terça-feira, agosto 17, 2010

Kabbalah



A Palavra Kabbalah (Cabala como é conhecida no Brasil), deriva de Kebbel que significa "receber", "acolher" (tradição oral), o advérbio kabbal pode ser traduzido por "na presença de" ou seja era transmitida oralmente para discípulos escolhidos.
Sua finalidade é a busca de:

• O conhecimento do homem, seus mistérios, sua origem e, principalmente seu destino.
• O conhecimento de Deus, que não pode ser conhecido diretamente e sim indiretamente através de suas obras, e suas manifestações.
• O conhecimento do Universo, sua origem e destino, como conseqüência da origem do homem e de Deus.
Literatura - O principal livro cabalístico é o "Zohar" cujo o autor supunha-se que seja o rabino Galileu Simeon Bar Yo'hai.
Divisão da Cabala:
• Tradicional - Tradição oral o estudo da TORAH
• Escrita - Cabala profética, baseada nos livros sagrados Sefher- ha-yetzirah, Sefher-ha-zohar e o Apocalipse.
• Simbólica - Alegórica e moral, baseada nos estudos da Árvore da vida e do tetragramaton sagrado.
• Prática - ritual, estudo da Cabala para fins práticos, magia, alquimia, etc. Também visa a mudança de nossos caminhos (futuro) e mudar nossa consciência.
História

Fase Primitiva (antes de Cristo)
A Kabbalah foi revelada aos homens pelos anjos. Alguns desses homens foram especialmente marcantes na história da Kabbalah: ESDRAS, ABRAÃO, ELIAS, MOISÉS, EZEQUIEL, porque alguns deles chegaram a visitar os estados celestiais e uma parte importante da estrutura Cabala derivou dessas visitas. Não sabemos em que época se deu estes acontecimentos (Abraão 2000 AC, Moisés 1500 AC), mas esse conhecimento foi codificado e posteriormente sua transmissão foi , no início oral. Possível origem na Suméria e posteriormente na Babilônia.

No século l l l Ac surge a primeira versão dos livros de Enoch l e l l e os livros de Esdras , mas a origem desse ensinamentos é muito mais antiga.

Por volta de 1500 AC Moisés escreve o Pentateuco (Torah ou Livro da Lei: Gênesis, Exodo, Levítico, Deuteronomio e Números. A a possibilidade de existir um livro de Abraão em caracteres egípcios ou cunciformes, hoje disponível somente na versão do livro Pérolas de Sabedoria dos Mormons.

O conhecimento da Cabala vai para as mãos dos Essênios(300 AC a 100 AC) onde se acredita que foi indispensável para a formação de Jesus de Nazaré.

Após isso a Cabala teve fases de transição para a escrita surgindo varias escolas principalmente nos séculos l l e l l l DC quando ela se expande na França e na Espanha.

Guematria
O Zohar indica que cada palavra tem um sentido sublime e um mistério celestial. Portanto é possível descobrir o sentido oculto de uma palavra pelo seu valor numérico.

Para os antigos rabinos hebreus, cada letra, cada palavra, cada sentença do pentatêuco provinham de uma inspiração divina. Por meio de cálculos conversões e substituições é possível descobrir o significado oculto e profundo de forma mística, das palavras.

Na Kabbalah o alfabeto hebraico (antigo) é considerado sagrado, cada símbolo representa uma letra e um número com um significado individual e um associado.
A seguir um quadro com o valor numérico das letras para conversão:
Somente para o idioma Português.

a..........1 f..........6 l.........20 q..........70 x.........300
b.........2 g..........7 m.........30 r.........80 z.........400
c.........3 h..........8 n.........40 s.........90 ç........180.
d.........4 i (j, y)....9 o.........50 t.........100 O til ~ = 40
e.........5 k.........10 p.........60 u (v, w)..200 ~ = n
Exemplo de um Cálculo Completo


A operação literal divide-se em Guematria (primeira operação), e Notarikon (segunda operação).
A primeira (Guematria) é a substituição das letras por números para comparação com outras palavras (descobrimos assim o seu significado oculto), Na Cabala existem números pequenos (1 a 9), números médios (10 a 90) e números grandes ( 100 a 900). Letras podem substituir números e vice-versa . Somente duas operações são possíveis na guematria: Adição e Redução.
Some todas as letras do seu nome e as reduza para um número menor do que 22, depois leia o significado do arcano maior do Tarô correspondente ao número encontrado para saber um pouco do seu significado.

Sem comentários: