quinta-feira, dezembro 13, 2012

Tratamento Anti-celulite com Óleos Essenciais
Escrito por Wagner Azambuja
A celulite, de nome técnico lipodistrofia ginóide, é o resultado de uma “alteração” que ocorre no tecido gorduroso sob a pele, reduzindo a circulação neste local e distorcendo o tecido conjuntivo de suporte – que externamente dá o aspecto “casca de laranja”. Rara nos homens, esta manifestação acomete mais de 90% das mulheres e sua origem está ligada a um conjunto de fatores, como predisposição genética, distúrbios hormonais – especialmente na puberdade, gravidez e climatério -, sedentarismo, má alimentação, estresse, tabagismo e outros. Não é considerada uma doença por boa parte dos médicos e, conforme o grau da manifestação, ela realmente pode ter o seu quadro reduzido com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e de tratamentos dermatológicos. É ai, então, que entram os óleos essenciais, produtos 100% naturais de eficácia comprovada que estão conquistando um espaço cada vez maior na guerra contra as celulites – óleos que, aliás, estão presentes na composição de vários cremes para este fim.
Os óleos essenciais, para quem não os conhece, são substâncias bastante complexas formadas por múltiplos elementos ativos que atuam das mais diversas formas no corpo humano. O óleo essencial de laranja amarga (Citrus aurantium), por exemplo, tem efeito lipolítico – redutor de gordura – devido à inibição da enzima fosfodiesterase e à estimulação dos receptores beta3-adrenérgicos. Ou seja, trata-se de um excelente óleo que, ao ser combinado com outro de ação desintoxicante, como o de zimbro/junípero (Juniperus communis), é capaz de atenuar os efeitos da celulite que se enquadram nos graus mais leves desta manifestação. Mas é claro que além desses, há diversos outros óleos que também podem amenizar, e muito, as conseqüências de qualquer grau de celulite. Dentre eles:
Alecrim: que atua como vasodilatador periférico;
 Cipreste: vasoconstritor;
 Laranja amarga: de efeito lipolítico;
 Laranja doce: depurativo;
 Lavanda: de ação antiinflamatória, bactericida e cicatrizante;
 Limão: poderoso estimulante;
 Toranja (grapefruit): vasodilatador periférico;
 Zimbro (junípero): diurético, desintoxicante e ativador renal.
No combate a celulite, os óleos essenciais devem ser utilizados em associação com outros óleos, os vegetais. Isto porque os essenciais são super concentrados e o seu uso na forma pura pode ocasionar problemas como alergias, irritações e até queimaduras. Então, neste caso, os óleos vegetais servem “de base” ou “de veículo” para os essenciais cujos mais empregados são: o de amêndoas doce – que contém vitaminas A e B e apresenta alto poder penetrante, o de gérmen de trigo – rico em vitamina E e o de semente de uva – que possui alta concentração de ácidos graxos poliinsaturados e ajuda a balancear o pH da pele. Quanto à proporção, não existe uma regra, no entanto, costuma-se utilizar de 40 a 50 gotas de óleo essencial para cada 100 ml de óleo vegetal, conforme o exemplo:
Óleo de Massagem para Celulite
- 100 ml de óleo vegetal de semente de uva;
 - 15 gotas de óleo essencial de laranja amarga;
 - 15 gotas de óleo essencial de limão;
 - 15 gotas de óleo essencial de zimbro/junípero.
 (que deverá ser armazenado em frasco âmbar de vidro)
Com relação à massagem, é importante que ela obedeça ao “sentido da linfa”. Afinal, esta técnica de massagem, conhecida por drenagem linfática, estimula o sistema linfático a trabalhar mais rápido – o que desobstrui os canais da pele e ajuda a eliminar os inchaços causados pelo acúmulo de toxinas. Basicamente, os movimentos da drenagem linfática são suaves e precisos, em forma circular e espiralada. Então, no caso das coxas, por exemplo, deve-se – em pé – colocar uma das pernas sobre uma superfície um pouco mais alta (como um banquinho) e massagear a coxa em direção a virilha em movimentos alternados por 10 minutos.
Para finalizar,
Está comprovado que os óleos essenciais podem, de fato, atenuar os efeitos de qualquer grau de celulite. Entretanto, devido à sua origem multifatorial, devemos ter sempre em mente que a melhora dos quadros será proporcional a soma dos métodos escolhidos para combatê-la – que vão da reeducação alimentar aos mais diversos tratamentos terapêuticos.

Sem comentários: