homem abre os seus enormes olhos e olha para si como se penetrasse na sua alma: mas você não se sente incomodado.

Ao olhá-lo reconhece-o como um velho amigo. É o seu mestre, aquele que sempre o guiou para as respostas que a sua alma procurava, sob a forma de livros, ou encontros, aparentemente fortuitos, com pessoas que deram um pouco de luz à sua vida. Agora pode perguntar-lhe qual é a via de desenvolvimento mais correcta para si neste momento, ou pedir-lhe protecção para evitar os perigos do caminho. Inclusive pode solicitar-lhe que se manifeste fisicamente na sua vida, na forma de um mestre em pessoa.

Quando der a meditação por terminada, dê mentalmente, um passo para trás e saia do arcano.

Sem comentários: